Educação 360 Internacional chega à 6ª edição com presença de grandes nomes para debater o futuro da Educação

18 de setembro de 2019 Educação e Tecnologia
Educação 360 Internacional chega à 6ª edição com presença de grandes nomes para debater o futuro da Educação

Educação 360 Internacional chega à 6ª edição com presença de grandes nomes para debater o futuro da Educação

Encontro gratuito e aberto ao público recebe especialistas como Dave Cullen, Henry Readhead, Janio Carlos Endo Macedo, além de Felipe Neto e outros youtubers que dialogam com jovens. Esta será a maior edição da plataforma de Educação do Grupo Globo de Publicações

Consolidado como um dos eventos mais relevante na área de Educação no Brasil, o Educação 360 – Encontro Internacional chega a sua 6ª edição nos dias 16 e 17 de setembro em novo local, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A fim de debater o futuro da Educação no país, o evento realizado pelos jornais O Globo e Extra vai reunir grandes nomes da Educação nacionais e mundiais para promover um rico e importante intercâmbio de informações e experiências sobre iniciativas e práticas pedagógicas. Aberto ao público, as inscrições são gratuitas pelo site educacao360.com.

Depois de reunir dois mil participantes, oito palestrantes internacionais e 70 de várias partes do Brasil em 50 horas de conteúdo na última edição, a programação deste ano traz nomes do setor como Janio Carlos Endo Macedo, secretário de Educação Básica do MEC; Martin Carnoy,  professor da Universidade de  Stanford (EUA); Dave Cullen, jornalista norte-americano e autor de “Columbine” e “Parkland”; Lindy Amato, diretora da Federação de Professores de Ontário (OTF); Henry Readhead, diretor da escola Summerhill (Inglaterra) – a escola democrática mais famosa do mundo; Eduardo Bueno, jornalista, escritor e youtuber; Nélida Piñon, escritora brasileira e integrante da Academia Brasileira de Letras; Débora Garofalo, considerada uma das 10 melhores professoras do mundo pelo Global Teacher Prize 2019 – o “Nobel da Educação”; e Felipe Neto, ator, comediante, escritor e youtuber.

“Esta edição será a maior e, sem dúvida alguma, a mais eclética de todas as que já realizamos até hoje. Por isso que optamos por realizar o evento este ano na Cidade das Artes. Além dos nomes de peso nas mais variadas áreas, vamos trazer temas e discussões urgentes para todos. Precisamos falar sobre políticas públicas, metodologias, formação de professores, violência, diversidade, cultura, protagonismo aos jovens e, principalmente, conhecer o que está sendo feito de positivo no país e no mundo. Afinal, essa é a essência do Educação 360: inspirar a sociedade para, juntos, construirmos um país melhor pela Educação”, resume Roberta Ferraz, coordenadora da plataforma Educação 360.

Com dois dias inteiros de atividades, o Educação 360 contará com grandes debates, masterclasses, workshops e talks com atividades dinâmicas, oficinas makers e bate-papos com temas imprescindíveis para o futuro da Educação. No dia 16, com base em referências e pesquisas internacionais, o professor e pesquisador Martin Carnoy, da Universidade de Stanford (EUA), vai mostrar como podemos fazer – e estamos fazendo – bons professores no Brasil, durante o painel “Não há Educação boa sem professores bem formados”, no auditório principal. O jornalista Dave Cullen, que tem acompanhado tragédias e sua repercussão na vida das escolas, educadores e estudantes atingidos, por exemplo, vai participar do painel “Columbine, 20 anos”, mostrando que o massacre em uma escola numa pequena cidade do Colorado (EUA), há 20 anos, tornou-se um divisor de águas no quadro de violência que acomete escolas em muitos lugares do mundo, inclusive no Brasil, que lamentavelmente contabiliza um volume assustador de casos similares. Já Fábio Silva Vilela, pai de aluno da Escola Raul Brasil, em Suzano/SP, ao lado de Adriana Silveira, mãe de aluna e presidente da Associação dos Anjos de Realengo/RJ, refletem sobre como ajudar outras escolas e comunidades a lidar com o trauma da violência armada, no momento em que a sociedade discute a flexibilização da posse de armas. E professores vão compartilhar relatos de agressões em escolas: especialistas debatem o porquê de tantos casos e estratégias para o enfrentamento do problema na palestra “Educação em tempo de conflito”.

O tema mais urgente e desafiador da área de Educação, segundo especialistas da área, é a renovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que representa aproximadamente 60% de todos os recursos distribuídos para as redes de ensino, atendendo toda a educação básica, da creche até o Ensino Médio e que estará no painel “O Fundeb e as grandes prioridades da agenda de Educação”, no dia 16, com participação de Dorinha Seabra Rezende, professora, deputada e relatora do Fundeb; Idilvan Alencar, deputado, ex-secretário de Educação (CE); e João Marcelo Borges, diretor de Estratégia Política do Todos Pela Educação.

No dia 17, a primeira e mais famosa escola democrática do mundo será abordada na palestra ministrada por Henry Readhead, diretor da escola Summerhill (Inglaterra), que segue sendo a grande referência de um ambiente de ensino-aprendizagem estimulante, com foco na participação e protagonismo dos alunos. E, diante de uma nova geração de alunos conectados à Internet e às redes sociais, o encontro também reúne professores de diferentes disciplinas que mantém canais no Youtube, oferecendo conteúdos relevantes e ajudando a transformar e repensar a maneira de ensinar e as práticas de sala de aula. Com milhares de seguidores, professores se fortalecem como os mais novos atores do contexto da aprendizagem e participam do debate “Edutubers e influencers: Novos protagonistas, novos aliados da Educação”. Já o ator, comediante, escritor e youtuber Felipe Neto encerra o dia 17 com o painel “A Educação e a criatividade”. Para conhecer a programação completa de debates acesse educacao360.com.

Masterclasses, workshops e talks

As masterclasses, os workshops e os talks irão oferecer atividades dinâmicas preparadas especialmente para professores e ministradas por profissionais com reconhecimento nacional e internacional. Na masterclass “Os ditames da cultura”, a escritora e integrante da Academia Brasileira de Letras, Nélida Piñon, propõe que “a cultura é insidiosa, mas salva a humanidade”. Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação e diretor do Instituto Ayrton Senna, vai mostrar as lições, experiências e demandas desse início de século na masterclass “Sem educação não haverá futuro”. Pioneira no pensamento, formulação e difusão da arte-educação no Brasil, Ana Mae Barbosa conta como, nas escolas, arte e design podem funcionar como valiosos recursos de aprendizagem de todas as disciplinas. E o ator e ativista Érico Brás debate sobre o papel da Educação na autoaceitação do indivíduo partindo da construção das diferenças.

Entre os workshops destacam-se temas como movimento e inovação na educação, a geração de educadores que está revolucionando a forma de ensinar pela internet, o potencial da integração de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, entre outros.

Já nos talks estarão em pauta temas como diversidade na tecnologia, feminismo indígena, sistemas de aprendizagem e práticas pedagógicas inovadoras.

A 6ª edição do Educação 360 é uma realização dos jornais O Globo e Extra, com patrocínio da Fundação Itaú Social, Fundação Telefônica, Colégio PH e Universidade Estácio, e apoio institucional da TV Globo, Unicef, Unesco, Fundação Roberto Marinho e Canal Futura.

A plataforma Educação 360

Os jornais O Globo e Extra apresentam o Educação 360, um encontro que chega a sua 6ª edição com o objetivo de reunir pessoas que vivenciam e pensam a educação sob diferentes e novos pontos de vista e põem em prática iniciativas transformadoras.

A plataforma é composta, a cada ano, por palestras magnas com grandes nomes da educação mundial, além de mesas de debate, com representantes das esferas pública e privada, e apresentação de estudos de casos inovadores e bem-sucedidos.

Já participaram do evento os franceses Edgar Morin e Pierre Levy; a educadora Shukla Bose; o presidente do Inep José Francisco Soares; o educador português José Pacheco, da Escola da Ponte; o neurocientista José Morais, da Universidade de Bruxelas; Brian Perkings, da Universidade de Columbia, nos EUA; o sociólogo polonês Zygmunt Bauman; a gerente de Educação de Helsinke, Finlândia, Marjo Kylonnen; o especialista em Educação na China, Jiang Xueqin; Nuno Crato, ex-ministro de Educação e Ciência de Portugal; e muitos outros.

Serviço:

6ª edição Educação 360

Data: 16 e 17 de setembro de 2019

Horário: 9h30 às 19h30

Local: Cidade das Artes – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ

Site oficial: educacao360.com

Inscrições gratuitas

Redes sociais: @educacao360


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.