Na contramão da crise, CIEE aponta crescimento de vagas de estágio e aprendizagem

Na contramão da crise, CIEE aponta crescimento de vagas de estágio e aprendizagem

Número de oportunidades oferecidas ultrapassou a marca de 300 mil no primeiro semestre

Crédito da Foto: Divulgação CIEE/Edith Schmidt

Mais de 300 mil vagas de estágio e aprendizagem abertas em seis meses. O levantamento,  apresentado pelo Centro de Integração Empresa Escola-CIEE nesta terça-feira (24), mostra que há otimismo, apesar do cenário de crise econômica dos últimos anos. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o dado reflete um crescimento de 9,6% no número de jovens que ingressaram no mundo do trabalho como estagiários e 11,7% de aprendizes. Os dados são da Superintendência de Operações Nacional da entidade.

Em todo o País são atendidos atualmente 369.389 estagiários e 114.599 aprendizes. Buscando seguir como agente facilitador, o CIEE está investindo em tecnologia para melhorar o relacionamento com instituições de ensino, empresas, órgãos públicos e os jovens. “Quanto mais contatos, mais oportunidades abrimos para os jovens e mais rápido os encaminhamos para as empresas”, disse Humberto Casagrande Neto, superintendente Geral do CIEE.

Cursos com maior demanda

Ainda segundo os dados apresentados, nos últimos meses o tempo médio para o preenchimento de vagas variou entre 13 e 36 dias, dependendo da região do País e do curso. Entre os ‘campeões’ de demanda de estagiários, estão Direito, Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis. Já o valor pago pelas bolsas-auxílio obedecem uma variação de  R$ 600 a R$ 1,8 mil, de acordo com a carreira escolhida.

Novo portal

A entidade aproveitou a oportunidade para anunciar o seu novo portal, que entrará no ar no fim de agosto. O espaço promete maior interação com os estudantes e será responsivo a todos os dispositivos móveis.

“O novo portal é a materialização de todo um investimento em inovação e tecnologia. Todos os cadastros serão migrados, mas como teremos novas possibilidades, recomendamos a atualização por parte dos estudantes”, explica Mauricio Andreatta, gerente de sistemas e processos. Outra demanda dos jovens à procura de vagas será contemplada na nova versão do portal CIEE. “Teremos um sistema com design responsivo, isto é, que se adapta aos celulares e tablets, permitindo uma navegação móvel”, assegura.

Sobre o CIEE
Desde sua fundação, há 54 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Atualmente, administra o estágio de 200 mil estudantes e a aprendizagem de 100 mil adolescentes e jovens. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações vulneráveis. Acompanhe o CIEE pelas mídias sociais: Facebook,Instagram, Twitter, YouTube e Linkedin.

www.ciee.org.br

Posts Relacionados

Inscrições até o final de outubro – 17ª edição do programa CAPJovem – cursinho pré-vestibular gratuito

TOTVS oferece 550 vagas para cursos gratuitos de programação

Aperam abre 67 vagas de estágio em Minas Gerais