Galpão Cine Horto lança edital para projetos musicais

12 de junho de 2019 Artes e Cultura
Galpão Cine Horto lança edital para projetos musicais

GALPÃO CINE HORTO ABRE NOVA FRENTE DE ATUAÇÃO E LANÇA EDITAL PARA ESTREITAR LAÇOS COM A CENA MUSICAL

Cine Horto Som & Fúria prioriza lançamentos de CD, DVD ou shows inéditos de artistas    para compor uma jornada dupla de apresentações musicais, um final de semana por mês

Após duas décadas de foco prioritário nas artes cênicas, o Galpão Cine Horto expande sua atuação e intensifica a partir de agora os movimentos de aproximação com a cena musical mineira. O primeiro passo concreto nesta direção é o projeto Cine Horto Som & Fúria, uma vitrine da nova safra de artistas de Minas Gerais, que lançou edital no dia 05 de junho.

Espécie de hub criativo materializado numa série de encontros regulares, o projeto terá programação centrada neste primeiro momento em duas datas mensais, sequenciadas, na última sexta e sábado de cada mês. A seleção para as atrações de sexta será feita por meio do novo edital; as de sábado, por curadoria. Cada noite dará ênfase a um perfil de artista.

O edital recebe inscrições até 30 de junho. Os escolhidos serão conhecidos em 5 de julho, em festa de lançamento do projeto. Os shows da primeira temporada vão de agosto a novembro. Os critérios de seleção e o formulário de inscrição podem ser acessados, a partir de 5 de junho, pelo site do GCH, via www.galpaocinehorto.com.br.

Holofotes para a cena emergente

O objetivo da programação de sexta é voltar os holofotes, prioritariamente, a artistas que estejam lançando CDs, DVDs, videoclipes ou que apresentem propostas de shows inéditos. No sábado, a intenção é estimular o encontro de gerações, gêneros e estilos musicais diversos, com dois artistas que apresentam shows compactos individuais e, na terceira parte da noite, dividem o palco numa performance conjunta –com vocação para uma jam session ampliada, de improviso, e a eventual participação de músicos que estejam na plateia.

Os shows de sexta serão gravados em áudio e vídeo. A íntegra do material bruto será colocada à disposição do artista. Além de toda estrutura de palco, som e luz, as atrações selecionadas terão direito a um cachê simbólico. A programação de sábado começa à tarde, com uma ocupação ampliada dos diferentes espaços do GCH, numa série modular e flexível de ações integradas (feira, palestras, debates, oficinas, pocket shows adultos ou infantis) ao longo de todo dia, que culmina no grande encontro musical no período da noite, em formato de celebração festiva.

Nestes dias, o Galpão Cine Horto funcionará também como bar, privilegiando parcerias com marcas de bebidas e petiscos mineiros.

Efervescência cultural fora da Centro-sul

O projeto consolida uma experiência acumulada de duas décadas do Galpão Cine Horto (GCH) em favor do fortalecimento do cenário das artes de Belo Horizonte. Voltado à pesquisa, formação, fomento e estímulo à criação, com ênfase no campo das artes cênicas, o centro cultural do Grupo Galpão firmou-se como referência, reconhecido como um dos principais centros de efervescência cultural de Minas Gerais e do país.

Em 2019, o GCH intensifica o diálogo e as parcerias com a cena musical, acentuando um movimento tímido mas crescente de aproximações. No ano passado, o GCH acolheu cinco eventos musicais em sua programação, frente a 65 de artes cênicas. Com este edital, começa a buscar um equilíbrio cada vez maior entre estes números, oferecendo-se como espaço privilegiado para o exercício da inquietação e da inovação em processos formativos e criativos também na área musical.

A iniciativa ganha relevância especial pelas características do território onde o centro cultural está inserido, na região Leste da cidade, em contraponto à carência de espaços com capacidade e interesse de abrigar a cena musical para além do eixo centro-sul.

Cine Horto Som & Fúria vai promover a ocupação do GCH de forma integrada e orgânica, em parceria com a comunidade artística. O projeto posiciona o GCH como espaço de encontro de cantores, compositores, instrumentistas, técnicos pesquisadores e jornalistas especializados com o público interessado pela área. Pretende dar visibilidade à geração emergente e à criação mais inquieta, de todos os tempos, por meio de uma plataforma de promoção, difusão, capacitação, articulação e formação de públicos e redes.

 

Patrocinadores-parceiros

O Galpão Cine Horto conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e apoio da Usiminas e VLI, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, além de recursos viabilizados via Lei Municipal de Cultura de Belo Horizonte. O aporte financeiro do Instituto Unimed-BH é viabilizado por mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores.

Cine Horto Som & Fúria tem a parceria da Murillo Corrêa & Cia – Som e Luz.

SERVIÇO

CINE HORTO SOM & FÚRIA – Edital de Seleção de Iniciativas Musicais | Galpão Cine Horto

Inscrições: 5 a 30 de junho de 2019

Edital e formulário de inscrições: www.galpaocinehorto.com.br

 


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.