Ícaro Cia de Dança realiza audição para o espetáculo By Chopin

ÍCARO CIA DE DANÇA REALIZA AUDIÇÃO PARA O ESPETÁCULO BY CHOPIN

Espetáculo inspirado na Comédia Dell´arte

Foto: Acervo da Cia / Fotógrafo: Bruno Borghi

A Ícaro Cia de Dança está selecionando bailarinos profissionais com base clássica e neoclássica para o espetáculo By Chopin, captado no PROAC-ICMS de São Paulo. Espetáculo neoclássico que utiliza recortes da obra musical do gênio do período romântico na Europa: Frederic Chopin. A seleção musical busca momentos intimistas do compositor, ao piano e finaliza com uma obra sinfônica, que remete naturalmente a um conjunto.

Inspiração de coreografias, personagens e figurino: Comédia Dell´arte

A commedia dell’arte foi uma forma de teatro popular improvisado, que começou no séc. XV na Itália e se desenvolveu posteriormente na França e que se manteve popular até o séc. XVIII. A “Commedia dell’arte” vem se opor à “Comédia Erudita”, também sendo chamada de “Commedia All’improviso” e “Commedia a Soggetto”. Esta forma ainda sobrevive através de alguns grupos de teatro.

Ícaro Cia de Dança

A Ícaro Companhia de Dança surgiu na Cidade de São Paulo no ano de 2005. numa mostra de dança no Teatro Sérgio Cardoso em São Paulo. Em um tempo onde as Cias Paulistanas tem a base do seu trabalho técnico pautado nas Técnicas de Dança Contemporânea, a Cia nasceu para ser diferente… nasceu para defender o estilo neoclássico e provar que é possível uma convivência saudável entre todas as tribos. O nome “Ícaro” veio mesmo do sonho da lenda grega, onde acreditamos que cada um pode ter asas para voar atrás de seus objetivos, mas sempre com prudência e segurança, para que a cera das asas não derreta ao calor do sol.

Um pouco do Histórico da Cia

Em 2005 foram criadas duas explorações coreográficas: Carmen e Momentos de Holanda. Os espetáculos estrearam no Teatro Sérgio Cardoso e seguiram temporadas apresentado-se em teatros na Grande São Paulo. Foi visto por mais de 10 mil pessoas. Em 2009, o espetáculo Bach Barock Brasilien estreou no Teatro Brigadeiro e seguiu por uma temporada ininterrupta durante os anos de 2009 a 2010, onde a companhia apresentou-se nas cidades de Brasília, Curitiba e São Paulo através do circuito “Caixa Cultural”, seguindo pelo Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, Uberlândia (no Teatro Rondon Pacheco) e através de convênio com o Município de São Paulo, promoveu um trabalho de formação de público nos Centro de Ensino Unificado. Mais de 15 mil pessoas acompanharam nosso trabalho, mais de 5 mil crianças tiveram contato com o estilo neoclássico ou clássico pela primeira vez em suas vidas.

No triênio 2012 a 2015, a Cia fundamentou seu elenco e desenvolveu a coreografia “Fascinação – Espetáculo de Dança na Obra de Elis Regina”. Estreou no Teatro Gazeta em São Paulo, e seguiu pelas cidades de Guarulhos, Araras e São José dos Campos, prosseguindo para Belo Horizonte, já com horizontes de terras mineiras. Em continuação com sua parceria com a Prefeitura de São Paulo, apresentou-se nos Centros de Ensino Unificados, além de promover a realização Oficinas de Ballet Clássico e Fotografia para a dança, a mais de 1.600 crianças e jovens. Este espetáculo alcançou um público total de 20 mil pessoas, entre espetáculos e oficinas.

SOBRE O DIRETOR E COREÓGRAFO RESIDENTE:

Glauco Fernando  é Diretor Artístico, Coreógrafo e Bailarino da Ícaro Cia de Dança desde a sua fundação, em 2005 – formado pela Prof(a) Silvia Cibele, através do Silci Ballet em Ballet Clássico, repertório e Pas de Deux, freqüentando as seguintes escolas internacionais: Escola Acadêmica e Coreográfica do Ballet Bolshoi em Moscou e também, Centro Prodanza em Havana. Foi membro solista da COMPANHIA DE NITERÓI, lá permanecendo de 2001 até julho de 2002. De Outubro a Dezembro de 2002, participou do corpo de baile do CISNE NEGRO, durante a montagem do Espetáculo “O QUEBRA-NOZES”. É Diretor Artístico e Coreógrafo da Ícaro Cia de Dança desde 2005, tendo sido premiado em diversos festivais no Estado de São Paulo com o conjunto coreográfico do espetáculo Bach Barock Brasilien, espetáculo este que circulou nacionalmente entre os anos de 2009 e 2011 através do circuito CAIXA Cultural e produções próprias da Artesofia. Em 2011 coreografou o espetáculo Fascinação – Espetáculo de Dança na obra de Elis Regina, que circulou pelo estado de São Paulo e visitou também Belo Horizonte.  Em maio de 2017 fundou a OPHU – Orquestra Philarmônica de Uberlândia, em atividade contínua naquela cidade. Atualmente, além de Diretor atua como professor de dança em várias escolas da capital e do interior paulista.

AUDIÇÃO ÍCARO CIA DE DANÇA

Bailarinos e bailarinas profissionais :  com base e técnica em dança clássica.

Total: 11 VAGAS

4 BAILARINOS E 7 BAILARINAS

Idade:  de 18 a 25 anos

Recebimento de Currículos: Até o dia 25 de outubro de 2018

Audição em São Paulo no mês de novembro.

LOCAL: Será Informado aos pré selecionados após análise de currículo e foto.

ATENÇÃO

Os currículos acompanhados de 1 (UMA) foto de corpo inteiro atual (rapazes com malha inteiriça e moças com collant e meia calça)  (ATÉ 2MB), juntamente com cópia do RG Frente e Verso e do D.R.T.,  devem ser enviados para o e-mail:  icaro@artesofia.com.br até o dia 25 de outubro de 2018. Informar no corpo do e-mail altura e peso atuais.

Os ensaios iniciarão em novembro de 2018. 

Posts Relacionados

Edital para novos projetos no Espaço Cultural Porto Seguro

Benito Di Paula apresenta turnê “Fim de Papo”, no Teatro Bradesco SP

O Som e a Sílaba estreia nova e curta temporada em São Paulo, no Teatro Opus