Catarinense Renato Machado busca apoio para projeto fotográfico

Catarinense Renato Machado busca apoio para projeto fotográfico

Livro-arte “Paisagens Secretas” reúne imagens de cidades brasileiras que representam uma parte da história e da cultura do país

Fotografia, natureza, dedicação e paixão ao ofício de registrar a beleza das paisagens brasileiras. O fotógrafo catarinense Renato Machado está em busca de empresas que desejam investir parte do Imposto do Renda (IR) em projeto fotográfico. O livro-arte Paisagens Secretas, aprovado pela Lei Rouanet, está em fase de captação de recursos e irá reunir imagens de paisagens e cenários que representam parte da história e da cultura brasileira, entre eles: Chapada Diamantina (BA), Fernando de Noronha (PE), Lençóis Maranhenses (MA), Bonito (MS) e Aparados da Serra (SC e RS). A proposta do livro-arte busca difundir a fotografia artística e a democratização ao promover o acesso da obra à população, com doação de parte do material a comunidades específicas.

Renato Machado dedica-se à fotografia há mais de 10 anos. Durante esse tempo, viajou pelo deserto do Saara, Egito, Ilha de Páscoa, Arquipélago da Polinésia, mas foi a partir de 2015, depois de uma viagem à Patagônia, que a paixão virou assunto sério na vida dele, que se especializou em photolandscape (ou foto de paisagem) e em técnicas de longa exposição e HDR (High Dynamic Range ou Alto Alcance Dinâmico). Natural de Florianópolis, Santa Catarina, Renato Machado mora em Joinville e já participou de concursos internacionais como Sony World Photography Award 2015 e Zeiss Photography Award 2016, além de ter fotos publicadas no National Geographic e Fotografe Melhor. Muito do trabalho pode ser visto pelas redes sociais do artista, registros fotográficos, com destaques às viagens pelo Brasil, pela Patagônia (em especial pelo Parque Nacional Torres del Paine, no Chile, e Ushuaia, na Argentina), e por Pireneus, na Espanha.

“O Brasil é conhecido como um país de muitas culturas e de natureza farta e é justamente essa beleza que o projeto irá explorar. Os temas serão apresentados por meio da fotografia que, nesta proposta, é também uma forma de expressão artística. O fotógrafo Renato Machado tem o anseio de levar aos amantes da natureza, da fotografia, e da cultura brasileira, uma nova forma de ver as paisagens brasileiras”, explica a produtora executiva do projeto, Soila Freese.

Segundo Machado, a obra é uma forma de levar às pessoas a magia das belezas naturais que ele vê por meio das lentes da câmera. “É uma forma de explorar o belo e levar ao público a energia de cada local registrado, e de valorizar, também, as paisagens e os pontos turísticos do país”, afirma.

O livro-arte “Paisagens Secretas”, de Renato Machado, “promoverá a acessibilidade e a democratização, além de ser uma ferramenta atrativa de difusão cultural e exposição de marca”, comenta Soila. “Serão impressas 2 mil unidades da obra, sendo mil cópias distribuídas gratuitamente e o restante disponibilizado a preço acessível para todas as classes sociais”, complementa. Os interessados em apoiar o projeto podem entrar em contato com Soila Freese pelo e-mail soila@monoproducoes.com.br ou pelo (47) 99243 9789. Acompanhe as notícias e as novidades www.facebook.com/renatomachadophotography e www.instagram.com/renatomachadophotography

Posts Relacionados

Últimos dias para docentes se inscreverem no Prêmio Professor Murillo Marques

Homenagem ao centenário de Antonio Candido no Sesc

Em Iguape (SP), Paço Municipal e Sobrado dos Toledos começam a ser restaurados