CEFTEM completa cinco anos fomentando a cultura no Rio de Janeiro

CEFTEM completa cinco anos fomentando a cultura no Rio de Janeiro

O Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical (CEFTEM) completa cinco anos em 2018, e tem muitas razões para comemorar. Fundado por Reiner Tenente em 2013, a escola, que ganhou sede própria em junho no bairro da Glória, é a única no Rio de Janeiro especializada em ensino de teatro musical.

Além disso, o centro fomenta o atual cenário de produções na cidade. Somente no primeiro semestre de 2018, foram vários espetáculos encenados em diferentes teatros: “Sonho de uma noite de Verão”, “O Anti-musical, O Musical”, “O Grande Circo Místico” (releitura adulta e infantil), além de trazer a segunda temporada do sucesso Godspell, essa já de forma profissional.

Na recém-inaugurada sede do CEFTEM há três salas de aula/ensaio, uma sala de canto e música, além de um acervo de cenário e figurino. Reiner diz que os alunos e profissionais têm um espaço preparado e com infraestrutura para seu desenvolvimento técnico e artístico.

– O espaço novo é a realização de um grande sonho. Poder oferecer uma estrutura que possibilite alunos a se tornarem artistas competentes e assim realizarem seus sonhos, me faz uma pessoa mais feliz e com sentimento de missão cumprida – diz Tenente.

No CEFTEM já passaram mais de dois mil alunos, entre eles nomes como Gabriel Stauffer, Evelyn Castro, Leo Bahia, Victor Maia, Bruno Fraga, Lyv Ziese, Gabi Porto, somente para citar alguns. No corpo docente, nomes de peso como João Fonseca, Dennis Carvalho, André Dias, Duda Maia, Tadeu Aguiar, Marcelo Castro, Laila Garin, Sergio Modena, Tony Lucchesi e Sueli Guerra já ministraram, ou ministram, aulas.

Para terminar o ano, a escola vai produzir mais três espetáculos, o Off Broadway “Pequena Miss Sunshine”, “O Pequeno Príncipe” e a produção original “Gonzaguinha, o musical”. Além de “A nobre arte de bater à porta”, que trata-se de um show com uma coletânea de números do teatro musical.

Esta é só uma parte dos espetáculos produzidos pelo CEFTEM. Durante os cinco anos já foram produzidos 12 musicais, quatro estão em produção para o fim de 2018 e início de 2019, chegando assim a 16 produções.

– Além disso,  produzimos as três edições do “Tudo ao Contrário”, seis edições do Seminário Carioca de Teatro Musical e duas peças profissionais (Godspell e Ordinary Days) – finaliza Reiner.

Mais informações no www.ceftem.com.br

 

Posts Relacionados

‘À Cidade’ é o Livro do Ano do 60º Prêmio Jabuti

Estreia no Curta! série exclusiva sobre a história do Quilombo dos Palmares

Theatro Municipal – Concerto celebra 110 anos da imigração japonesa no Brasil