Grupo Pandora celebra 3 anos de Ocupação Artística em PERUS com Programação Especial

Grupo Pandora de Teatro comemora 3 anos da Ocupação Artística Canhoba com grande ato artístico em Perus!

Em sua 5ª edição, o Ato Artístico Coletivo Cimento Perus celebra a Memória e Resistência do bairro de Perus e comemora o aniversário de 3 anos da Ocupação Artística Canhoba, com atividades culturais gratuitas.

Grupo Pandora promove 5º Ato Artístico Coletivo Cimento Perus com diversas atrações gratuitas!

Entre os dias 08 e 20 de Fevereiro o Grupo Pandora de Teatro – integrante do Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus – com o apoio da 30ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, realiza o 5º Ato Artístico Coletivo Cimento Perus, com ações de formação e fruição cultural na Ocupação Artística Canhoba, zona noroeste da capital.

A programação especial celebra a Memória e Resistência do bairro de Perus e comemorar o aniversário de 3 anos da Ocupação Artística Canhoba. O espaço, que atualmente é gerido pelo Grupo Pandora de Teatro, foi construído em 2010 pela Prefeitura de São Paulo para abrigar um Ponto de Leitura da cidade. Porém a obra foi paralisada e o espaço nunca chegou a cumprir função social. Abandonado e degradado, acabou virando ponto de encontro de usuários de drogas, trazendo medo e incômodo para a população local.

Em Fevereiro de 2016, com a colaboração dos moradores locais e com a ajuda de diversos coletivos, o Grupo Pandora realizou a revitalização do espaço e o transformou em um polo cultural que recebeu o nome de Ocupação Artística Canhoba – Cine Teatro Pandora. Desde a sua criação, o espaço estabeleceu uma grande conexão com o território que o cerca e com a população local.

O 5º Ato Artístico Coletivo Cimento Perus contará com apresentações de Teatro, Circo, Dança, Oficinas, apresentações musicais e outras atividades recomendadas para o público de todas as idades.

A abertura do evento acontece no dia 08 de Fevereiro, às 20h, com a apresentação do espetáculo “Relicário de Concreto” do Grupo Pandora de Teatro, peça inspirada nas memórias dos trabalhadores da Fábrica de Cimento Portland Perus e na Greve dos Queixadas. O espetáculo também será apresentado nos dias 09, 15 e 16 de Fevereiro, sextas às 20h e sábados às 19h. Todas as apresentações serão seguidas de bate-papos com pesquisadores, moradores do bairro e ex-trabalhadores da fábrica.

No sábado, dia 09 de fevereiro, às 16h, o Circo Teatro Palombar apresenta “A Fabulosa Charanga dos Excêntricos”. No domingo, 17 de Fevereiro, às 15h, tem apresentação do espetáculo “Cheiro de Jabuticaba” com o Coletivo Entre Nós, de São Roque/SP, e às 19h, é a vez do espetáculo circense “Cabaré dos Corações Despedaçados” com o Coletivo Pareia. No mesmo dia, acontecerão intervenções de resultados das oficinas de Dança Contemporânea (com Rodrigo Vicente) e Breaking (com Bboy Boca), além da apresentação do Bloco Afro Embondeiro Queixada com muito maracatu, samba reggae, baião e outros ritmos de tradições nacionais.

O domingo dia 10 de Fevereiro está recheado de atrações para crianças de todas as idades.  De 15h às 18h, acontece o “Dia do Brincar: Mímica – Brincando com a palavra não dita” com integrantes do projeto Brincantes em Ação. Em seguida, às 18h, a Cia. Variante apresenta o espetáculo infantil “Zepelim (ou O balão que nunca existiu)”. Na sexta dia 15 às 16h, o Teatro da Neura apresenta seu espetáculo de rua “A Menina com a Cabeça de Bola”.

Fazem parte ainda da programação uma Oficina de Palhaço com Rodrigo Veloso (13 de fevereiro), Oficina de Performance com Diego Marques (14 de fevereiro), Sarau Pretas Peri com a participação de Katia Castañeda, moradora de Perus e autora do livro “Poesia – o grito de resistência” (16 de fevereiro), Vivência em esportes radicais com rapel-ascensão, slackline, pêndulo entre outros, com o Educador Físico Rodolfo Vetore (17 de fevereiro), e uma apresentação especial do espetáculo “Fêmea” da Cia. do Despejo (14 de fevereiro), convidando o público a refletir sobre a marginalização social feminina, com uma narrativa construída através de corpos femininos e da musicalidade ao vivo.

