Dante Alighieri realiza a maior feira de Ciências de sua história, a 1ªFeNaDante

3 de setembro de 2019 Educação e Tecnologia
Dante Alighieri realiza a maior feira de Ciências de sua história, a 1ªFeNaDante

Dante Alighieri realiza a maior feira de Ciências de sua história, a 1ªFeNaDante

Do dia 11 a 14 de setembro, o Colégio Dante Alighieri realiza a Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieri, a1ª FeNaDante, feira de projetos de ciências e tecnologia que tem como um de seus objetivos a divulgação das pesquisas de pré-iniciação científica. É a primeira mostra do colégio aberta à participação de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Nela, alunos do nono ano e Ensino Médio irão apresentar projetos nas categorias: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Humanas; Ciências Sociais e aplicadas; Ciências Exatas; Engenharia; Saúde e Tecnologia.

Centenas de trabalhos foram inscritos e submetidos a uma seleção, dos quais 130 foram escolhidos e divulgados no último dia 11 de agosto. Destes, 65 são de alunos do programa de pré-iniciação científica do Dante, o Cientista Aprendiz, e outros 65 de outras instituições.Há trabalhos de diversos estados brasileiros como Ceará; Minas Gerais; Pernambuco; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de São Paulo. Foram credenciados projetos que participaram de duas feiras nacionais: a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), em São Paulo (SP)e Expo Nacional MILSET Brasil, emFortaleza (CE). A comissão de avaliadores da FeNaDante escolheu projetos baseando-se na qualidade e no potencial de inovação que oferecem.

Os trabalhos serão apresentados nos dias 12 e 13 de setembro (ver programação completa abaixo) para bancas compostas por mestres e doutores de instituições de ensino como a Universidade de São Paulo, Unicamp, UNESP, Hospital Sírio Libanês, FAAP, ESPM, dentre outros avaliadores que possuem experiência em participação e feiras e congressos. Os projetos também passarão por votações populares no facebook, que serão usadas na contagem final para definição dos selecionados.

De acordo com os critérios seletivos, detalhados do edital da FeNaDante, serão anunciados, no dia 14, o primeiro, o segundo e o terceiro lugar de cada categoria.

“Para o Dante é um orgulho realizar a FeNaDante. É mais uma frente do colégio rumo a uma sociedade mais próspera, mais justa e desenvolvida. Juntos, usamos ciência e tecnologia para transformar realidades”, afirma Sandra Tonidandel, coordenadora-pedagógica do Dante.

Revista InCiência destaca o melhor professor do mundo – A próxima edição da revista InCiência, produzida em conjunto pela área de Ciências e pelo departamento de Marketing do Dante, será lançada durante a FeNaDante. Ela traz na capa entrevista exclusiva com Peter Tabichi, o primeiro africano a vencer o Varkey Foundation Global TeacherPrize, o mais importante prêmio de educação no mundo. Tabichi foi entrevistado pelos alunos Caetano Corrêa Vicentin e Henrique de Oliveira Mendes, alunos do sétimo ano do Dante que participam da oficina de educomunicação do Dante, a Dante em Foco. Com os US$ 1 milhão que o professor ganhou com o prêmio, o professor de Matemática e Física de uma escola rural do Quênia pretende investir na instituição em que trabalha e na comunidade. “Quero fortalecer nosso clube de talentos, o clube de ciência, os concursos interescolares e projetos científicos”, ele contou à InCiência, que será distribuída na FeNaDante e logo estará disponível no site do Dante. Ao final de seu depoimento, manda uma mensagem aos alunos brasileiros: “Olhem além de seus livros, desenvolvam seus interesses e paixões por assuntos fora da sala de aula.”

Sobre o Colégio Dante Alighieri – Fundado pela comunidade italiana, o Dante é um colégio de 106 anos que tem conseguido de forma eficiente unir sua tradição à inovação. Atende alunos desde os três anos até a terceira série do Ensino Médio. É uma das escolas que oferece o curso high school em São Paulo. Com seu programa de pré-iniciação científica, estimula a investigação e resolução de problemas sendo um dos mais premiados do Brasil em competições científicas internacionais. A abordagem da tecnologia e da experimentação científica começa já na educação infantil. Conta com infraestrutura atualizadíssima em termos de tecnologia, literatura, artes e ciências – com um dos mais proeminentes museus de História Natural escolares do Brasil. A proposta educacional se ampara na excelência do ensino para a formação de um indivíduo com consciência de suas possibilidades e limitações, munido de uma cultura que lhe permita conhecer e compreender o mundo e refletir sobre o papel do homem.

Serviço
Mostra FeNaDante
Data: de 11 a 14 de setembro (quarta-feira a sábado) de 2019
Local: Colégio Dante Alighieri, Alameda Jaú 1061, Jardim Paulistano. São Paulo, SP.
Entrada Livre

Programação


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.