Exposição – Relíquias do Mundo traz Elvis Presley, Apollo II e meteorito de 13 bilhões de anos a São Paulo

RELÍQUIAS DO MUNDO

Mostra traz Elvis Presley, Apollo II e meteorito de 13 bilhões de anos a São Paulo

Objetos que fizeram parte da história de várias gerações podem ser vistos no shopping Eldorado; entrada é gratuita

Um violão autografado por Elvis Presley, um meteorito de 13 bilhões de anos, e outro violão autografado por Jimi Hendrix em pleno Woodstock. Esses são apenas alguns dos itens que compõe a coleção de 100 peças reunidas na exposição gratuita que estreou no dia 09 de agosto, no shopping Eldorado, em São Paulo.

O acervo que deu origem à exposição é do colecionador João Muniz Júnior e é a oportunidade para que os visitantes conheçam itens raros que fizeram história em diferentes segmentos como música, entretenimento, esportes, astronomia e história. “Os objetos mostram um pouquinho das curiosidades que envolveram celebridades como Muhammad Ali e Pelé. Além de visualizar os itens raros e se emocionar, o visitante pode tirar fotos das relíquias e compartilhar a experiência com amigos e familiares”, explica Tom Abrão, produtor da exposição.

Para os fãs de música, um dos destaques é a guitarra especialmente autografada pela cantora Amy Winehouse, em 2007, para a exposição. A cantora londrina, morta em 2011 e que tinha como marca registrada a voz potente e o estilo eclético que passa pelo soul, jazz e ska, foi vencedora de cinco Grammy Awards.

Outro item que faz parte da coleção é o ingresso do último show do cantor Elvis Presley, marcado para o dia 26 de agosto de 1977. “O show seria realizado em Las Vegas, mas não chegou a acontecer, já que o cantor faleceu dez dias antes”, enfatiza.

TV E CINEMA

Na seção dedicada à tevê e ao cinema, os visitantes podem encontrar diversos objetos raros como a garrafa usada na série “Jeannie é um gênio”, autografada por todo o elenco, além do famoso tênis do filme utilizado por Marty McFly em “De Volta Para o Futuro”. Para quem curte Star Trek e Star Wars, objetos originais também não faltam, incluindo o simpático robô “R2D2” que, a qualquer hora, pode ser encontrado passeando pelo shopping.

“É interessante que a exposição contempla objetos que, de alguma forma, marcaram uma geração. Exemplo disso é que estão expostos o escudo assinado pelo Capitão América, Soldado Invernal, Agente Carter e Falcão. Além disso, clássicos como ‘Os Caças-Fantasma’, ‘Viagem ao fundo do mar’ e a série dos anos 60 do Batman também fazem parte do que o visitante irá encontrar”, diz.

A mostra contempla, ainda, um remo utilizado na cenografia do filme Titanic e um kit composto por mm baralho e fichas usadas no filme 007 – Cassino Royale, autografado pelo ator Daniel Craig.

ASTRONOMIA

Já os apaixonados por astronomia vão ter acesso a três meteoritos encontrados no estado americano do Kansas, na Bielorússia e na Sibéria – este último com tem 13 bilhões de anos, tendo chegado à Terra logo depois Big Bang. Outras curiosidades são o pedaço da Apollo II, a missão que levou o homem à Lua, e um macacão utilizado por um astronauta da NASA em missão espacial. “São peças raríssimas e que, dificilmente, seriam encontradas em museus de ciências pelo mundo”, ressalta.

MILITARIA

A exposição Relíquias do Mundo também conta um pedaço da Primeira e Segunda Grandes Guerras. Entre as peças expostas estão um pedaço de uma nave nazista da segunda guerra mundial, capacetes utilizados por soldados nas duas edições e um capacete utilizado por um piloto da Guerra das Coreias.

Pedras da batalha de Iwo Jima, com sangue dos soldados americanos, uma bandeira capturada do exército japonês assinada por todo o batalhão são peças que impressionam o visitante.

ESPORTE

Para os fãs de esporte, destaque para a bola autografada por Earvin “Magic”Johnson e também um capacete de futebol americano assinado por Walter Payton, running back lendário do Chicago Bears.

Destaque ainda para uma luva autografada e um roupão utilizado  por Mohammad Ali, o maior boxeador de todos os tempos, e a réplica da Taça Jules Rimet. “Essa taça ficou em definitivo com o Brasil depois do tricampeonato de 1970, entretanto foi roubada e nunca mais achada”, conta Abrão.

HISTÓRIA

O primeiro aparelho de reprodução de som, um fonógrafo fabricado por Thomas Edison, com mais de 110 anos, com cilindros de cera é uma raridade que se encontra na exposição. Um pedaço do muro de Berlim e até uma mini-guitarra autografada pelo ex-presidente americano Jimmy Carter estão na mostra.

“Todas as peças tem uma história, todas as peças são autênticas e oficiais. Poucos museus no mundo podem ter a chance de ter uma coleção tão variada quanto a Relíquias do mundo”, enfatiza Tom Abrão

SERVIÇO

Local – Shopping Eldorado

Piso – L3

A exposição Relíquias do Mundo tem entrada gratuita e funciona todos os dias de segunda a sexta  das 14h às 22h. Sábado 10h às 22h. Domingos e feriados das 14h às 20h.

Posts Relacionados

Fernando Henrique Cardoso é o vencedor da 22° edição do Prêmio Professor Emérito

ENEM 2018 – Astrônoma brasileira que descobriu supernova será uma das atrações do Preparadão

SESC Copacabana – Circo di SóLadies domingo no Festival Internacional de Comicidade Feminina