Em dezembro, São Paulo será a capital da criatividade e inovação

Adeptos do movimento makers, designers, filmakers, criadores de HQs, gamers, entre outros, vão realizar suas criações ao vivo, além de ensiná-las em
três grandes eventos: Pixel Show, PlastColab e Comic Com Experience

Quer fabricar um drone em impressora 3D ou prefere aprender hand lettering em lousa com o tradicional giz?  Prefere Toy Art e Fliperama? Sem problemas, há oficinas gratuitas para ensinar a fabricá-los. Muito além das decorações de Natal, a cidade de São Paulo sediará grandes eventos de criatividade e inovação, a partir do mês de dezembro. Do dia 2 ao 17 haverá programações pagas e gratuitas que vão trazer à capital a vanguarda da criatividade mundial e satisfazer participantes de todas as idades.

Com 80% da programação gratuita e expectativa de receber 35 mil pessoas entre 2 e 3 de dezembro, o 13º Pixel Show, maior festival de criatividade da América Latina, reunirá criativos do Brasil e do mundo para palestras, workshops, atrações musicais, exibições envolvendo realidade virtual, sessões de live painting feitas ao vivo em painéis pelos melhores grafiteiros de todo o país, um festival de tatuagem com a presença da consagrada tatuadora russa Sasha Unissex, entre diversas outras atividades paralelas, que completam as 200 horas de conteúdo do Festival. O destaque da extensa programação do evento é o designer gráfico austríaco Stefan Sagmeister, da agência Sagmeister & Walsh, em Nova York, que vai exibir gratuitamente o The happy film, produção em que dirige e atua e é inédita no Brasil. O evento acontece no Espaço ProMagno.

Já entre 3 e 17 de dezembro, a avenida Paulista receberá, pela primeira vez, o PlastColab, um fablab pop-up, em formato de cubo mágico, que proporcionará experiências 100% gratuitas ligadas à inovação, criatividade e conhecimento, apostando nos makers e na robótica. Nesta última, por exemplo, será possível criar uma máquina de doces com garrafas pet. A ação visa oferecer à população o contato com tecnologias extremamente avançadas, mas ligadas a nossa realidade. Em uma das oficinas, será possível ao participante criar um drone em impressora 3D, enquanto na de Toy-Lab o tema é diversidade e inclusão. Esta oficina discute a ausência de bonecos e personagens que representem a diversidade da sociedade brasileira, estimulando os participantes a criar personagens que possuam significados próximos da nossa cultura. O braile estará presente nos brinquedos.

De 7 e 10 de dezembro, a CCXP – Comic Con Experience realizará a sua quarta edição com novidades da cultura pop e geek, lançamentos de filmes, painéis exclusivos, exposições e quadrinistas. O evento será realizado na Expo Exhibition & Convention Center.

Posts Relacionados

Albatroz – PROJETOS AMBIENTAIS OFERECEM OPORTUNIDADE PARA PROFISSIONAIS DAS MAIS DIVERSAS FORMAÇÕES

Alunos do Unifeb vão estudar liderança em Harvard com tudo pago

Profissões em alta