Grupo brasileiro teatral apresenta obra inspirada em textos de Benedetti e Galeano na capital uruguaia

Uruguai recebe obra de grupo teatral brasileiro inspirada em textos de Benedetti e Galeano

Temporada Internacional da companhia brasileira PONTO DE PARTIDA apresenta no Teatro El Galpón, na capital uruguaia,  “VOY A VOLVER” inspirada em obras de escritores uruguaios

 

A companhia teatral brasileira Ponto de Partida apresenta “Voy a Volver” entre os dias 18 e 22, e 28 e 29 de abril, em Montevidéu.

A apresentação, que ocorrerá na sala César Campodónico do teatro El Galpón, trata-se de uma obra, que representa a resistência latino-americana ao exílio, a diretora geral Regina Bertola se baseou e inspirou em textos dos escritores uruguaios Mario Benedetti y Eduardo Galeano, amarrando a trama de própria autoria aos testemunhos reais de atores da época que deram origem as histórias, situações e improvisos bem dramáticos da obra.

Conta a história real de perseguição que o grupo teatral mais antigo da América Latina: El Galpón, de Montevideo, sofreu durante a ditadura. Tiveram seus teatros, escolas, patrimônios e status legal expropriados, alguns dos integrantes foram presos e torturados. Os que permaneceram em liberdade formaram novos grupos de resistência artística e outros foram exilados por anos no México, onde, curiosamente, viveram uma das fases mais efervescentes da companhia. Após os anos de exílio, de volta a casa, foram recebidos e ovacionados por milhares de pessoas que lotaram a Rambla de Montevidéu.

A intervenção busca conscientizar os visitantes da importância falar do tema, ainda que polêmico, como parte do respeito ao livre arbítrio de cada um incluso dentro do universo da arte. A capital uruguaia dá um banho de cultura, civilidade e arte. Assunto mais que interessante para quem estiver por lá.

 

SERVIÇO

Funções: de 18 a 22 de abril – 28 e 29

Quarta a sábado às 20:30 h, domingos às 19:00 h

Dramaturgia e direção geral: Regina Bértola

Ingressos: aproximadamente 72 reais.

Fonte: Teatro El Galpón

Foto divulgação / teatro Ponto de Partida

Posts Relacionados

Jovem autor mexicano lança livro ‘Ninguém precisa acreditar em mim’ em São Paulo

Wilson Simonal, que completaria 80 anos esse ano, é destaque em documentário que estreia no Curta!

Concerto – Orquestra de Sopros Banda Filarmônica do Rio de Janeiro – Theatro Municipal do Rio de Janeiro – 03 de junho