MARGARETH LIBARDI

Por: ALEXANDRE NOVASKI

MARGARETH LIBARDI (48 anos) iniciou a carreira como modelo aos 18 anos. Hoje, formada em Comunicação Social e Artes Cênicas, ela comanda o site ‘Assunto de Modelo’, que atua na área de consultoria de marketing, cursos, entre outros, para quem deseja seguir a carreira artística. É ainda autora de dois livros voltados ao tema e apresenta o programa ’15 Minutos de Fama’ na TV Cinec. Aprecie a entrevista que fizemos com a empresária e apresentadora, e descubra você mesmo (a) quais são os primeiros passos que um (a) modelo (a) em início de carreira deve seguir:

 


 

PONTO JOVEM: Há quanto tempo o Assunto de Modelo está no mercado?

MARGARETH: O site Assunto de Modelo está há 13 anos no ar.

PONTO JOVEM: O que levou você a segmentar uma empresa no ramo de modelos?

MARGARETH: Até 2002 era muito raro encontrarmos informações relevantes, confiáveis e mais completas sobre o mercado de modelos. Os bons profissionais e empresas deste segmento não eram facilmente encontrados. Assim surgiu a ideia de lançar o site ‘Assunto de Modelo’, com notícias e indicação dos melhores profissionais que ajudam os modelos a terem sucesso, alguns da própria equipe e outros que são parceiros. A consultoria de marketing artístico é um dos serviços mais procurados, além dos fotógrafos para book, palestras, e curso de modelo. Depois lancei o livro ‘Profissão Modelo – Em Busca da Fama’, publicado em 2004 pela Editora SENAC; e ‘Estrelinhas – Como Colocar Crianças na Carreira Artística’, livro publicado em 2013 pela Editora Matrix. Essas obras têm também o objetivo de informar, fazer com que os leitores tenham mais sucesso na carreira.

PONTO JOVEM: Fale um pouco sobre sua carreira.

MARGARETH: Minha trajetória nesse segmento começou muitos anos atrás. Tornei-me modelo profissional aos 18 anos no Rio de Janeiro. Dois anos depois, casei e fui pra Brasília, interrompendo a carreira. Comecei a faculdade de Comunicação Social e em paralelo comecei a estudar Teatro. Mudei pra São Paulo, onde concluí a faculdade e especializei-me em Jornalismo e em Publicidade. Por vontade própria e pelas circunstâncias da vida, voltei a trabalhar com moda e arte. Como jornalista, passei a escrever sobre a carreira artística e como publicitária passei a fazer marketing para artistas (iniciantes e veteranos). Além disso, tornei-me atriz profissional, apresentadora de TV, venho aperfeiçoando-me a cada dia como cantora e abri a agência Cítara, especializada em músicos.

PONTO JOVEM: Existe uma diferença entre modelo e manequim?

MARGARETH: Nas décadas anteriores, era comum se dizer que modelo é quem faz comerciais e manequim é quem desfila, que faz os trabalhos pra indústria da moda. Hoje, essa divisão ainda existe, mas os termos mais usados para essas categorias são: modelo comercial e modelo fashion (modelo de moda).

PONTO JOVEM: Além da beleza, quais são os requisitos para alguém seguir a carreira de modelo?

MARGARETH: Os fatores são muitos, incluindo perfil físico geral, medidas adequadas, responsabilidade, carisma, postura profissional, ética, preparação técnica e cuidados constantes com a aparência.

PONTO JOVEM: É verdade que muita gente bonita não consegue atuar como modelo? Quais são os motivos?

MARGARETH: Sim. Isso acontece bastante e pode ser por motivos diversos. Às vezes, a pessoa é linda, mas não tem a altura mínima que se pede ou está acima da medida que o cliente exige. Há também problemas comportamentais: gente pouco profissional, que chega atrasada nos compromissos ou falta; ou é antipática, não tem carisma, encrenca com tudo, quer mandar no diretor. Há muito mais situações.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para aqueles que pretendem seguir a carreira de modelo e necessitam de uma consultoria, segue abaixo os contatos da empresa ‘Assunto de Modelo’:

www.assuntodemodelo.com.br

Facebook: Assunto de Modelo

Telefones: 11 4153-9903/ 11 9 8291-9278

atendimento@assuntodemodelo.com.br

Sobre o Programa de TV:

15 MINUTOS DE FAMA

Na TV Cinec: www.tvcinec.com.br

Todas as quartas-feiras, das 21h00 às 21h30.

Sobre os livros:

‘Profissão Modelo – Em Busca da Fama’ e ‘Estrelinhas – Como Colocar Crianças na Carreira Artística’

Você poderá adquiri-los entrando em contato com a empresa ‘Assunto de Modelo’.


profissaomodelo

Posts Relacionados

A TERRA PROMETIDA: RESUMOS de 16 a 20 de janeiro

A TERRA PROMETIDA: Aruna revela a presença de Adara no acampamento e descobre que a cananeia não é sua mãe

A TERRA PROMETIDA: Em Jericó, Merodaque executa Uzi em sacrifício aos deuses