Irlanda oferece bolsa de estudos enquanto Brasil se ilumina para o St. Patrick’s Day

13 de março de 2019 Atualidades
Irlanda oferece bolsa de estudos enquanto Brasil se ilumina para o St. Patrick’s Day

Brasil se tornará mais verde para comemorar o feriado nacional da “velha amiga” Irlanda

Vários monumentos icônicos em todo o Brasil serão iluminados de verde antes do St. Patrick’s Day, dia 17 de março, mas a relação entre o Brasil e a Irlanda é mais profunda

  • Desde 1577 os dois países desfrutam de ligações pessoais que agora prosperam graças aos laços educacionais e à posição da Irlanda como centro internacional de inovação
  • Embaixador da Irlanda no Brasil anuncia o lançamento de uma rede de ex-alunos para estudantes brasileiros que estudaram em nível superior na Irlanda, mas voltaram para casa

Conhecido mundialmente por sua exuberante floresta tropical, o Brasil deve ficar mais verde do que nunca esta semana, com o país abraçando seu relacionamento com a Irlanda. O Dia de St. Patrick (St. Patrick’s Day) é comemorado mundialmente no dia 17 de março e este ano verá mais pontos turísticos brasileiros iluminados com a cor verde para comemorar o aprofundamento da amizade entre os dois países.

Do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, à Torre Globo de TV, em Recife; do Monumento às Bandeiras, em São Paulo, à Catedral Metropolitana de Brasília, vários monumentos icônicos e edifícios em todo o Brasil serão “esverdeados” nos dias que antecedem a celebração mundial.

A relação entre o Brasil e a Irlanda pode não ser imediatamente óbvia, mas é mais forte e mais antiga do que a maioria das pessoas imagina. Em 1577, o missionário Thomas Field SJ tornou-se o primeiro irlandês no Brasil quando permaneceu por três anos em Piratininga, que acabaria se tornando São Paulo, por cortesia de seu amigo José de Anchieta. Em 1770, em uma igreja construída em homenagem a St. Patrick, no norte do estado do Maranhão, a primeira comemoração do St. Patrick’s Day foi realizada no Brasil. Preparativos já estão em andamento para a celebração do 250º St. Patrick’s Day no Brasil no próximo ano.

As ligações educacionais entre o Brasil e a Irlanda se intensificaram nos últimos anos. Mais de 3.300 brasileiros estudaram na Irlanda entre 2013 e 2016 como parte do programa Ciência sem Fronteiras. Aproximadamente 16.000 estudantes brasileiros viajam todos os anos para a Irlanda para estudar inglês, o quinto destino mais popular, de acordo com um estudo recente da BELTA.

Há atualmente uma chamada aberta para brasileiros receberem bolsas de estudos para estudar na Irlanda. Os pedidos de Bolsa do Governo da Irlanda no valor de 25.000,00 euros cada (tarifas escolares mais bolsa no valor de 10.000,00 euros) estão abertos até o dia 29 de março, através deste link .

Muitos brasileiros vêem a oportunidade de estudar e trabalhar na Irlanda como passaporte para uma carreira internacional. Os estudantes brasileiros podem permanecer na Irlanda para ganhar experiência depois de concluírem seus estudos. O governo irlandês oferece um esquema de “stayback” que permite que os estudantes de graduação trabalhem no país por um ano após a graduação, enquanto os alunos de mestrado e doutorado podem trabalhar por até dois anos depois de concluírem seus estudos.

Embora a revista Forbes tenha recentemente classificado a Irlanda como um dos melhores países para negócios, não é surpresa que ela também abrigue muitos dos sites de mídia social mais proeminentes do mundo, incluindo Facebook, Twitter e Instagram. Todos os dias, 50 milhões de brasileiros acessam serviços fornecidos por empresas cuja sede na Europa está localizada na Irlanda. A Irlanda hospeda:

– 20 das 25 principais empresas de serviços financeiros
– 17 dos 20 maiores bancos globais
– todas as 10 principais empresas “nascidas na internet”
– todas as 10 principais empresas farmacêuticas globais
– 9 das 10 maiores empresas globais de tecnologia, e um total de mais de 500 empresas de software.
– 14 das 15 principais empresas de Med Tech

As empresas irlandesas estão contribuindo ativamente para uma recuperação da economia brasileira estabelecendo uma presença no Brasil, implementando tecnologias inovadoras para permitir que seus parceiros brasileiros se tornem mais competitivos e criando empregos locais. As 10 maiores empresas irlandesas no Brasil empregam mais de 5.000 pessoas, em uma ampla variedade de setores de alto valor agregado, incluindo fabricação de alimentos, embalagens, ciências biológicas, software, produtos e serviços industriais e de engenharia.

“Estamos muito orgulhosos do nosso relacionamento com o Brasil. Somos velhos amigos e esperamos que isso seja evidente com o projeto de greening, que visa demonstrar nossos laços estreitos e respeito mútuo”, disse Seán Hoy, embaixador da Irlanda no Brasil.

“Estamos vendo cada vez mais brasileiros vindo para a Irlanda e aproveitando ao máximo nosso sistema de educação de qualidade, o que é motivo de grande orgulho para nós, e ao voltar dar uma contribuição positiva aqui no Brasil. Nós não vemos que é um relacionamento temporário; nós vemos que é um relacionamento vitalício e é por isso que estamos lançando uma rede de ex-alunos para brasileiros que estudaram na Irlanda e voltaram para casa ”.

Além de serem convidados para participar de eventos comemorativos do St. Patrick’s Day em diferentes cidades do Brasil, os alunos também estão oferecendo suas próprias ideias sobre como podem manter sua conexão com a Irlanda e como as relações entre a Irlanda e o Brasil podem se aproximar ainda mais. Outros eventos com foco na cultura, negócios, educação e pesquisa da Irlanda estão sendo planejados para o final do ano.

 

MONUMENTOS QUE SERÃO “ESVERDEADOS”

Rio de Janeiro

Cristo Redentor – 13 a 18 de março
Obelisco – 13 de março
Arcos da Lapa – 13 de março
Maracanã – 13 de março

São Paulo

Monumento às Bandeiras – 15 a 17 de março
Viaduto do Chá – 14 a 17 de março
Estátua Borba Gato – 14 a 17 de março
Ponte Estaiada – 14 a 17 de março
Biblioteca Mario de Andrade – 14 a 17 de março
Sede da Prefeitura – 14 a 17 de março
Torre TV Globo – 14 a 16 de março
FIESP – 14 a 17 de março

Recife

Torre TV Globo – 14 a 16 de março

Brasília

Catedral de Brasília – 17 a 22 de março

Manaus

Teatro Amazonas – 17 de março

ATIVIDADES CULTURAIS DA CULTURA IRLANDESA

Porto Alegre

Dia de São Patrício: 12 de março, Travessa dos Cataventos

Belo Horizonte

St Patrick’s Day Savassi: 17 de março, Av. Getúlio Vargas

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.