Movimento DocMakers seleciona jovens para cobertura do Congresso GIFE

Estão abertas as inscrições para o programa DocMakers que vai selecionar dez jovens afrodescendentes, de 18 a 24 anos, moradores das áreas periféricas da cidade de São Paulo e com atuação ativa em movimentos sociais, culturais e artísticos, para produzirem minidocumentários sobre as temáticas discutidas durante a 10ª edição do Congresso GIFE, que acontece entre 4 e 6 de abril, em São Paulo.

O Congresso debaterá como o investimento social privado pode ser um motor para enfrentar os desafios de desenvolvimento do Brasil e orientar a destinação de recursos para colaborar na resolução de problemas que envolvem a desigualdade social, racial e de gênero, a educação, a cultura de doação, a sustentabilidade, entre outros.

Os interessados em participar do programa podem se inscrever no link (https://www.docmakers.com.br/gife) até o dia 23 de março. Os selecionados serão conhecidos no dia 26 de março. Todos os participantes receberão uma ajuda de custo para a participação no Congresso e bolsas de estudos para o curso DocMakers, a ser realizado de 6 de abril a 6 de maio, em São Paulo. Também participarão de uma oficina prévia ao Congresso (nos dias 29 de março e 3 de abril), com a proposta de discutir conceitos técnicos básicos da linguagem audiovisual, assim como conhecer mais a proposta do evento, suas linhas temáticas, conteúdos e palestrantes.

Através dos olhares da juventude, o movimento DocMakers – coordenado pelo documentarista e empreendedor Leonardo Brant – propõe conectar audiências com pautas de relevância social, promoção da justiça social e direitos humanos.

“A ideia é estimular o protagonismo criativo dos jovens, incentivando-os a criar ideias e formatos originais, inundando o Congresso de conteúdos diversificados e instigantes, engajando tanto o público presente quanto o das redes sociais a se conectar com os temas do Congresso. O audiovisual é uma ferramenta potente nas mãos de jovens. Por isso, queremos instigá-los a olhar para o que já fazem e a dar visibilidade a isso, e que também consigam visualizar o que ainda pode ser feito. É empoderamento”, ressalta Brant.

Ao final do evento, uma equipe de profissionais irá acompanhar os jovens para finalização dos filmes, que serão publicados em plataformas de YouTube, para dar continuidade às discussões e dar visibilidade ao movimento DocMakers.

X Congresso GIFE – Brasil, democracia e desenvolvimento sustentável

Data: de 4 a 6 de abril de 2018

Endereço: Fecomercio SP (Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo)

Inscrições: https://congressogife.org.br/2018/

Sobre o GIFE

Com mais de 20 anos, o GIFE, Grupo de Institutos Fundações e Empresas, é referência no país quando o assunto é investimento social privado. A associação, sem fins lucrativos, reúne institutos, fundações e empresas brasileiras com o intuito de gerar conhecimento. A partir de articulações em rede, o GIFE trabalha para aperfeiçoar o ambiente político institucional do investimento social e ampliar a qualidade, legitimidade e relevância da atuação dos investidores sociais privados.

Posts Relacionados

​DOVE LANÇA 2ª ETAPA DO PROJETO PELA AUTOESTIMA EM PARCERIA COM CARTOON NETWORK

Debate sobre inserção do jovem no mercado de trabalho reúne representantes de presidenciáveis no Teatro CIEE

Jovem paciente do Boldrini recebe premiação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas