Elza Soares faz show gratuito no encerramento do projeto ‘Março Delas’ do Sesc RJ

27 de março de 2019 Artes e Cultura
Elza Soares faz show gratuito no encerramento do projeto ‘Março Delas’ do Sesc RJ

Elza Soares faz show gratuito no encerramento do projeto ‘Março Delas’ do Sesc RJ

Sesc RJ promove ações sobre protagonismo feminino, performances artísticas e serviços de saúde gratuitos na próxima sexta-feira, dia 29

Créditos imagens: Patrícia Lino 

Em homenagem à mulher, figura tão importante no contexto social, o Sesc RJ promove durante todo o mês de março nas unidades do Sesc RJ atividades dedicadas a refletir sobre o protagonismo feminino. A programação culmina, no dia 29 de março, com um dia inteiro de palestras, oficinas, instalações artísticas, performances e show gratuito da cantora Elza Soares, às 20h, na Praça XV. Ao todo, o Sesc RJ terá mais de 140 atividades dedicadas a discutir o protagonismo feminino.

A cantora se apresenta em performance da turnê do álbum “A Voz e a Máquina”. Acompanhada por dois músicos da cena eletrônica e um guitarrista, o quarteto é ao mesmo tempo minimalistas na formação e completo musicalmente como uma orquestra, em arranjos sob medida para a voz da Diva Pop. Samples, loops, drum machines, synths e a voz processada, desconstruída e reconstruída pelas máquinas musicais. Após dedicada pesquisa sobre a música eletrônica, Ricardo Muralha e Bruno Queiroz adicionaram ao show controladores midi de diversas naturezas, tablets e possibilidades em ”loop” de todos os instrumentos, somado as guitarras do produtor musical Rafa Barreto, resultando em arranjos originais e orgânicos.

O show é uma reunião de clássicos de carreira da artista, além de hits do momento em releituras descoladas como Computadores Fazem ArteA Carne, Mulher do Fim do Mundo, O Tempo Não Para e outros clássicos da música popular brasileira. O show ganha um tom ainda mais emocionante quando Elza Soares protesta em verso e prosa contra as mazelas da sociedade em músicas como Não Recomendado e Milagres. Mas antes, das 18h às 18h30, haverá show com Nina Rosa, seguido da performance da Dj Tammy e da oficina do passinho.

A intenção do projeto ‘Março Delas” é apresentar um olhar crítico para a sociedade, fundamentado numa análise da luta das mulheres por direitos, autonomia, protagonismo e equidade social, que reforcem o posicionamento das mulheres em relação aos diversos temas de seus cotidianos, incluindo violência e empoderamento. Faz parte do papel da instituição promover ações que retifiquem o papel fomentador de políticas públicas, promovendo ações de fortalecimento, reexistência e luta por direitos.

A programação envolve diversas áreas da instituição, com atividades da equipe de ‘Assistência’ para debater e discutir os direitos sociais e o protagonismo feminino; da equipe de ´Saúde´, trazendo informações de prevenção e tratamento; da área de ‘Lazer’, com ações de qualidade de vida e ‘Cultura’ com show de mulheres ou ligados ao universo feminino culminando com o encerramento da cantora Elza Soares.

Das 12h às 18h, o público poderá conferir gratuitamente uma série de intervenções desenvolvidas pelo Sesc RJ. Entre elas, “Poesia de Encontro – O Ontem e o Agora”, Intervenção poética sobre o empoderamento de mulheres na literatura; “Ainda sim me levanto”, intervenção poética com atriz declamando poemas/ frases de autoras da literatura brasileira, latino-americana e africana e “Fulfil”, uma sátira sobre uma gestante, a enfermeira e um pai que não se move.

Debates e palestras. A partir das 12h30, o Sesc RJ oferece espaços de falas com debates com a presença de personalidades proeminentes do universo feminino. Às 12h30, a autora Regina Navarro comanda a palestra  “Sexualidade Feminina”seguida às 14h pela atleta Fabi do Vôlei, que falará sobre “Esporte e o Femininos, desafios e vitórias”. A Bicampeã olímpica é considerada por muitos críticos do voleibol como a melhor líbero do mundo da história. Na sequência, Às 16h, a escritora Vilma Piedade e a Educadora social Tati Brandão participam da mesa “Mulheres e os espaços de fala”, mediada pela jornalista Luciana Barreto.

Oficinas. O público que passar pela Praça XV no dia 29 de março terá a oportunidade de participar das oficinas desenvolvidas pelo Sesc RJ, ações com o propósito de levar educação e uma possibilidade de geração de renda extra aos participantes. Das 12h às 18h, todos poderão fazer parte da Oficina de fanzine –  Oficina de criação coletiva de revistas dentro do contexto feminino; da Oficina de Bolsa de banner –  Produção de bolsas a partir do reaproveitamento de banner; da oficina de Estamparia manual em ecobag –  Compartilhamento de técnicas de estamparia manual em bolsas tipo ecobag; da oficina de Bijuterias – Construção de bijuterias com matérias de faço manuseio, voltados ao futuro empreendedorismo; da Oficina de Ervas Medicinais – Técnicas e ervas que nos ajudam na saúde do dia a dia.; Oficina de kokedama – técnica de origem japonesa de envolver a planta dentro de uma esfera de musgo, substrato e argila; Oficina de Tranças e Turbantes; Oficina Cosmética e Maquiagem Ecológica; Oficina de cosmética natural – Produção artesanal de desodorantes com produtos naturais e a Oficina de Automaquiagem entre outras.

Atendimento Social. As mulheres que precisarem de orientações jurídicas, poderão comparecer à tenda de “Direitos da mulher” – Advogadas, Psicólogas disposição para atendimentos, orientações e dúvidas”. A Subsecretaria de Políticas para mulheres da prefeitura do Rio de Janeiro também oferecerá atendimento social para as interessadas, assim como o Senac RJ, com ações de Beleza e Bem Estar.

Saúde. Na área de saúde, as orientações serão voltadas para a saúde da mulher, abordando a mulher como protagonista da sua saúde. Quem participar das ações de saúde, receberá ainda orientações de planejamento reprodutivo, poderá participar de Roda de conversa sobre parto natural, com sensibilização para o tema do parto natural humanizado.

Feira Crespa. Durante o dia 29 de março, produtos fabricados por diversas empreendedoras negras estarão à venda na Feira Crespa, ação afirmativa que tem como mote principal a valorização da mulher que se identifica como negra e as que são identificadas pela sociedade como tais, e com o objetivo de fortalecimento dos afro-empreendedores e aumento do repertório dos visitantes sobre a cultura afrobrasileira e sua história, além de também propor a reflexão e debate sobre temas em voga e como os participantes se projetam em diversos cenários. Tudo isso se desdobra em questões relacionais, comportamentais, práticas, no funcionamento político – econômico do nosso país, dentre outras discussões.

Das 12h às 17h, haverá a caminhada Circuito histórico Praça XV , antigo Largo do Carmo e um dos pontos mais antigos da cidade. A região era a principal porta de entrada de quem chegava pelo mar. Após a derrubada da Perimetral, a região ficou com visual mais turístico, com diversos atrativos históricos, culturais para oferecer aos participantes do walking tourA programação completa das ações do projeto Março Delas estão no link http://bit.ly/Sescrjmarçodelas.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.