ENEM 2018 – Astrônoma brasileira que descobriu supernova será uma das atrações do Preparadão

Astrônoma brasileira que descobriu supernova será uma das atrações do Preparadão

     Duília de Mello, pesquisadora da Nasa, a agência espacial norte-americana, dará palestra inspiracional para estudantes do Ensino Médio;

     O diretor executivo da FUVEST, Renato Sanches Freire, leva ao palco orientações sobre o vestibular mais concorrido do País; 

     Escolas que quiserem levar mais de 40 alunos podem inscrever-se gratuitamente até dia 13/10 (sábado); 

     Line up do evento inclui experiências relacionadas a diversas disciplinas, com aulas, workshops, debates e ações de entretenimento.

A astrônoma e astrofísica brasileira Duília de Mello, reconhecida mundialmente por seu trabalho na Nasa (Agência Espacial Norte-americana), fará a primeira da série de palestras de orientação e inspiração para o público do Preparadão Universia. Duília, que também é professora titular e vice reitora da Universidade Católica de Washington, abordará o tema “Será que saber de onde viemos nos ajuda a descobrir para onde vamos?”. O festival será realizado no próximo dia 30 – a terça-feira que antecede o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) –, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Promovido pela Universia, maior rede de universidades ibero-americana, em parceria com o Santander Universidades, o Preparadão conta com curadoria de Elena Crescia, do TEDxSãoPaulo, e apresenta hoje alguns nomes do line up. Com foco no público pré-universitário, o festival vai oferecer diversas oportunidades de discussões e aprendizados para uma das fases mais importantes da trajetória escolar: a hora de escolher uma carreira e prestar os exames para ingressar na universidade.

Outro nome confirmado para o evento é Renato Sanches Freire, diretor executivo da Fuvest, que apresentará uma série de orientações e dicas para vestibulares, com foco, claro, no processo seletivo da USP. Caberá a ele mostrar o raio x de uma das provas mais concorridas do País.

Também fora das disciplinas do currículo tradicional, a jornalista e empresária Monique Evelle, idealizadora de diversos projetos sociais, abordará o tema de empreendedorismo. Monique foi eleita pela Forbes, em 2017, como uma das 30 jovens mais promissoras do Brasil.

Para a temática de Redação, um dos itens de maior peso nas provas, o Preparadão Universia terá três palestrantes, cada um com uma abordagem própria. Duas delas já estão confirmadas: uma delas é a jornalista Ana de Holanda, que falará sobre a escrita afetiva como ferramenta de transformação. Ana é editora da revista Vida Simples, embaixadora do projeto The School of Life no Brasil e palestrante do TEDX São Paulo. A outra é Anamari Sousa, educadora e escritora, que tratará do tema poesia. Também palestrande do TEDx São Paulo, Anamari ganhou notoriedade com textos sobre intolerância e adversidades.

Sobre Biologia, o festival contará com a palestra do mergulhador e premiado documentarista de natureza, Túlio Shargel. Ele irá compartilhar com o público suas experiências, de forma descontraída e didática, sobre a Megafauna do Brasil.

Química também será apresentada de uma forma descontraída e descomplicada O grupo de educadores Ciência em Show, com 18 anos de prática no ensino da disciplina, levará ao festival experiências interativas.

A programação paralela terá workshops com youtubers e influenciadores digitais, cujas presenças serão confirmadas até a data do evento. Nas áreas externas ao Ginásio, diferentes experiências estarão à disposição dos jovens: desde estandes informativos de universidades até atrações de empresas parceiras como a IBM e a plataforma de ensino online Me Salva!.  Com ativações junto ao público, mais de 20 food trucks, atividades de descompressão, entre outras atrações.

Um dos destaques é o grupo musical Os Escolhidos, formado por imigrantes e refugiados congoleses e angolanos. A banda carrega a missão de representar o continente africano por meio da música e cultura.

Para o diretor da Universia, Anderson Pereira, os participantes do festival foram escolhidos a dedo. “Trouxemos a Elena Crescia, curadora do TEDxSãoPaulo, nesse espírito de construir um line up de altíssimo nível. Todos os nomes que estamos anunciando são disruptivos, fora da curva, chegam com dicas úteis e altamente alinhadas às necessidades dos jovens nesse momento. Os estudantes que estiverem conosco no Preparadão certamente vão sair contentes com a experiência, e mais afiados para prestarem os exames do Enem e vestibulares”.

