Carolina Maria de Jesus, importante escritora brasileira, completaria 105 anos hoje

15 de março de 2019 Atualidades
Carolina Maria de Jesus, importante escritora brasileira, completaria 105 anos hoje

IMPORTANTE ESCRITORA BRASILEIRA, CAROLINA MARIA DE JESUS COMPLETARIA 105 ANOS HOJE

Dentre suas obras está Diário de Bitita, publicada pela SESI-SP Editora

Escritora mineira que se radicou na cidade de São Paulo, onde morou na favela do Canindé, transformou-se, com os seus escritos, num símbolo de resistência e empoderamento da mulher negra e da cultura literária brasileira.

Carolina Maria de Jesus (1914-1977) foi protagonista de um fenômeno editorial no País, nos anos 1960. Seu primeiro livro, Quarto de Despejo, tornou-se best-seller no Brasil, e teve seus direitos de tradução vendidos para 13 idiomas.

Pela SESI-SP Editora foi publicado Diário de Bitita (2014), que documenta seus esforços para, ainda criança, encontrar trabalho, garantir a sobrevivência material e manter a dignidade, acima de tudo. Um painel da sociedade agrária, realçado com tintas de injustiça social, preconceito e discriminação. A primeira edição de Diário de Bitita foi publicada postumamente, em 1982, na França, sob o título Journal de Bitita.

A homenagem à Carolina Maria de Jesus também faz parte do Mês da Mulher. Semanalmente, mostramos um pouco dos trabalhos de autoras da SESI-SP Editora e suas obras incríveis. As primeiras apresentadas foram: Mínimo Múltiplo Comum (da autora Raquel Matsushita) e Hilda Hilst Pede Contato (organização de Gabriela Greeb).

FICHA TÉCNICA

Título: Diário de Bitita

Autora: Carolina Maria de Jesus

Editora: SESI-SP

Páginas: 208

Preço: R$ 48,00

SOBRE A SESI-SP EDITORA

Em poucos anos de vida, a SESI-SP Editora já acumula mais de 60 prêmios das mais renomadas instituições. São onze Prêmios Jabuti, três HQ Mix (Melhor Livro do Ano 2014 e Melhor Editora 2017), entre muitos outros.

Em 2018, o livro Infâncias – Aqui e Além-Mar recebeu o prêmio de Livro do Ano pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), além de mais de 30 livros do catálogo terem recebido o Selo de Altamente Recomendável da instituição durante os últimos anos. A Editora recebeu também o Selo Cátedra 10 da Unesco por três livros, entre outras premiações, no ano passado.

Fundada em 2011, a SESI-SP Editora tem mais de mil livros em catálogo, sendo referência na edição de HQs nacionais e europeias. Em 2016, recebeu da Cosac Naify a doação de 900 obras, que serão editadas no decorrer dos próximos anos. Conheça suas publicações no site: www.sesispeditora.com.br.


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.