Começa amanhã, 27, a quarta edição do Festival Ópera na Tela no Parque Lage

Começa amanhã, 27, a quarta edição do Festival Ópera na Tela no Parque Lage

EVENTO, QUE SEGUE ATÉ DIA 8 DE NOVEMBRO, TRAZ 12 RÉCITAS INÉDITAS DOS MAIS IMPORTANTES FESTIVAIS E TEATROS DE ÓPERA DA EUROPA. ENTRE AS MONTAGENS, ESTÃO ‘LA BOHÈME’, ‘CARMEN’, ‘TRISTÃO E ISOLDA’ E ‘DON GIOVANNI’

Vinheta da abertura 2018: https://www.youtube.com/watch?v=PfkmK0uowvg

Doze 12 récitas, uma por dia, e mais de 31 horas de encenação. O Festival Ópera na Tela inicia sua quarta edição amanhã, sábado (27), levando para o Parque Lage, na zona sul do Rio, montagens inéditas e recentes (2017/2018) apresentadas em teatros de Paris, Milão, Roma, Barcelona, Praga, Berlim, Salzburgo e Bayreuth, entre outros grandes palcos líricos. A exibição acontece em uma tenda cristal ao ar livre montada especialmente para o evento, dispondo de cadeiras confortáveis, tela gigante e som e imagem de alta qualidade para proporcionar ao público uma experiência, mais uma vez, inesquecível.

A primeira obra exibida, às 19h30m, é ‘Tosca’, de Giacomo Puccini, encenada no Festival de Páscoa de Salzburgo e dirigida por Michael Sturminger, com Anja Harteros como protagonista.

Antes da récita, o público será presenteado com o recital da soprano italiana Nathalie Manfrino e da pianista Nino Pavlenichvili. No repertório, entre outras, composições como “Manon Lescaut”, piano solo, Giacomo Puccini; “Song to the moon”, Rusalka, Antonín Dvořák e “Si, mi chiamano Mimi”, La Bohème, Giacomo Puccini.  Os ingressos estão à venda no Parque Lage ou no site http://operanatela.com/2018/ingressos/  com valores acessíveis a todos os públicos (R$ 24 inteira).

A produção é da Bonfilm. Patrocínio master da Edenred, Ticket e do Sofitel Hotels & Resorts, Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, patrocínio da EDF Norte Fluminense, e copatrocínio BNP Paribas, MedRio e Voltalia.

 

A PROGRAMAÇÃO

O festival dará ao público mais uma vez a oportunidade de se emocionar com os maiores cantores do mundo: com destaques este ano para Anna Netrebko (presente em três óperas: Aída, Macbeth e Andrea Chénier), Plácido Domingo (Macbeth), Aida Garifullina (Romeu e Julieta e La Bohème), Anja Harteros (Tosca) e o tenor brasileiro Atalla Ayan (La Bohème). Também estão presentes regentes lendários, como Riccardo Muti(Aída), Daniel Barenboim (Macbeth), Plácido Domingo (Don Giovanni), Riccardo Chailly (Don Pasquale e Andrea Chénier) e Christian Thielemann (Tosca e Tristão e Isolda).

‘Don Giovanni’ é um dos principais destaques da programação do festival Ópera na Tela. A récita, dirigida por Jiří Nekvasil, foi regida pelo famoso tenor lírico e maestro espanhol Plácido Domingo no Teatro dos Estados de Praga, em uma reconstituição perfeita da primeira regência de Mozart da peça de sua autoria, feita há 230 anos no mesmo local, quando este se chamava Teatro Nostitz. A produção levou cinco anos até sair do papel desde que Domingo a idealizou como uma homenagem ao compositor austríaco.

Neste ano, a mostra de filmes no Parque Lage exibirá pela primeira vez uma ópera apresentada no exclusivo Festival de Bayreuth, local concebido por Richard Wagner e que se tornou uma meta de peregrinação dos entusiastas de sua obra. O público poderá assistir ‘Tristão e Isolda’ dirigida porKatharina Wagner, bisneta do compositor. Isso sem a espera de até sete anos por um ingresso, como ocorre para as apresentações do festival na cidade alemã.

