Mitos e verdades sobre cursos online

Especialista esclarece dúvidas sobre esse tipo de estudo

Quando se fala em ensino a distância, muitos alunos questionam se essa forma de aprendizagem é de fato eficaz. Será que é possível se preparar para um grande vestibular estudando pelo computador?

De acordo com Erica Herédia, professora e orientadora do Kuadro, um dos principais cursos pré-vestibular a distância no país, é comum que muitos vestibulandos desconfiem do ensino online. “É importante que o aluno tenha todas as dúvidas esclarecidas sobre essa modalidade de aprendizado para que ele tenha certeza do que quer”, explica a especialista.

Abaixo alguns mitos e verdades sobre o assunto.

  1. Não dá para comparar curso a distância a um presencial

Mito. É totalmente possível comparar um curso a distância com um presencial. No presencial o aluno vai ter contato com o professor, e no curso a distância também. E não só com o professor, mas também com monitor e orientador pedagógico para tirar dúvidas sobre estratégia de estudo e cronograma.

  1. O aluno que opta pelo EAD para estudar para um vestibular pode ficar desmotivado por não ter acompanhamento pessoal de um professor

Mito. É claro que nem todo EAD oferece acompanhamento. No entanto, existem opções nas quais o aluno recebe acompanhamento semanal de um orientador. Isso faz com que o aluno se mantenha sempre motivado e estudando.

  1. Cursos pré-vestibular a distância são mais baratos

Verdade. Em geral, um bom curso pré-vestibular a distância pode custar até dez vezes menos do que um bom curso pré-vestibular presencial.

  1. As avaliações dos cursos a distância são falhas porque são corrigidas por um sistema

Mito. Em questões objetivas, isso representa um ganho em agilidade, pois o aluno faz um simulado ou uma lista e já sabe na hora o seu desempenho. Mas também existem questões abertas e redações. Todas essas são corrigidas por profissionais qualificados que podem inclusive tirar dúvidas dos alunos depois da correção.

  1. Cursos online têm baixa qualidade

Mito. As aprovações e o crescimento da adoção do ensino online provam que a qualidade desse tipo de ensino tem melhorado a cada ano.

  1. O aluno pode se distrair estudando por um computador

Verdade. Assim como ele pode se distrair por uma conversa com um colega, ou matando aula para fazer qualquer outra coisa mais divertida. As distrações acontecem em qualquer ambiente, e aí é que entra o compromisso do aluno. Distrações vão sempre aparecer, basta ter disciplina e lembrar sempre do principal objetivo.

  1. Curso a distância se resume à vídeo-aula

Mito. Existem monitores, redações, acompanhamento pedagógico, simulados. Um curso online oferece os mesmos recursos que um curso presencial e, em muitos casos, consegue ser ainda mais personalizado.

  1. Se preparar para um vestibular por um curso online requer mais organização e compromisso do que o presencial

Mito. Um aluno que quer ser aprovado precisa de organização, compromisso e muita dedicação, seja qual for a forma de preparação. Tanto no online, quanto no presencial, se o aluno for desorganizado ou descompromissado o resultado jamais será positivo.

Conheça o Kuadro: www.kuadro.com.br

Sobre o Kuadro

Fundado em 2015, o Kuadro oferece educação a distância de qualidade a preços acessíveis. Criada pelo engenheiro Bruno Werneck e a bióloga Lucimara Anacleto, a empresa foi a consequência natural do desejo de quebrar as barreiras financeira e de distância que impedem muitos estudantes de ingressar em uma universidade ou curso concorridos. Com uma experiência de ensino que se aproxima de cursos presenciais, o Kuadro tem como grande diferencial a abordagem à educação – com orientações pedagógicas constantes, com foco em manter os estudantes interessados e disciplinados, e com isso se tornou bem sucedida ao preparar alunos das mais diversas regiões do país para alguns dos vestibulares mais concorridos, como ITA, IME e cursos de medicina por todo o Brasil.

Posts Relacionados

Inscrições até o final de outubro – 17ª edição do programa CAPJovem – cursinho pré-vestibular gratuito

TOTVS oferece 550 vagas para cursos gratuitos de programação

Aperam abre 67 vagas de estágio em Minas Gerais