Aluna da Etec Jaraguá ganha bolsa integral para intercâmbio na Universidade de Yale

Aluna da Etec Jaraguá ganha bolsa integral para intercâmbio na Universidade de Yale 

Bruna dos Santos está fazendo curso de férias de Política, Direito e Economia; objetivo do programa é fomentar visão multilateral de questões globais

Uma estudante da Escola Técnica Estadual (Etec) Jaraguá, localizada na zona norte da Capital, ganhou bolsa integral para o Yale Young Global Scholars Program (YYGS), que reúne alunos norte-americanos e de diversas partes do mundo para cursos de férias na Universidade de Yale, nos Estados Unidos (EUA), no período de 27 de julho a 9 de agosto.

Bruna dos Santos, do terceiro ano do Ensino Médio, está estudando Política, Direito e Economia. “Os dias aqui são muito intensos”, relata. “Além de participarmos diariamente de seminários, palestras e debates, desenvolvemos em grupo uma espécie de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no qual identificamos um problema, analisamos suas raízes e apontamos soluções que sejam aplicáveis na prática, o que não é fácil de realizar em duas semanas.”

Formado por quatro integrantes de diferentes nacionalidades (uma árabe, outra chinesa e um norte-americano, além da brasileira), o grupo de Bruna se concentrou na sub-representação feminina nos setores de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (identificados em inglês pela sigla Stem). “O fato de termos que desenvolver e apresentar as ideias em inglês é muito desafiador”, diz a estudante.

Bruna passou por processo seletivo que avaliou currículo acadêmico e redações em inglês, entre outras exigências. A bolsa inclui curso, seguro de vida, alimentação e hospedagem. As despesas de visto, passaporte e passagens foram custeadas por meio de doações de professores e colegas da Etec e de uma vaquinha virtual. “Pessoas de várias partes do Brasil contribuíram”.

Relações internacionais

A estudante da Etec explica que um dos principais objetivos do YYGS é despertar nos jovens uma visão multilateral de questões globais, algo imprescindível para ela, que quer estudar Relações Internacionais. “É uma troca constante de cultura e conhecimento com colegas de todo o mundo. Estou convivendo com pessoas da América do Sul, Arábia Saudita, Curdistão, Ruanda e Zâmbia, além dos alunos locais.”

A história e cultura norte-americanas também são foco importante do programa, que não se resume às atividades acadêmicas: os estudantes já visitaram a Sterling Memorial Library, uma das maiores bibliotecas de livros raros do mundo, e galerias de arte como Yale British Museum e Yale Art Gallery.

Jovem legisladora

Foi em setembro de 2017, ao participar do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), que Bruna descobriu a possibilidade de tentar o processo seletivo para o YYGS. Durante cinco dias, os jovens parlamentares vivenciaram a rotina da Câmara dos Deputados, em Brasília, por meio de tomada de posse, proposição de projetos, debates e votações.

“Como éramos jovens de diversas partes do País e vindos de realidades diferentes, trocávamos ideias sobre oportunidades tanto no Brasil como em outros países”, explica. Ela foi selecionada para o PJB ao propor um projeto de lei que estabelece normas direcionadas à área da educação visando a erradicação do analfabetismo funcional.

Foto: Acervo pessoal

Bruna está hospedada no alojamento do campus da Universidade de Yale, no estado de Connecticut

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em aproximadamente 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, ultrapassa 211 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 81 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.

Posts Relacionados

CIEE apresenta rodada gratuita de Startups e debates para jovens empreendedores

Em expansão, mercado esportivo ganha site de recrutamento inédito no Brasil

Na contramão da crise, CIEE aponta crescimento de vagas de estágio e aprendizagem