Célia Helena Centro de Artes e Educação – Pós-graduação com inscrições abertas

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO

CÉLIA HELENA – CENTRO DE ARTES E EDUCAÇÃO

 ESTÃO COM AS INSCRIÇÕES ABERTAS

 Aulas dos cursos de “Artes da Cena: Atuação e Direção” e

“Dramaturgia: Cinema, Teatro e Televisão” terão início no mês de março

Interessados que possuem graduação em quaisquer áreas e desejam ampliar seus conhecimentos, incorporando disciplinas ligadas às áreas do fazer-teatral, terão no primeiro semestre de 2018 opções no Célia Helena Centro de Artes e Educação, uma das mais tradicionais escolas deteatro da cidade, dirigida por Lígia Cortez, e que em 2017 completou 40 anos de atividades.

A escola já está com as inscrições abertas para os cursos de Especialização em nível de Pós-Graduação lato sensu nas áreas de “Artes da Cena: Atuação e Direção” (com coordenação de Marco Antonio Rodrigues e Daves Otani) e “Dramaturgia: Cinema, Teatro e Televisão” (coordenado por Marcos Barbosa e Samir Yazbek).

As inscrições podem ser feitas no site http://www.celiahelena.com.br/pt/sobre-pos-graduacao e as aulas terão início no dia 08 de março no curso de “Dramaturgia: Cinema, Teatro e Televisão” e 10 de março para os alunos de “Artes da Cena: Atuação e Direção”. No segundo semestre, no mês de agosto, o Célia Helena realizará ainda a pós-graduação em “Corpo: Dança, Teatro e Performance”.

A pós-graduação no Célia Helena teve início em 2010, quando a instituição foi pioneira em lançar o curso de Direção. A ideia era oferecer ao aluno um aprofundamento nas questões contemporâneas do teatro, da televisão e do cinema, mantendo uma característica fundamental da escola: a integração da teoria com a experimentação prática, da pesquisa com o trabalho artístico.

Hoje, o Célia Helena oferece cursos de pós-graduação em seis áreas das Artes Cênicas em caráter lato sensu, todas relacionadas ao curso de graduação da escola, que obteve avaliação máxima pelo Ministério da Educação.

PERCURSO – Os cursos de especialização e aprofundamento na modalidade pós-graduação lato sensu desenvolvem a prática artística e aprofundam o estudo da cena. As especializações oferecem diversas formas de abordagem em teatro, audiovisual e formação de professores. Prepara alunos e profissionais de diversas áreas propondo na prática experiências em artes cênicas, além de capacitá-los para atuarem como educadores em artes.

Além da possibilidade de seguir carreira artística, o aluno que conclui a pós-graduação recebe o título de especialista, que permite a docência em instituições de ensino fundamental e médio, bem como em cursos livres em sua área de formação.

EXPERIÊNCIA – O corpo docente dos cursos de pós-graduação é formado por artistas, pesquisadores e professores da Escola Superior de Artes Célia Helena e pelos mais destacados diretores, atores, dramaturgos, músicos, pesquisadores e professores – todos com ampla experiência artística e conhecimento especializado em suas áreas de atuação.

Ligia Cortez afirma que “o objetivo é compartilhar experiências, incitar a criatividade, estimular o desenvolvimento e o aprofundamento do campo de pesquisa do aluno-artista. Apoiado no horizonte que o ensino superior permite, provocar reflexões e fomentar o aprendizado por meio do constante diálogo a respeito das questões mais relevantes e atuais para o campo das artes da cena”.

A diretora-geral ressalta ainda que o “Célia Helena procura oferecer um local em que cada ator saiba pensar, refletir, criticar e compartilhar sua ideia artisticamente”.

PÓS-GRADUAÇÃO – CÉLIA HELENA CENTRO DE ARTES E EDUCAÇÃO

Turmas com início em março de 2018

DRAMATURGIA: CINEMA, TEATRO E TELEVISÃO

A Pós-Graduação em Dramaturgia: Cinema, Teatro e TV oferece, de modo aprofundado, formação conceitual e prática para a escrita em dramaturgia teatral e audiovisual.

Pensado como espaço de desenvolvimento de capacidades autorais, privilegia-se, no curso, a elaboração de trabalhos que estejam conectados com o ímpeto criativo de cada aluno, independentemente da natureza do projeto a ser realizado.

Convidados com intensa atuação nas diversas áreas da dramaturgia (aí incluídas a teoria, a crítica, a curadoria, a produção e a criação) permeiam a trajetória de formação do aluno no exercício da literatura dramática e roteiros, oferecendo perspectivas particulares em relação ao trabalho autoral.

Entre os professores atuais e os que já passaram pelo curso estão Carlos Silva, Evaldo Mocarzel, José Eduardo Vendramini, Rubens Rewald, Alcides Nogueira, Juca de Oliveira, Luís Alberto de Abreu, Maria Adelaide Amaral, Renato Borghi e Ugo Giorgetti.

