Cursinho popular para trans e travestis precisa de professores voluntários

Projeto enfrenta carência de voluntários nas áreas de exatas e biológicas

O Cursinho Popular Transformação, focado no ensino pré-vestibular a alunos trans, travestis e não binários, acabou de realizar seu edital para inscrição de professores voluntários, entretanto, a carência de candidatos nas áreas de biológicas e exatas continua sendo o maior problema enfrentado pelo projeto.

Segundo a coordenadora e educadora no Cursinho, Evelyn Ariano Lauro, atrair e manter voluntários nessas áreas tem se mostrado um grande desafio. “Temos cerca de 20 voluntários das áreas de linguagens e humanidades e cerca de cinco de exatas e biológicas. Eles não vêm e quando vêm dificilmente ficam de um semestre para o outro. De forma geral, se comprometem menos com ações de militância”, destaca Evelyn.

O curso é autônomo, gratuito e formado totalmente por voluntários, daí a importância da participação de professores voluntários de todas as áreas, pois as aulas mesclam os conteúdos da prova do ENEM com uma formação crítica, pautada na educação popular, bem como a expressão artística e cultural dos alunos.

O interesse pelas atividades propostas pelo cursinho gerou tamanho alcance que ultrapassou os limites de espaço disponível. No ano de 2017 o números de inscritos subiu para 77 dos 52 candidatos no ano anterior. Segundo Evelyn, o cursinho tem condições de atender cerca de 30 pessoas, entretanto ela adverte, “o número oscila entre o começo e o fim de cada ano letivo, pois a evasão é uma realidade que acompanha esse público”.

As aulas do Cursinho Popular Transformação acontecem na Ação Educativa, localizada na Rua General Jardim, 660 na Vila Buarque. As aulas acontecem de 2ª à 5ª feira, entre 18h40 e 21h50. As disciplinas são organizadas por áreas de saberes assim como no Enem: Linguagens, Ciências da Natureza, Humanidades e Ciências Exatas.

Apesar do edital já ter sido encerrado, qualquer professor pode ser voluntário do projeto, basta entrar em contato com a coordenadora e educadora no Cursinho, Evelyn Ariano Lauro, através do e-mail: evelynalauro@gmail.com.

Mais sobre o cursinho transformação:

O Transformação é um cursinho focado em educação popular para pessoas trans, travestis e não-binárias em São Paulo. A ideia de construí-lo nasceu da atuação de alguns dos integrantes como organizadoras/es e participantes no III Curso de Formação Política LGBT, realizado em janeiro de 2015 pela Setorial LGBT da Federação Nacional de Estudantes de Direito em conjunto com a Frente LGBT da PUC-SP.

Posts Relacionados

Evento encerra segunda edição do programa de aceleração de startups em Sorocaba

Últimos dias de inscrições para o vestibular da Graduação Online PUCPR

Salão Inspiramais apresenta novos projetos, espaços e inspira a atemporalidade da moda