O encerramento acontece na quarta-feira, dia 20 de Fevereiro, data exata em que o Grupo Pandora comemora 3 anos da Ocupação Artística Canhoba. A festa de encerramento contará com apresentação da Oficina de Dança Contemporânea, às 18h, e com o show da Banda Pariá – Som das Pretas às 19h.

Mais informações em: grupopandora.blogspot.com.br e movimentofabricaperus.wordpress.com
Facebook: www.facebook.com/ocupacaoartisticacanhoba e www.facebook.com/grupopandora.deteatro

Programação 5º Ato Artístico Coletivo Cimento Perus

Quando: 08 de Fevereiro 2018 (sexta-feira)

20h – Espetáculo “Relicário de Concreto” com Grupo Pandora de Teatro seguido de bate-papo com pesquisador Euler Sandeville. Livre

Quando: 09 de Fevereiro 2018 (sábado)
16h – Espetáculo de circo “A Fabulosa Charanga dos Excêntricos ” com Circo Teatro  Palombar. Livre
19h – Espetáculo “Relicário de Concreto” com Grupo Pandora de Teatro seguido de bate-papo com Sr. Sebastião Silva, ex-trabalhador da Fábrica. Livre

Quando: 10 de Fevereiro 2018 (domingo)
15h às 18h – Dia do Brincar: Mímica – Brincando com a palavra não dita do projeto Brincantes em Ação. Livre.
18h – Espetáculo de Teatro Infantil “Zepelim (ou O balão que nunca existiu)” com a Cia. Variante. Livre

Quando: 13 de Fevereiro 2018 (quarta-feira)
16h às 18h – Oficina de Dança Contemporânea com Rodrigo Vicente. Livre
18h30 às 22h30 – Oficina de Palhaço com Rodrigo Veloso. Acima de 16 anos. 20 vagas

Quando: 14 de Fevereiro 2018 (quinta-feira)
14h às 18h – Oficina de Performance com Diego Marques. Acima de 16 anos. 20 vagas
19h – Espetáculo “Fêmea” com Cia. do Despejo. Acima de 12 anos.

Quando: 15 de Fevereiro 2018 (sexta-feira)
10h às 12h – Oficina de Breaking com Bboy Boca. Livre
16h – Espetáculo “A menina da cabeça de Bola” com Teatro da Neura. Livre
20h – Espetáculo “Relicário de Concreto” com Grupo Pandora de Teatro seguido de bate-papo com Regina e Mário Bortoto, representantes do Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento Perus. Livre

Quando: 16 de Fevereiro 2018 (sábado)
10h às 12h – Oficina de Breaking com Bboy Boca. Livre

15h – Sarau Pretas Peri + Katia Castañeda. Livre
19h – Espetáculo “Relicário de Concreto” com Grupo Pandora de Teatro seguido de bate-papo com a jornalista Jéssica Moreira. Livre

Quando: 17 de Fevereiro 2018 (domingo)
10h às 14h – Arborismo. Acima de 8 anos
14h – Espetáculo “Cheiro de Jabuticaba” com Coletivo Entre Nós
16h – Apresentação da Residência Breaking
16h30 – Intervenção “Inteiro” da Oficina de Dança Contemporânea
17h – Bloco afro percussivo “Embondeiro Queixada”
19h – Espetáculo de circo “Cabaré dos Corações Despedaçados” com o Coletivo Pareia. Acima 12 anos

Quando: 20 de Fevereiro 2018 (quarta-feira)
18h – Apresentação “Amor para (re)existir” da Oficina de Dança Contemporânea
19h – Show com a Banda Pariá – Som das Pretas

Serviço

5º Ato Artístico Coletivo Cimento Perus
Datas: de 08 a 20 de fevereiro de 2019
Entrada: Gratuita
Local: Ocupação Artística Canhoba – Cine Teatro Pandora, Rua Canhoba, 299 – Vila Fanton – Perus

Informações por e-mail: grupopandoradeteatro@yahoo.com.br

Posts Relacionados

“Hertz – Peixes Nunca Dormem”, de Fernando Martins, ocupa a Oficina Cultural Oswald de Andrade

Inscrições para a Residência Artística FAAP prorrogadas até 15/02

Respeitável público, o Circo do Asfalto está viajando pelo baixo Rio São Francisco!