O festival buscará, ainda, quebrar oficialmente um recorde mundial: a maior aula de matemática já realizada, com mais de 5 mil alunos.

Inscrições

As escolas que se inscreverem com grupos de 40 a 100 alunos ainda podem, até o dia 13/10, aproveitar a gratuidade oferecida. Após o prazo, os ingressos poderão ser adquiridos por R$ 60 (meia entrada) no primeiro lote. Estudantes, professores, pessoas com deficiências auditivas, visuais e físicas, além de clientes Santander, têm direito à meia entrada.

Até o momento, estão confirmados mais de 90 colégios públicos, particulares e ETECS. Entre eles: Colégio Batista Brasileiro; Colégio Claretiano de São Paulo; Colégio Global; ETEC São Mateus; ETEC Irmã Agostina; ETEC Professor Camargo Aranha; ETEC Dr. Celso Giglio, entre outros.

Grandes universidades parceiras do Preparadão Universia também estarão presentes com estandes de informações e ativações aos futuros candidatos. Entre elas estão: Universidade Federal de Pernambuco, representando o Nordeste; Da região Sul, confirmaram presenças a PUC-RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Santa Catarina; Pelo Sudeste, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Unisinos, PUC-SP, PUC-Rio, Unicamp, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Federal de São Paulo, Universidade de São Paulo, Fuvest, Universidade São Judas. A região Centro Oeste terá a UNB (Universidade de Brasília). E, de âmbito nacional, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).

Formato e programação

Com curadoria de Elena Crescia, organizadora de mais de 30 TEDx pelo mundo, além do TEDxSão Paulo, o Preparadão Universia utilizará da mais alta tecnologia, para que os estudantes tenham oportunidades de vivencias com aulas, novos conhecimentos, experiências e educação. Com um formato que preza pela inovação, o festival trará uma análise profunda do ENEM e dos principais vestibulares do Brasil, com abordagem sobre Matemática, Redação, Biologia, Física e Química.

Outras áreas de atuação profissional, ligadas à educação e inovação, como astronomia, robótica, empreendedorismo, inteligência emocional e inteligência artificial, terão programações especiais, comandadas por nomes reconhecidos em suas disciplinas.

Impacto Positivo

Em 1996, o Grupo Santander elegeu o ensino superior como principal foco dos seus investimentos de cunho social, uma decisão baseada em estudos que apontaram o apoio às universidades como a maneira mais efetiva de contribuir para o desenvolvimento de um país.

No Brasil, já são mais de 35 mil bolsas de estudo, nacionais e internacionais, concedidas a estudantes das mais de 300 universidades parceiras. Neste ano, o Santander Universidades oferecerá mais de 4 mil bolsas a estudantes brasileiros. A atuação do Banco em prol da educação foi decisiva para que, no último dia 20 de agosto, a revista Fortune anunciasse a inclusão do Santander no ranking das empresas que estão mudando o mundo.

Em outra frente, via Universia, o grupo atua congregando vagas de mais de 430 portais de emprego e 2,8 milhões de currículos para fazer a ponte e oferecer oportunidades aos estudantes e recém-formados. Em 2017, a plataforma ofereceu mais de 800 mil vagas de estágio e emprego.

Serviço Preparadão Universia

 Quando: 30/10 – terça-feira – das 9h às 16h

Onde: GINÁSIO DO IBIRAPUERA – Rua Manoel da Nóbrega, 1267

Capacidade: até 10 mil inscritos, com transmissão ao vivo pela internet

Site: www.preparadao.universia.com.br

Valores: R$ 60 (meia entrada)

Para mais informações: WhatsApp (11) 951364055 – das 9h às 18h

Linha de atendimento – das 9h às 18h – 0800 878 0092

Fale conosco – preparadao.universia@tlvmail.com.br

Posts Relacionados

Secretaria Municipal de Cultura recebe propostas artísticas para a 15ª edição da Virada Cultural até 16 de dezembro

Lançamento Geek em SP: escritora Jadna Alana apresenta obra dia 16/12

Atriz Sienna Belle recebe homenagem no Prêmio Destaque Imprensa Digital 2018