Livro sobre os 50 anos de carreira do ator Antonio Fagundes será lançado no Rio e em SP

Antonio Fagundes no palco da história: um ator

Livro de Rosangela Patriota narra os 50 anos de carreira do ator tendo o Brasil como plano de fundo e levanta questionamentos sobre o teatro brasileiro. Os lançamentos estão confirmados para São Paulo, dia 8 de agosto, e Rio de Janeiro, dia 16 de agosto

A trajetória de um dos grandes artistas brasileiros no contexto de um país que enfrenta grandes transformações.

O percurso, nos palcos e além, de um dos principais atores brasileiros é revisitado tendo como pano de fundo discussões e problemas que o Brasil, como sociedade, e o teatro brasileiro, como forma de expressão, enfrentaram nos últimos cinquenta anos.

Os anos de chumbo e a censura; a política cultural ou a falta dela; o significado –e o juízo de valor acerca – de engajamento e entretenimento; enfim, as conhecidas dificuldades de se fazer teatro entre nós e o questionamento sobre o papel do artista são todas questões esmiuçadas e que balizam esta visão ao mesmo tempo panorâmica e detalhista da nossa cena e de uma das trajetórias artísticas mais representativas de nossa época.

O livro terá lançamento em São Paulo, dia 8 de agosto, a partir das 19h na Livraria Cultura do Conjunto Nacional e, no Rio de Janeiro, dia 16 de agosto, a partir das 19h, na Livraria Argumento, no Leblon. Nas duas noites, com sessão de autógrafos da autora acompanhada de Antonio Fagundes.

Sobre a autora:

ROSANGELA PATRIOTA

Professora Doutora Assistente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Artes e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora Titular aposentada da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na qual atua como servidora voluntária o Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em História. Pesquisa o diálogo entre história e teatro e tem vasta obra publicada, com destaque para Vianinha: Um Dramaturgo no Coração de Seu Tempo (Hucitec,1999); A Crítica de um Teatro Crítico (Perspectiva, 2007); Teatro Brasileiro: Ideias de uma História (em coautoria com J. Guinsburg; Perspectiva, 2012).

Ficha Técnica:

Biografia

Brochura

488 páginas

Editora Perspectiva

R$ 84, 90

Lançamentos livro:

São Paulo: 8/8 das 19h às 21h30

Livraria Cultura (Conjunto Nacional) – Av. Paulista, 2073 – Piso do teatro

Rio de Janeiro: 16/08 a partir das 19h

Livraria Argumento Leblon – Rua Dias Ferreira, 417

Posts Relacionados

11º Bienal da UNE acontece na Bahia para reencontrar o Brasil num grande festival

Músicos de São Paulo são selecionados para integrar a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro

Filme “A Pedra da Serpente” é escolhido para o Los Angeles Brazilian Film Festival