Grupo brasileiro teatral apresenta obra inspirada em textos de Benedetti e Galeano na capital uruguaia

Uruguai recebe obra de grupo teatral brasileiro inspirada em textos de Benedetti e Galeano

Temporada Internacional da companhia brasileira PONTO DE PARTIDA apresenta no Teatro El Galpón, na capital uruguaia,  “VOY A VOLVER” inspirada em obras de escritores uruguaios

 

A companhia teatral brasileira Ponto de Partida apresenta “Voy a Volver” entre os dias 18 e 22, e 28 e 29 de abril, em Montevidéu.

A apresentação, que ocorrerá na sala César Campodónico do teatro El Galpón, trata-se de uma obra, que representa a resistência latino-americana ao exílio, a diretora geral Regina Bertola se baseou e inspirou em textos dos escritores uruguaios Mario Benedetti y Eduardo Galeano, amarrando a trama de própria autoria aos testemunhos reais de atores da época que deram origem as histórias, situações e improvisos bem dramáticos da obra.

Conta a história real de perseguição que o grupo teatral mais antigo da América Latina: El Galpón, de Montevideo, sofreu durante a ditadura. Tiveram seus teatros, escolas, patrimônios e status legal expropriados, alguns dos integrantes foram presos e torturados. Os que permaneceram em liberdade formaram novos grupos de resistência artística e outros foram exilados por anos no México, onde, curiosamente, viveram uma das fases mais efervescentes da companhia. Após os anos de exílio, de volta a casa, foram recebidos e ovacionados por milhares de pessoas que lotaram a Rambla de Montevidéu.

A intervenção busca conscientizar os visitantes da importância falar do tema, ainda que polêmico, como parte do respeito ao livre arbítrio de cada um incluso dentro do universo da arte. A capital uruguaia dá um banho de cultura, civilidade e arte. Assunto mais que interessante para quem estiver por lá.

 

SERVIÇO

Funções: de 18 a 22 de abril – 28 e 29

Quarta a sábado às 20:30 h, domingos às 19:00 h

Dramaturgia e direção geral: Regina Bértola

Ingressos: aproximadamente 72 reais.

Fonte: Teatro El Galpón

Foto divulgação / teatro Ponto de Partida

Posts Relacionados

Parceiros da Educação lanca Campanha de financiamento coletivo para escolas da rede pública de SP

INSTITUTO AYRTON SENNA INAUGURA EXPOSIÇÃO “O LEGADO DE UM ÍDOLO” NO METRÔ DE SÃO PAULO

ABERTAS AS INSCRIÇÕES DA 4ª MOSTRA DE CORAIS DE FLORIANÓPOLIS