O tenor brasileiro Atalla Ayan poderá ser visto em uma versão inventiva passada na lua em ‘La Bohème’, no papel de Rodolfo, um dos protagonistas da história dos jovens artistas que vivem na penúria. A seu lado, a soprano australiana Nicole Carr, no papel de Mimi, e a russa Aida Garifullina, que cantou com Robbie Williams na abertura da Copa do Mundo da Rússia, no papel de Musetta. A montagem dirigida por Claus Guth e sob a batuta deGustavo Dudamel, um dos principais regentes de sua geração, foi apresentada na Ópera Nacional de Paris.

A montagem de ‘Carmen’, dirigida por Valentina Carrasco ao ar livre nas Termas de Caracalla em Roma, transpôs o drama passional vivido pela cigana e o soldado Don José na fronteira entre o México e os Estados Unidos. A proposta é refletir sobre a crise de imigração e debater questões contemporâneas através de uma mise-en-scène moderna e engajada, porém respeitando fielmente a partitura original.

Entre as outras óperas da programação estão títulos conhecidos pelo grande público – com nova montagem – como ‘Romeu e Julieta’, de Charles Gounod, dirigida por Stephen Lawless e regida por Josep Pons, encenada no Grande Teatro do Liceu de Barcelona, com Aida Garifullina Saimir Pirgu nos papéis-título; e ‘Macbeth’, de Giuseppe Verdi, apresentada na Ópera do Estado de Berlim, com direção de Harry Kupfer e regência deDaniel Barenboim, com Anna Netrebko e Placido Domingo interpretando o casal principalAmbas são inspiradas na obra teatral de William Shakespeare.

Os amantes das obras italianas terão mais opções de óperas cantadas na língua do país onde o gênero surgiu. De Giacomo Puccini, o festival apresenta ‘Tosca’, encenada no Festival de Páscoa de Salzburgo e dirigida por Michael Sturminger, com Anja Harteros como protagonista; e‘Turandot’, apresentada no Teatro Regio di Torino com direção espetacular de Stefano Poda. Há também ‘Aída’, dirigida pela cineasta iranianaShirin Neshat no Festival de Salzburgo, com Anna Netrebko no papel-título; ‘Andrea Chénier’, dirigida por Mario Martone no Teatro Nacional da Baviera, e ‘Don Pasquale’, dirigida por Davide Livermore, numa encenação digna de Fellini, no Teatro alla Scala de Milão.

Já para os entusiastas das óperas cantadas em russo, a opção é ‘Boris Godunov’, de Modest Mussorgsky, obra emblemática da ópera russa, baseada em livro homônimo de Alexander Pushkin, que reflete a respeito da solidão do poder por meio do reino trágico de Bóris, czar de todas as Rússias entre 1598 e 1605. A peça lírica foi apresentada na Ópera Nacional de Paris, com direção de Ivan van Hove, regência de Vladimir Jurowski,e o famoso bass Ildar Abdrazakov no papel de Bóris.

A produção é da Bonfilm, responsável pelo Festival Varilux de Cinema Francês, que esse ano chegou a 88 cidades brasileiras e somou um público de mais de 172 mil espectadores.

 

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL

 

SÁBADO, 27 DE OUTUBRO

TOSCA, de Giacomo Puccini – Festival de Páscoa de Salzburgo

Maestro: Christian Thielemann

Diretor: Michael Sturminger

Orquestra Estatal de Dresden

Ópera em três atos – Duração: 2h45

Elenco: Anja Harteros, Aleksandrs Antonenko, Ludovic Tezier, Andrea Mastroni, Mikeldi Atxalandabaso, Rupert Grössinger, Matteo Peirone

Sinopse: A cantora Floria Tosca e o pintor Mario Cavaradossi se apaixonam. O chefe da polícia de Roma, o barão Scarpia, que deseja possuir Tosca, persegue um prisioneiro político que se esconde na casa de Cavaradossi. Carpia manda que Cavaradossi seja torturado até que Tosca aceite se entregar a ele. Tido como um traidor, Cavaradossi deve morrer. Scarpia promete a Tosca que a execução será apenas simulada.

