BuZum! estreia o espetáculo Darwin BR fora do ônibus em São Paulo

De 10 de fevereiro a 4 de março, às 16h, gratuito, no Teatro Cacilda Becker

O BuZum!, companhia itinerante, leva o teatro de bonecos para os quatro cantos do Brasil. Desta vez, a cia. BuZum! é contemplada com o Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e estreia seu primeiro espetáculo adaptado para fora do ônibus-teatro, Darwin BR, a peça será apresentada no palco do teatro Cacilda Becker. As apresentações serão gratuitas e acontecerão entre 10 de fevereiro a 4 de março.

Com mais de sete anos de estrada, o projeto BuZum! carrega em sua bagagem um pouco mais do que atores criativos e bonecos mágicos, foram mais de 9.500 apresentações, para mais de meio milhão de pessoas. Pela primeira vez, o público de São Paulo poderá assistir à peça do cientista Darwin BR, que sai do ônibus-teatro e vai diretamente para o palco. Um ônibus de madeira, de quatro metros de largura, entra em cena e serve de cenário para o espetáculo que vai se transformando aos poucos em um universo envolvente e lúdico.

Darwin BR é baseado na passagem do naturalista Charles Darwin pelo Brasil, durante sua incrível viagem, de cinco anos, ao redor do mundo. Diversos bonecos de variados tamanhos e cores, com as mais diferentes técnicas de manipulação, são utilizados durante o espetáculo. O público terá a possibilidade de mergulhar nessa história interagindo com as falas e encenações dos bonecos.

O Brasil foi o primeiro país tropical por onde o cientista passou. A variedade presente nas florestas e animais brasileiros deixou Darwin muito fascinado pela exuberância da natureza, rendendo-lhe inúmeros comentários ao longo de sua vida, além de um detalhado registro de sua longa exploração. No livro “Viagens de um naturalista ao redor do mundo” (Voyage of a naturalist round the world), faz um detalhado registro de sua longa exploração, Darwin dedica menos de dez páginas a Salvador, na Bahia, aonde chegou em 29 de fevereiro de 1833.

O espetáculo transmite exatamente esses detalhes do deslumbre do cientista com a cultura brasileira, além de seus estudos relacionados à evolução de espécies, diversidade biológica de algumas cidades por onde visitou como, Salvador e Rio de Janeiro, nas quais pôde observar aspectos da sociedade da época, tais como o sincretismo religioso e a sociedade escravocrata.

As crianças terão a possibilidade de sentir e relacionar de uma maneira muito divertida os conhecimentos adquiridos nas aulas de ciências, história, ou geografia. As descrições de Darwin são repletas de sinestesias: há observações sobre cheiros, sensações, imagens, cores, sons. Tudo isso pode ser conferido na apresentação de teatro de bonecos recheada de efeitos sonoros e de iluminação. A faixa etária é livre e tem duração de 50 minutos.

BuZum! em 8 anos

Em setembro de 2018, o BuZum! irá completar oito anos de existência com números expressivos e motivos de sobra para comemorar: São mais de 350 mil quilômetros rodados para realizar 10 mil apresentações a mais deMeio Milhão de espectadores em mais de 2 mil escolas públicas, em 250 cidades de nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

Repertório

O repertório da companhia tem 11 peças criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São eles: Darwin BR, sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia. O BuZum! tem também um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, que são rotineiros no cotidiano dos jovens. Em 2017, a companhia estreou Mamulengo e Que lixo é lixo? E em 2018 a Cia estreia seu mais novo espetáculo, Sabor de Vitória, sobre alimentação saudável.

Prêmios

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

Programa Municipal de Fomento ao Teatro

Estabelecido pela Lei 13.279/02 o Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo tem por objetivo apoiar a manutenção e criação de projetos de trabalho continuado de pesquisa e produção teatral visando o desenvolvimento do teatro e o melhor acesso da população ao mesmo, por intermédio de grupos profissionais de teatro que são financiados diretamente por esse programa. É desenvolvido em diversos espaços públicos desempenhando o importante papel de revitalização de áreas degradadas, inaugurando novos espaços teatrais e levando o teatro às ruas da cidade.

Ficha Técnica

Concepção e texto: Beto Andreetta

Direção: Wanderley Piras

Elenco: André Zeronian, Dinho Weller, Lívia Simardi e Nilton Marques

Trilha sonora: César Maluf

Criação e confecção de bonecos e cenário: Lucas Luciano e Thiago Paiva

Direção de produção: Mari Gutierrez

Coordenação de produção: Aldo Andreetta

Produção executiva: Juliana Christão

Técnico de som e luz: Aldo Andreetta

Direção administrativa: Jackson Iris

Assistente financeiro: Glaucia Souza

Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa

Realização: BuZum!

Serviço

BuZum! apresenta Darwin BR no palco

Local: Teatro Cacilda Becker

Endereço: R. Tito, 295 – Lapa, São Paulo

Datas: 10,11,17,18,24,25/02 e 03 e 04/03

Horário: 16h

Classificação: Livre

Capacidade: 198 pessoas por sessão

 

Posts Relacionados

Custódia, primeiro longa metragem de Xavier Legrand , fenômeno na França entra em cartaz no Brasil

Crianças da associação beneficente da Allianz Seguros fazem apresentação de dança em SP

Musical infantojuvenil “Lá Dentro Tem Coisa” baseado nas canções de Adriana Calcanhotto estreia no Teatro Folha