BuZum! estreia o espetáculo Darwin BR fora do ônibus em São Paulo

De 10 de fevereiro a 4 de março, às 16h, gratuito, no Teatro Cacilda Becker

O BuZum!, companhia itinerante, leva o teatro de bonecos para os quatro cantos do Brasil. Desta vez, a cia. BuZum! é contemplada com o Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e estreia seu primeiro espetáculo adaptado para fora do ônibus-teatro, Darwin BR, a peça será apresentada no palco do teatro Cacilda Becker. As apresentações serão gratuitas e acontecerão entre 10 de fevereiro a 4 de março.

Com mais de sete anos de estrada, o projeto BuZum! carrega em sua bagagem um pouco mais do que atores criativos e bonecos mágicos, foram mais de 9.500 apresentações, para mais de meio milhão de pessoas. Pela primeira vez, o público de São Paulo poderá assistir à peça do cientista Darwin BR, que sai do ônibus-teatro e vai diretamente para o palco. Um ônibus de madeira, de quatro metros de largura, entra em cena e serve de cenário para o espetáculo que vai se transformando aos poucos em um universo envolvente e lúdico.

Darwin BR é baseado na passagem do naturalista Charles Darwin pelo Brasil, durante sua incrível viagem, de cinco anos, ao redor do mundo. Diversos bonecos de variados tamanhos e cores, com as mais diferentes técnicas de manipulação, são utilizados durante o espetáculo. O público terá a possibilidade de mergulhar nessa história interagindo com as falas e encenações dos bonecos.

O Brasil foi o primeiro país tropical por onde o cientista passou. A variedade presente nas florestas e animais brasileiros deixou Darwin muito fascinado pela exuberância da natureza, rendendo-lhe inúmeros comentários ao longo de sua vida, além de um detalhado registro de sua longa exploração. No livro “Viagens de um naturalista ao redor do mundo” (Voyage of a naturalist round the world), faz um detalhado registro de sua longa exploração, Darwin dedica menos de dez páginas a Salvador, na Bahia, aonde chegou em 29 de fevereiro de 1833.

O espetáculo transmite exatamente esses detalhes do deslumbre do cientista com a cultura brasileira, além de seus estudos relacionados à evolução de espécies, diversidade biológica de algumas cidades por onde visitou como, Salvador e Rio de Janeiro, nas quais pôde observar aspectos da sociedade da época, tais como o sincretismo religioso e a sociedade escravocrata.

As crianças terão a possibilidade de sentir e relacionar de uma maneira muito divertida os conhecimentos adquiridos nas aulas de ciências, história, ou geografia. As descrições de Darwin são repletas de sinestesias: há observações sobre cheiros, sensações, imagens, cores, sons. Tudo isso pode ser conferido na apresentação de teatro de bonecos recheada de efeitos sonoros e de iluminação. A faixa etária é livre e tem duração de 50 minutos.

BuZum! em 8 anos

Em setembro de 2018, o BuZum! irá completar oito anos de existência com números expressivos e motivos de sobra para comemorar: São mais de 350 mil quilômetros rodados para realizar 10 mil apresentações a mais deMeio Milhão de espectadores em mais de 2 mil escolas públicas, em 250 cidades de nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

Repertório

O repertório da companhia tem 11 peças criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São eles: Darwin BR, sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia. O BuZum! tem também um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, que são rotineiros no cotidiano dos jovens. Em 2017, a companhia estreou Mamulengo e Que lixo é lixo? E em 2018 a Cia estreia seu mais novo espetáculo, Sabor de Vitória, sobre alimentação saudável.

Prêmios

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

Programa Municipal de Fomento ao Teatro

Estabelecido pela Lei 13.279/02 o Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo tem por objetivo apoiar a manutenção e criação de projetos de trabalho continuado de pesquisa e produção teatral visando o desenvolvimento do teatro e o melhor acesso da população ao mesmo, por intermédio de grupos profissionais de teatro que são financiados diretamente por esse programa. É desenvolvido em diversos espaços públicos desempenhando o importante papel de revitalização de áreas degradadas, inaugurando novos espaços teatrais e levando o teatro às ruas da cidade.

Ficha Técnica

Concepção e texto: Beto Andreetta

Direção: Wanderley Piras

Elenco: André Zeronian, Dinho Weller, Lívia Simardi e Nilton Marques

Trilha sonora: César Maluf

Criação e confecção de bonecos e cenário: Lucas Luciano e Thiago Paiva

Direção de produção: Mari Gutierrez

Coordenação de produção: Aldo Andreetta

Produção executiva: Juliana Christão

Técnico de som e luz: Aldo Andreetta

Direção administrativa: Jackson Iris

Assistente financeiro: Glaucia Souza

Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa

Realização: BuZum!

Serviço

BuZum! apresenta Darwin BR no palco

Local: Teatro Cacilda Becker

Endereço: R. Tito, 295 – Lapa, São Paulo

Datas: 10,11,17,18,24,25/02 e 03 e 04/03

Horário: 16h

Classificação: Livre

Capacidade: 198 pessoas por sessão

 

Posts Relacionados

Comedy Central abre seleção de novos talentos para quarta temporada de Comedy Central: Stand-Up

11º VISÕES URBANAS – Festival Internacional de Dança em paisagens urbanas

ENSAIOS PERVERSOS – Cia Perversos Polimorfos – Teatro de Contêiner