 

DOMINGO, 28 DE OUTUBRO

MACBETH, de Giuseppe Verdi – Ópera do Estado de Berlim

Maestro: Daniel Barenboim

Diretor: Harry Kupfer

Melodrama em 4 atos – Duração: 3h

Elenco: Plácido Domingo, Anna Netrebko, Kwangchul Youn, Fabio Sartori, Florian Hoffmann

Sinopse: Depois de ter vencido uma batalha importante, o comandante Macbeth é informado sobre uma profecia segundo a qual um dia se tornará Rei da Escócia. Influenciado por sua mulher, ele se mostra disposto a tudo – mesmo a cometer um assassinato – para que a profecia se cumpra. Porém logo cairá vítima de seu próprio cinismo e de sua insaciável sede de poder.

 

SEGUNDA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO

DON GIOVANNI, de Wolfgang Amadeus Mozart – Teatro dos Estados de Praga

Maestro: Plácido Domingo

Diretor: Jiří Nekvasil

Drama giocoso em dois atos – Duração: 3h02

Elenco: Simone Alberghini, Irina Lungu, Dmitry Korchak, Julia Novikova, Kateřina Kněžíková, Jiri Bruckler, Adrian Sampetrean

Sinopse: Caracterizado ora como um libertino obcecado por sexo, ora como um campeão da liberdade, Don Giovanni encarna ao mesmo tempo o mito do sedutor punido e o protesto contra uma concepção antiquada da moral e da vida. Intemporal, a obra marca também uma transição musical entre as fórmulas associadas à ópera do passado e aquelas do drama musical moderno.

 

QUARTA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO

BORIS GODUNOV, de Modest Mussorgsky – Ópera Nacional de Paris

Maestro: Vladimir Jurowski

Diretor: Ivan van Hove

Coro, ballet e orquestra da Ópera Nacional de Paris

Drama em um prólogo e quatro atos – Duração: 2h28

Elenco: Ildar Abdrazakov, Evdokia Malevskaya, Ruza nMantashyan, Alexandra Durseneva, Maxim Paster

Sinopse: Rússia nos séculos XVI e XVII. Para conquistar o poder, Bóris Godunov manda assassinar Dimitri, filho de Ivan, o Terrível, e herdeiro legítimo do trono. Consegue, então, ser coroado com o aval da aclamação popular. Contudo, cinco anos depois, o país se vê castigado pela peste e pela fome. Bóris passa a ser recriminado por ter atraído essas desgraças. Grigori, um jovem monge que se faz passar por Dimitri, convence o rei da Polônia a invadir a Rússia, e Bóris, atormentado pelo remorso e pela culpa, mergulha na loucura, enquanto Grigori usurpa seu poder.

 

QUINTA-FEIRA, 1° DE NOVEMBRO

TRISTÃO E ISOLDA, de Richard Wagner – Festival de Bayreuth

Diretor: Katharina Wagner

Ópera em três atos – Duração: 4h08

Elenco: Stephen Gould, René Pape, Petra Lang, Iain Paterson, Raimund Nolte, Christa Mayer

Sinopse: Morold, noivo de Isolda, filha do rei da Irlanda, é morto por Tristão, sobrinho do rei da Cornualha. Porém Tristão é ferido pela espada envenenada de Morold. Isolda, por sua vez, que é a única a dispor do antídoto, decide se vingar do homem que lhe roubou o seu grande amor. Tristão e Isolda, contudo, acabam por se apaixonar. Dividida entre o ódio, a vergonha de ser assim entregue ao vassalo de seu pai por aquele que matou seu noivo e ainda o amor impossível que ela nutre por Tristão, Isolda decide se unir a ele na morte.

