Coreias do Sul e Norte unidas no futebol pela amizade

Coreias do Sul e Norte unidas no futebol pela amizade

Os participantes da 6ª edição do Programa social internacional para crianças Futebol pela Amizade, da Gazprom, regressaram em segurança aos seus países de origem. Meninos e meninas de diferentes nacionalidades e diferentes habilidades físicas estiveram em Moscou entre 8 e 15 de junho para participar dos eventos finais do Programa: o Acampamento Internacional de Amizade, o Primeiro Campeonato Mundial de Futebol para Amizade, o Fórum Internacional da Criança e os eventos do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA.

A união dos jogadores da Coreia do Norte e Coreia do Sul em um mesmo time foi algo que impressionou os jornalistas da mídia internacional. Os jovens, que voltaram para casa como grandes amigos, jogaram pela equipe de amizade internacional – Blonde Capuchin – que também contou com jovens talentos de diferentes partes do mundo.

Desde os primeiros dias do Acampamento Internacional Infantil em Moscou, os participantes da Coreia do Norte e Coreia do Sul se deram muito bem. Eles tiveram muitas conversas e, durante o tempo de competições conjuntas de futebol, esses jovens se apresentaram como os jogadores mais fortes de sua equipe. Durante o projeto, os participantes se tornaram verdadeiros amigos e, antes de voltar para seus países de origem, prometeram um ao outro manter contato.

O embaixador da Coreia do Sul, Chanwoo Kim, que joga futebol profissional desde os sete anos, foi selecionado para participar da 6ª edição do Futebol pela Amizade pela Federação Sul-Coreana de Futebol como resultado de uma competição aberta entre os clubes de futebol juvenil do país.

O participante da Coreia do Norte, Tae Gwon Ri, que joga futebol desde os oito anos, também passou por uma séria seleção para participar do Programa: venceu uma competição de controle de bola contra alunos das melhores escolas norte-coreanas de futebol juvenil.

Essa amizade tornou-se um verdadeiro símbolo da 6ª temporada do Programa, porque o Futebol pela Amizade provou mais uma vez que não há fronteiras para parceria, trabalho em equipe e compreensão mútua.

“A 6ª edição do Futebol pela Amizade conseguiu reunir crianças de todos os lugares do mundo na mesma equipe. Os valores promovidos pelos participantes do Programa são a base do desenvolvimento harmonioso do indivíduo, sem o qual é impossível conseguir sucesso não só nos esportes, mas em todas as outras esferas da vida. Graças ao ambiente especial que conseguimos criar no projeto, todas as crianças, independentemente de seu gênero, nacionalidade e habilidades físicas, puderam estar juntas”, disse o Diretor Global do Programa Social Internacional para Crianças Futebol pela Amizade, Vladimir Serov.

“A participação no programa Football for Friendship me ajudou, não apenas a fazer novas amizades de diferentes países do mundo, mas também a melhorar minhas habilidades esportivas porque fomos treinados por profissionais. E eu sempre vou me lembrar do dia da abertura da Copa do Mundo porque tive a sorte de representar o meu país na cerimônia de abertura. Meu sonho se tornou realidade!”, disse o jovem embaixador Tae Gwon Ri (Coreia do Norte, 12 anos).

Programa Social Internacional para Crianças Futebol pela Amizade

A Gazprom vem implementando o Programa Social Internacional de Futebol para a Amizade desde 2013. O objetivo do projeto é desenvolver o futebol, promover a tolerância e o respeito pelas diferentes culturas e nacionalidades entre crianças de todo o mundo. Os principais valores apoiados e promovidos pelos participantes incluem amizade, igualdade, justiça, saúde, paz, lealdade, vitória, tradições e honra.

O evento mais importante do projeto é o Fórum Internacional da Criança, que reúne jovens jogadores de futebol de todo o mundo para discutir a promoção mundial dos valores-chave com profissionais da mídia e jogadores de futebol famosos.

O projeto Futebol pela Amizade tem um prêmio especial – a Nine Values ​​Cup. Este é um troféu único, que é concedido anualmente a um clube de futebol profissional para a implementação de iniciativas sociais baseadas nos valores do projeto. O vencedor é escolhido pelos jovens embaixadores do Futebol pela Amizade através de uma votação realizada em todos os países participantes do projeto.

Desde a sua criação, o escopo geográfico do projeto se expandiu significativamente – de 8 países em 2013 para 211 em 2018. Centenas de jovens futebolistas se tornam embaixadores do movimento Futebol pela Amizade e seus valores em seus respectivos países. O símbolo oficial do projeto Futebol pela Amizade – a Pulseira Amizade – é usado por mais de 3 milhões de crianças e adultos em todo o mundo, incluindo atletas famosos, jornalistas, artistas, políticos e presidentes de diferentes países.

Posts Relacionados

CPB lança nesta terça-feira, 16, projeto com bolsas de ensino superior para atletas paralímpicos

Programa SolloAgro da ESALQ/USP promove workshop sobre Manejo de Gramados Esportivos

Imagem comercial de Neymar Jr. se valorizou no pós-copa