Festa da Francofonia em São Paulo chega à 10ª edição com exposição, show na Av. Paulista e mostra de cinema

1 de março de 2019 Divulgação
Festa da Francofonia em São Paulo chega à 10ª edição com exposição, show na Av. Paulista e mostra de cinema

Festa da Francofonia em São Paulo chega à 10ª edição com exposição, show na Av. Paulista e mostra de cinema

A cantora canadense La Bronze anima o palco da FIESP na Paulista Aberta e o Sesc Vila Mariana exibe filmes em francês com ingresso gratuito

Dia Internacional da Francofonia é comemorado no dia 20 de Março, período no qual as instituições francófonas se reúnem para celebrar a pluralidade e solidariedade entre as culturas. Em São Paulo, a Festa da Francofonia chega a sua décima edição, trazendo uma programação em endereços de referência da cidade, como a Av. Paulista, o Sesc Vila Mariana e o MIS (Museu da Imagem e do Som).

Música

A canadense La Bronze volta ao Brasil após sua participação na edição de 2018 da SIM (Semana Internacional de Música). Da região de Québec, a cantora de nome Nadia Essadiqi vai animar o palco da FIESP no domingo 17/03, às 16h, durante a Paulista Aberta, misturando música eletrônica, rock e pop.

Cinema

O Sesc Vila Mariana concentra a Mostra de Filmes da Francofonia entre os dias 21 e 29/03, com oito sessões. Com ingressos gratuitos e legendas em português, a programação terá as produções A Nossa Espera (França/Bélgica), Bécassine! (França), Me Tira Uma Dúvida (França), Félicité (França), Fortuna (Suíça/Bélgica), Le Vent Tourne (Suíça / França / Bélgica), Hochelga, Terra das Almas (Québec/Canadá), Pieds Nus dans l’Aube (Québec/Canadá).

Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do local.

A Aliança Francesa retoma o Cinéclub em março, com o ciclo “Partidas e Retornos”, que tem início com o longa quebequense Oscillations, de Ky Nam Le Duc, inédito no Brasil. A sessão será no dia 31/03, a partir das 9h30, com um café da manhã francês. Os ingressos a R$ 8,00 podem ser adquiridos pelo site www.veloxtickets.com.br.

Pelo segundo ano consecutivo, o Governo do Canadá no Brasil traz para a Festa da Francofonia uma semana inteira de animações canadenses on-line e de graça! O festival AnimaCanadá na Francofonia terá sua segunda edição entre os dias 18 e 24/03. Com produções da NFB National Film Board of Canada / ONF Office national du film du Canada, o público poderá conferir animações de diferentes gerações com mensagens fortes e reflexivas sobre o nosso cotidiano. Cada filme ficará disponível na página do Canadá no Brasil por 24h para o público assistir e curtir o melhor da animação canadense. Mais informações na página www.facebook.com/CanadanoBrasil/
Variedades

A Festa da Francofonia 2019 tem uma programação diversificada com o Teatro Aliança Francesa e a única sessão de Louis Aragon, je me souviens, inspirada no poeta francês, com o ator Damien Gouy e montagem da Théâtre National Populaire. Encenada em francês, a apresentação ganha legendas em português.

A MITsp (Mostra Internacional de Teatro) integra a programação da Festa da Francofonia com duas produções francesas: O Alicerce das Vertigens, de  Dieudonné Niangouna, e Partir com Beleza, de Mohamed El Khatib. Destaca-se ainda na abertura do MITsp a peça A repetição, do diretor suíço Milo Rau, um dos mais importantes e comentados nomes do teatro documental contemporâneo, com trabalhos que envolvem coproduções internacionais, atualmente à frente do teatro NTGent na Bélgica. Dele ainda poderão ser vistos os espetáculos Compaixão e Cinco Peças Fáceis.

Os eventos seguem com a exposição Olhares Cruzados, uma iniciativa da Câmera de Comércio Brasil-Canadá, promovendo o intercâmbio cultural entre cidades canadenses e brasileiras a partir da visão de dois fotógrafos, um de cada país. A exposição ocupa o MIS (Museu da Imagem e do Som) entre os dias 20/03 e 07/04 e a estação Clínicas do metrô (Linha Verde), a partir do dia 10/03.

O Sesc 24 de Maio recebe o Sarau dos Refugiados, que acolhe e discute a situação das pessoas em situação de refúgio no Brasil a partir de manifestações culturais diversas.

Francofonia em São Paulo

Festejar a data é, sobretudo, mostrar que a francofonia é pluralista e moderna, compartilhando os valores francófonos. Atualmente 300 milhões de pessoas espalhadas pelos cinco continentes falam francês, segundo dados do Observatoire de la langue française.

Com a articulação entre os Consulados Gerais da Bélgica, Canadá, França, Suíça, Líbano, Escritório do Québec em São Paulo, Aliança Francesa de São Paulo, Institut Français au Brésil, Sesc SP, Livraria Francesa e Apfesp, a Festa da Francofonia em São Paulo teve sua primeira edição em 2010 e já contou com nomes como Stromae, Zaz, Ariane Moffatt, Arleen Thibaut, David Giguère, entre outros, valorizando uma nova geração de artistas.

Serviço:
Festa da Francofonia em São Paulo – 10ª Edição
De 10/03 a 31/03
Programação completa no site: www.aliancafrancesa.com.br/francofoniasp

Espaços com programação:

Aliança Francesa Unidade Faria Lima | www.aliancafrancesa.com.br
Casa do Povo | casadopovo.org.br/
Centro Cultural Fiesp | centroculturalfiesp.com.br/
Estação Clínicas do metrô | www.metro.sp.gov.br/
MIS | www.mis-sp.org.br/
Reserva Cultural | reservacultural.com.br
Sesc 24 de Maio | www.sescsp.org.br
Sesc Pinheiros | www.sescsp.org.br
Sesc Vila Mariana | www.sescsp.org.br
Teatro Aliança Francesa | www.teatroaliancafrancesa.com.br

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.