 

SEXTA-FEIRA, 2 DE NOVEMBRO

TURANDOT, de Giacomo Puccini – Teatro Regio de Turim

Maestro: Gianandrea Noseda

Direção: Stefano Poda

Orquestra e coro do Teatro Regio di Torino

Ópera em três atos – Duração: 1h54

Elenco: Rebeka Lokar, Jorge de León, Erika Grimaldi, In-Sung Sim, Antonello Ceron, Marco Filippo Romano, Luca Casalin, Mikeldi Atxalandabaso

Sinopse: A princesa Turandot, filha do imperador Altum, da China, odeia todos os homens e jura que jamais se entregará a um deles. Essa aversão tem sua origem no estupro e assassinato da princesa Lo-u-Ling, fato que a deixou traumatizada para sempre. Sob a pressão do pai, ela aceita se casar. Porém impõe uma condição: ela proporá três enigmas a todos os candidatos, que serão decapitados caso não consigam desvendá-los. Desse modo, ela somente se casará com aquele que decifrar as três dificílimas charadas.

 

SÁBADO, 3 DE NOVEMBRO

LA BOHÈME, de Giacomo Puccini – Ópera Nacional de Paris

Maestro: Gustavo Dudamel

Diretor: Claus Guth

Orquestra e coro da Ópera Nacional de Paris

Ópera em quatro atos – Duração: 2h10

Elenco: Nicole Car, Aida Garifullina, Atalla Ayan, Artur Ruciński

Sinopse: Inspirado em Scènes de la vie de bohème, de Murger, esta ópera coloca em cena jovens artistas que vivem na penúria e que sonham com uma outra vida. Puccini nos oferece, através da relação entre o poeta Rodolfo e a frágil Mimi, uma história de amor comovente e algumas de suas mais belas páginas no universo da ópera. A montagem dessa nova produção situa o drama em um futuro sem esperança, no qual o amor e a arte se tornam o derradeiro caminho para a transcendência.

 

DOMINGO, 4 DE NOVEMBRO

CARMEN, de Georges Bizet – Teatro dell’Opera di Roma – Termas de Caracalla

Maestro: Ryan McAdams

Diretora: Valentina Carrasco

Orquestra, Coro e Corpo de Baile do Teatro dell’Opera di Roma

Ópera cômica em quatro atos – Duração: 2h40

Elenco: Veronica Simeoni, Roberto Aronica, Rosa Feola, Alexander Vinogradov, Alessio Verna, Daniela Cappiello, Anna Pennisi

Sinopse: O tradicional drama passional entre a cigana Carmen e o soldado Don José é aqui apresentado no contexto da crise em torno da questão da imigração na América do Norte e se desenrola na fronteira entre o México e os Estados Unidos. Enfaticamente contemporânea, nem por isso essa produção deixa de respeitar fielmente a partitura original.

 

SEGUNDA-FEIRA, 5 DE NOVEMBRO

ANDREA CHÉNIER, de Umberto Giordano – Teatro alla Scala de Milão

Maestro: Riccardo Chailly

Diretor: Mario Martone

Coro, ballet e orquestra do Teatro alla Scala

Drama histórico em quatro atos – Duração: 2h

Elenco: Yusif Eyvazov, Luca Salsi, Anna Netrebko, Annalisa Stroppa, Mariana Pentcheva

Sinopse: Durante o período do terror na Revolução Francesa, o tribunal revolucionário condena à morte o poeta Andrea Chénier. Este, contudo, decide não fugir, pois precisa descobrir quem está por trás das cartas que o denunciaram.

