Aluno do Marista Arquidiocesano ganha medalha de ouro na Olimpíada Paulista de Matemática

12 de outubro de 2019 Educação e Tecnologia
Aluno do Marista Arquidiocesano ganha medalha de ouro na Olimpíada Paulista de Matemática

Aluno do Marista Arquidiocesano ganha medalha de ouro na Olimpíada Paulista de Matemática

São cerca de 30 mil alunos participantes em todo o Estado de São Paulo

O aluno do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), Henry Asakura Huang, do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais é um entre os três medalhistas de ouro na 43ª Olimpíada Paulista de Matemática (OPM). Henry conquistou o prêmio juntamente com outros dois estudantes do 6º e 7º ano do Estado. A fase final e a premiação da OPM aconteceu em 05 de outubro.

A Olimpíada Paulista de Matemática destina-se aos alunos matriculados em estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio do Estado de São Paulo. Ela é dividida em duas fases de provas para três níveis de escolaridade: nível Alfa para estudantes do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental; nível Beta para o 8º e o 9º ano do Ensino Fundamental; e nível Gama para estudantes da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio.

As provas são compostas de cinco questões dissertativas em cada fase, nas quais o raciocínio, a criatividade e os argumentos são essenciais para resolver cada questão desafiadora, que muitas vezes acabam ensinando novas propriedades e teoremas. Na primeira fase, foram 238 escolas de 87 cidades e cerca de 30 mil alunos participantes de todo o Estado. Já na fase final, foram 617 estudantes classificados, incluindo os três níveis.

O docente Sandro Yoshio Kuriyama, que dá aulas para Henry Huang no curso avançado de Matemática, lembra que neste ano o estudante já conquistou ouro na Olimpíada Canguru de Matemática Brasil e está aguardando mais uma medalha OBMEP 2019. “O Colégio Marista Arquidiocesano possui tradição de ganhar medalhas na OPM. Essa é uma das provas mais difíceis do Brasil”, salienta o professor.

Os alunos que ganham a medalha de ouro são convidados a participar de um treinamento e seletiva para representar o Brasil na Olimpíada Matemática Rioplatense (OMR), que ocorre na Argentina.


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.