Curta-metragem brasileiro é selecionado para mostra em Cannes

“Frutos da Lua” foi um dos selecionados para a mostra Short Film Corner, direcionado a novos talentos do cinema

Uma mulher precisa enfrentar as mudanças no seu corpo e na sua vida quando entra na menopausa. Essa é a história do curta-metragem “Frutos da Lua”, filme brasileiro selecionado para o Festival Cinematográfico de Cannes, que ocorre entre os dias 8 e 19 de maio, na França. Rodado em Salvador (BA), o filme foi produzido no Curso Livre de Cinema (CLIC), projeto coordenado e orientado por professores, estudantes e realizadores de cinema e audiovisual da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O curta foi feito por uma equipe de 11 pessoas com um orçamento de apenas R$ 500,00 financiado pelo próprio grupo.

Dirigido pela paranaense Cláudia Sater e pela baiana Ana do Carmo, o curta tem duração de 15 minutos e foi selecionado para o Short Film Corner, evento direcionado para novos talentos do cinema e que ocorre de forma paralela à mostra competitiva principal. As diretoras foram informadas da notícia no último dia 4 de março, por e-mail.

“Foi uma emoção muito grande. Em 2017 eu fiz o processo de seleção e passei no CLIC. Morei em Salvador por três meses e pude mergulhar na linguagem cinematográfica e na experimentação audiovisual. Eu já gostava muito de cinema, mas foi o meu primeiro contato profissional com a área. O resultado está sendo surpreendente”, declara Sater.

“Frutos da Lua” levou um final de semana para ser filmado e pouco mais de um mês para ser concluído. A protagonista Ana é interpretada pela atriz Fernanda Paquelet, conhecida pelos filmes “Pau Brasil” de Fernando Belens, e “Jardim das Folhas Sagradas”, de Pola Ribeiro, ambos cineastas baianos.

Sater explica que o filme foi inspirado em uma vivência numa ecovila, onde a diretora teve contato com rituais do sagrado feminino. “O objetivo é trazer à tona a representatividade feminina no cinema. Tratar a questão do envelhecimento e da menopausa de modo a desmistificar ideias preconcebidas e que ainda são um tabu na sociedade.”.

Além de Cannes, “Frutos da Lua” está sendo inscrito em diversos festivais do Brasil e do mundo.

A ficha técnica oficial do curta-metragem pode ser vista no site oficial do Festival de Cannes: https://goo.gl/igKvMn

 

Posts Relacionados

Patrícia Coelho lança “LAPIN” após 15 anos de pausa discográfica

Teatro -“Eu sou eu Porque meu Cachorrinho me Conhece” faz temporada no teatro da UFF em Niterói

‘Tropicalinha – Caetano e Gil para crianças’ estreia dia 18 de agosto no Rio de Janeiro