Coordenação: Dr. Marcos Barbosa e Me. Samir Yazbek

Módulo I – Teoria e prática da dramaturgia teatral

Conceitos fundamentais de poética clássica. Estudo de obras de referência das dramaturgias clássicas, modernas e contemporâneas. Práticas criativas autorais e colaborativas na produção de peças de teatro.

Módulo II – Teoria e prática do roteiro audiovisual

Conceitos fundamentais em narrativas audiovisuais. Elementos de formatação de roteiro. Práticas criativas autorais na produção de roteiros de audiovisual, nos mais variados formatos.

Módulo III – Processos Criativos em Artes

Troca de experiência e compartilhamento de processos criativos com convidados nas diversas áreas da dramaturgia teatral e audiovisual.

Módulo IV – Temas especiais em pesquisa e filosofia da arte

Introdução a temas centrais em estética e em filosofia da arte. Questões fundamentais de pesquisa em artes.

Módulo V – Núcleos de pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso

Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar sob a coordenação de orientadores vinculados a eixos temáticos transversais aos demais cursos de Pós-Graduação da ESCH. Atividades integradas de orientação, compartilhamento de processos de pesquisa e troca de experiência para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso teórico ou prático.

Duração: 16 meses

Aulas: terças e quintas, das 19h às 23h

Início: 08 de março

Local: Av. São Gabriel, 462 – Itaim Bibi

ARTES DA CENA: ATUAÇÃO E DIREÇÃO

Na Pós-Graduação em Artes da Cena: Atuação e Direção, os profissionais encontram um amplo espaço para estudos e pesquisas autorais. O curso oferece caminhos práticos e teóricos para que o aluno aprenda a trabalhar sua criatividade em todos os âmbitos da cena contemporânea.

As disciplinas propiciam ao ator e ao encenador a possibilidade de se aprofundarem em diversos elementos que compõem as artes da cena. Desde 2010 formando profissionais especializados, o curso é referência na área das artes do espetáculo.

Entre os professores atuais e os que já passaram pelo curso estão André Carreira, Bruno Garcia, Cassiano Sydow Quilici, Daves Otani, Elisa Ohtake, Giuliana Simões, Marco Antonio Rodrigues, Marcelo Lazzaratto, Matteo Bonfitto, Ruy Cortez, Sônia Azevedo, Sonia Goussinsky e Ulisses Cohn.

Coordenação: Dr. Daves Otani e Marco Antonio Rodrigues (Diretor teatral).

Módulo I – Fundamentos e Linguagens das Artes da Cena

Fundamentos das Artes da Cena, estudos sobre atuação e direção contemporânea, gêneros e linguagens. Princípios da cena sob a perspectiva de Stanislavski, Meyerhold, Brecht e Grotowski.

Módulo II – Perspectivas contemporâneas, práticas avançadas para as Artes da Cena

Sob o ponto de vista do entrelaçamento entre teoria e prática, desenvolvimento de experiências com atuação e direção em linguagens específicas.

Módulo III – Processos Criativos em Artes

Diálogos interdisciplinares a respeito de processos criativos de profissionais renomados na área das artes da cena, que oferecem oportunidade de troca de experiências. Nesse módulo, o aluno tem a possibilidade de definir temas que complementem sua formação, a partir de seu percurso e interesses artísticos específicos.

Módulo IV – Temas especiais em pesquisa e filosofia da arte

Introdução a temas centrais em estética e em filosofia da arte. Questões fundamentais de pesquisa em artes.

Módulo V – Núcleos de pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso

Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar sob a coordenação de orientadores vinculados a eixos temáticos transversais aos demais cursos de Pós-Graduação da ESCH. Atividades integradas de orientação, compartilhamento de processos de pesquisa e troca de experiência para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso teórico ou prático.

Duração: 16 meses

Aulas: sábados, das 8h30 às 17h30

Início: 10 de março

Local: Av. São Gabriel, 462 – Itaim Bibi

SERVIÇO

ESCOLA SUPERIOR DE ARTE CÉLIA HELENA – PÓS-GRADUAÇÃO

Direção geral: Lígia Cortez

Coordenação geral: Daves Otani

Informações: posgraduacao@celiahelena.com.br

Telefone: (11) 3884-8294

Local: Av. São Gabriel, nº 462 e Rua Armando Penteado, 311. Pacaembu

Site: http://www.celiahelena.com.br/pt/sobre-pos-graduacao

(foto: João Caldas)

Posts Relacionados

Nube oferece 27 vagas de estágio com bolsa-auxílio de R$ 2.400,00

Nube oferece vagas de estágio em todo o país

Alunos de duas ETECs de São Paulo participam de desafio de moda durante a Mega Artesanal 2018 e terão oito horas para confeccionar uma peça