Cursinho popular para trans e travestis precisa de professores voluntários

Projeto enfrenta carência de voluntários nas áreas de exatas e biológicas

O Cursinho Popular Transformação, focado no ensino pré-vestibular a alunos trans, travestis e não binários, acabou de realizar seu edital para inscrição de professores voluntários, entretanto, a carência de candidatos nas áreas de biológicas e exatas continua sendo o maior problema enfrentado pelo projeto.

Segundo a coordenadora e educadora no Cursinho, Evelyn Ariano Lauro, atrair e manter voluntários nessas áreas tem se mostrado um grande desafio. “Temos cerca de 20 voluntários das áreas de linguagens e humanidades e cerca de cinco de exatas e biológicas. Eles não vêm e quando vêm dificilmente ficam de um semestre para o outro. De forma geral, se comprometem menos com ações de militância”, destaca Evelyn.

O curso é autônomo, gratuito e formado totalmente por voluntários, daí a importância da participação de professores voluntários de todas as áreas, pois as aulas mesclam os conteúdos da prova do ENEM com uma formação crítica, pautada na educação popular, bem como a expressão artística e cultural dos alunos.

O interesse pelas atividades propostas pelo cursinho gerou tamanho alcance que ultrapassou os limites de espaço disponível. No ano de 2017 o números de inscritos subiu para 77 dos 52 candidatos no ano anterior. Segundo Evelyn, o cursinho tem condições de atender cerca de 30 pessoas, entretanto ela adverte, “o número oscila entre o começo e o fim de cada ano letivo, pois a evasão é uma realidade que acompanha esse público”.

As aulas do Cursinho Popular Transformação acontecem na Ação Educativa, localizada na Rua General Jardim, 660 na Vila Buarque. As aulas acontecem de 2ª à 5ª feira, entre 18h40 e 21h50. As disciplinas são organizadas por áreas de saberes assim como no Enem: Linguagens, Ciências da Natureza, Humanidades e Ciências Exatas.

Apesar do edital já ter sido encerrado, qualquer professor pode ser voluntário do projeto, basta entrar em contato com a coordenadora e educadora no Cursinho, Evelyn Ariano Lauro, através do e-mail: evelynalauro@gmail.com.

Mais sobre o cursinho transformação:

O Transformação é um cursinho focado em educação popular para pessoas trans, travestis e não-binárias em São Paulo. A ideia de construí-lo nasceu da atuação de alguns dos integrantes como organizadoras/es e participantes no III Curso de Formação Política LGBT, realizado em janeiro de 2015 pela Setorial LGBT da Federação Nacional de Estudantes de Direito em conjunto com a Frente LGBT da PUC-SP.

Posts Relacionados

​DOVE LANÇA 2ª ETAPA DO PROJETO PELA AUTOESTIMA EM PARCERIA COM CARTOON NETWORK

Debate sobre inserção do jovem no mercado de trabalho reúne representantes de presidenciáveis no Teatro CIEE

Jovem paciente do Boldrini recebe premiação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas