Metade dos jovens brasileiros escolhe sua carreira sem conhecer a profissão

8 de maio de 2019 Educação e Tecnologia
Metade dos jovens brasileiros escolhe sua carreira sem conhecer a profissão

Metade dos jovens escolhe sua carreira sem conhecer a profissão

O vestibular é uma fase decisiva para os que estão entrando na fase adulta

Uma pesquisa realizada pela Universidade Anhembi Morumbi com mais de 18 mil estudantes do 3º ano do ensino médio revelou que 59% desses alunos já escolheram a carreira que querem seguir. Porém entre aqueles que já estão decididos, menos da metade, revelou já ter algum contato com a profissão escolhida. O estudo ainda aponta que menos de um terço dos estudantes não têm dúvidas sobre o mercado de trabalho. Os dados são preocupantes, pois ilustram como os jovens muitas vezes não estão preparados para uma decisão tão difícil e que pode mudar suas vidas.

Jairo de Almeida, CEO da Master Mind Paraná, que possui modernos programas de treinamento voltados para o desenvolvimento global do potencial humano, conta que essa situação ocorre por conta do jovem estar muitas vezes perdido sobre rumo que deseja dar à sua vida e acaba escolhendo o curso pela pressão dos seus pais ou por conta do status que a faculdade possui. “Muitos pais pressionam seus filhos aseguir suas carreiras, seja médico, advogado ou engenheiro e não é isso que o jovem deseja para si”, completa o CEO do curso que já formou mais de 80 mil líderes das mais variadas áreas profissionais.

Essa falta de foco do jovem na escolha gera outro problema grave, a evasão. No Brasil cerca de 56% dos estudantes que ingressaram em uma universidade acabaram desistindo no meio do caminho ou trocaram de curso no decorrer da graduação. Na região Nordeste, por exemplo,dos mais de 376 mil ingressantes, quase 200 mil universitários desistiram do curso alcançando a porcentagem de 52,8%. Ou seja, mais dametade dos ingressantes abandonam a faculdade, boa parte delas por falta de identificação com o curso.

Para evitar essa situação, o jovem tem algumas alternativas em busca de decidir bem o seu futuro. Testes vocacionais contribuem para determinar seu curso com relação à sua personalidade tais quais suas habilidades. Mas existem cursos mais completos para não só construir uma identidade de auto responsabilidade no jovem de 12 a 17 anos, e sim contribuir para que a formação de um líder no futuro.

https://mmpr.com.br

https://www.instagram.com/mastermindeusou/

https://www.facebook.com/mmindpr/

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.