Goethe-Institut oferece aulas experimentais de alemão, sorteios e gastronomia da Alemanha no Dia das Portas Abertas

O Goethe-Institut, instituto cultural oficial da Alemanha para difusão do idioma e da cultura do país, promove, no dia 29 de setembro (sábado), das 17h30 às 22h, o seu Dia das Portas Abertas. O evento faz parte da iniciativa “Jornadas Alemãs”, uma semana de comemorações em virtude do Dia da Unificação Alemã (três de outubro), coordenada pelo Consulado Geral da Alemanha em São Paulo. O evento conta também com o apoio da agência de turismo Senator.

Quem quer conhecer o Instituto poderá participar de várias atividades, como aulas experimentais de alemãopalestras sobre estudos na Alemanhakaraokê com músicas alemãs e sorteios. Além disso, o público pode provar comidas e bebidas típicas do país, como bretzelcurrywurstsalsichas diversas e cervejas do país.

Atrações do dia são as aulas experimentais de alemão a serem ministradas por professores do Goethe-Institut, e as palestras “Comunicação Intercultural entre Alemães e Brasileiros”, com o professor Roberto de Carvalho e “A política cultural da Alemanha no exterior”,com Paul Leonhardt, do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo.

Os jogos digitais são um dos pontos altos da festa, que vai contar com gamesóculos de realidade virtualum rally digital através do Instituto e workshops de vídeo 360 graus e de óculos 3D. Além disso, o coletivo Coletores, que trabalha com arte urbana, fará um videomapping no pátio interno do Instituto.

Por falar em música, para que o público solte a voz, em alemão, é claro, será organizado um karaokê com músicas alemãs. A partir das 20h, o DJ Holger Beier anima a pista.

Diversas instituições estarão presentes com seus estandes: o Consulado Geral da Alemanha, o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e a APPA (Associação Paulista de Professores de Alemão) irão disponibilizar informações ao público.

Além das tradicionais comidas alemãs – salsichas, Leberkäse (bolo de carne), pães, salada de batata e Spätzle (macarrão caseiro) –, comidas de vários países, terão lugar na Praça de Alimentação: barracas de batata suíça, doces brasileiros, tapioca e, claro, cervejas alemães e brasileiras artesenais.

Alunos e visitantes concorrem a uma viagem para a Alemanha e a bolsas de estudo no Goethe-Institut São Paulo. A festa é aberta ao público e a entrada é gratuita.

SERVIÇO

Dia das Portas Abertas no Goethe-Institut São Paulo

Sábado, 29 de setembro de 2018, das 17:30h às 22h

Goethe-Institut São Paulo

  1. Lisboa, 974, Pinheiros, São Paulo

Evento gratuito|Aberto ao público

Informações: cultura@saopaulo.goethe.org

www.goethe.de/saopaulo

O GOETHE-INSTITUT Parceria e diálogo. Com base nestes conceitos, o Goethe-Institut está ativo há mais de 50 anos no Brasil. Sua rede, à qual fazem parte cinco Institutos Goethe no Brasil, um centro Goethe e diversas instituições culturais, unifica as boas relações entre a Alemanha e o maior país da América do Sul. O que começou há 50 anos na casa Goethe, com a apresentação da cultura alemã, se desenvolveu continuamente de forma institucional e programática. O foco hoje situa-se na inovação, nos experimentos, nos processos de longo prazo, e na troca e colaboração de artistas, escritores e intelectuais de ambos os países.

Mais de 9 mil brasileiros e brasileiras aprendem alemão, anualmente, em um dos Goethe-Institut, em salas de aula equipadas eletronicamente

através de métodos com uma didática centrada no aluno. Com um acervo de 14.000 livros e 3.000 mídias eletrônicas, a biblioteca do Goethe-Institut São Paulo é a maior biblioteca de todo o Brasil dedicada à Alemanha.

O Goethe-Institut é parte integrante da infraestrutura cultural de São Paulo e atua dentro de uma grande e diversa rede de parceiros. Projetos concebidos em conjunto, coproduções, residências artísticas, discussões sobre temas globais como mudança climática, biodiversidade, planejamento urbano, entre outros, vão além da mediação da cultura alemã e descrevem perspectivas futuras.

 

Posts Relacionados

11º Bienal da UNE acontece na Bahia para reencontrar o Brasil num grande festival

Músicos de São Paulo são selecionados para integrar a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro

Filme “A Pedra da Serpente” é escolhido para o Los Angeles Brazilian Film Festival