Livro sobre os 50 anos de carreira do ator Antonio Fagundes será lançado no Rio e em SP

Antonio Fagundes no palco da história: um ator

Livro de Rosangela Patriota narra os 50 anos de carreira do ator tendo o Brasil como plano de fundo e levanta questionamentos sobre o teatro brasileiro. Os lançamentos estão confirmados para São Paulo, dia 8 de agosto, e Rio de Janeiro, dia 16 de agosto

A trajetória de um dos grandes artistas brasileiros no contexto de um país que enfrenta grandes transformações.

O percurso, nos palcos e além, de um dos principais atores brasileiros é revisitado tendo como pano de fundo discussões e problemas que o Brasil, como sociedade, e o teatro brasileiro, como forma de expressão, enfrentaram nos últimos cinquenta anos.

Os anos de chumbo e a censura; a política cultural ou a falta dela; o significado –e o juízo de valor acerca – de engajamento e entretenimento; enfim, as conhecidas dificuldades de se fazer teatro entre nós e o questionamento sobre o papel do artista são todas questões esmiuçadas e que balizam esta visão ao mesmo tempo panorâmica e detalhista da nossa cena e de uma das trajetórias artísticas mais representativas de nossa época.

O livro terá lançamento em São Paulo, dia 8 de agosto, a partir das 19h na Livraria Cultura do Conjunto Nacional e, no Rio de Janeiro, dia 16 de agosto, a partir das 19h, na Livraria Argumento, no Leblon. Nas duas noites, com sessão de autógrafos da autora acompanhada de Antonio Fagundes.

Sobre a autora:

ROSANGELA PATRIOTA

Professora Doutora Assistente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Artes e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora Titular aposentada da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na qual atua como servidora voluntária o Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em História. Pesquisa o diálogo entre história e teatro e tem vasta obra publicada, com destaque para Vianinha: Um Dramaturgo no Coração de Seu Tempo (Hucitec,1999); A Crítica de um Teatro Crítico (Perspectiva, 2007); Teatro Brasileiro: Ideias de uma História (em coautoria com J. Guinsburg; Perspectiva, 2012).

Ficha Técnica:

Biografia

Brochura

488 páginas

Editora Perspectiva

R$ 84, 90

Lançamentos livro:

São Paulo: 8/8 das 19h às 21h30

Livraria Cultura (Conjunto Nacional) – Av. Paulista, 2073 – Piso do teatro

Rio de Janeiro: 16/08 a partir das 19h

Livraria Argumento Leblon – Rua Dias Ferreira, 417

Posts Relacionados

Óbidos: uma vila portuguesa para os amantes de literatura

Parceiros da Educação lanca Campanha de financiamento coletivo para escolas da rede pública de SP

INSTITUTO AYRTON SENNA INAUGURA EXPOSIÇÃO “O LEGADO DE UM ÍDOLO” NO METRÔ DE SÃO PAULO