 

TERÇA-FEIRA, 6 DE NOVEMBRO

DON PASQUALE, de Gaetano Donizetti – Teatro alla Scala de Milão

Maestro: Riccardo Chailly

Diretor: Davide Livermore

Orquestra e coro do Teatro alla Scala de Milão

Ópera-buffa em três atos – Duração: 2h05

Elenco: Ambrogio Maestri, Rosa Feola, René Barbera, Mattia Olivieri

Sinopse: Don Pasquale prefere deserdar o sobrinho Ernesto a vê-lo casado com Norina, a quem considera “inadequada”. Decide então ele mesmo se casar, de modo a ter seus próprios herdeiros. O Dr. Malatesta propõe que ele se case com sua irmã, que vem a ser ninguém menos do que aquela por quem Ernesto está apaixonado, Norina, disfarçada como uma jovem tímida, saída de um convento. Logo a jovem se revela uma autêntica megera, a ponto de Don Pasquale se arrepender de sua decisão.

 

QUARTA-FEIRA, 7 DE NOVEMBRO

ROMEU E JULIETA, de Charles Gounod – Grande Teatro do Liceu de Barcelona

Maestro: Josep Pons

Diretor: Stephen Lawless

Coro e orquestra do Liceu Opera Barcelona

Ópera em cinco atos – Duração: 2h30

Elenco: Aida Garifullina, Saimir Pirgu, Tara Erraught, Susanne Resmark, Isaac Galán, Ruben Amoretti, Nicola Ulivieri

Sinopse: Julieta foi prometida ao conde Páris, mas acaba se apaixonando por Romeu, cuja família está em conflito aberto com a sua. Frei Lourenço promete auxiliar os amantes na expectativa de que a união ajude a reconciliar as duas famílias. Contudo, é o oposto que acontece, com a rivalidade se exacerbando ainda mais. Frei Lourenço sugere uma estratégia, cujo fracasso terminará por levar os dois amantes à morte.

 

QUINTA-FEIRA, 8 DE NOVEMBRO

AÍDA, de Giuseppe Verdi – Festival de Salzburgo

Maestro: Riccardo Muti

Diretor: Shirin Neshat

Ópera em quatro atos – Duração: 2h28

Elenco: Anna Netrebko, Roberto Tagliavini, Ekaterina Semenchuk, Francesco Meli, Dmitry Belosselskiy, Luca SalsI

Sinopse: Mênfis e Tebas na época dos faraós. O rei do Egito se encontra em guerra com Amonasro, rei da Etiópia, cuja filha, Aída, é mantida prisioneira por seus inimigos, tendo se tornado escrava da bela Amnéris, filha do faraó. Ambas se apaixonam por um jovem oficial chamado Radamés, que deve liderar os soldados no ataque aos etíopes. Radamés ama Aída e ignora que é contra o pai dela que terá de combater.

 

Serviço:

Festival ÓPERA NA TELA

Data: de 27 de outubro a 8 de novembro  / Horário: 19h30m

Local: Parque Lage – R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico

Ingressos: R$24 (inteira) e R$12 (meia), vendidos antecipadamente pelos sites www.operanatela.com

Haverá meia-entrada no Parque Lage

Capacidade: 400 lugares

Classificação indicativa: Livre ou 14 anos, dependendo da obra.

Outras informações: (21) 2557-6717

 

PARCEIROS

Patrocínio Master – Edenred e Ticket, Sofitel Hotels & Resorts, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS

Patrocínio – EDF Norte Fluminense

Copatrocínio –BNP Paribas, Med Rio Check-up, Voltalia

Apoio Cultural – Air France, Engie

Apoio Institucional – Embaixada da Itália no Brasil, Consulado da Itália no Rio de Janeiro, Istituto Italiano di Cultura, Embaixada da França no Brasil, Institut Français, Aliança Francesa Brasil, Embaixada da Alemanha, EAV- Parque Lage, Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Apoio de mídia – Canal Curta, Radio MEC, TV Brasil, EBC

Apoio – Airstar, Boca de Trombone, Chez France, Etc Filmes, Feeling Eventos, On Projeções

Spetacle

Promoção – Filme B, Le Monde Diplomatique, Movimento.com, Piauí, Revista Versatille,

Realização – Bonfilm, Ministério da Cultura, Governo Federal, Lei de Incentivo à Cultura

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