Número de brasileiros em cursos de idiomas no Canadá salta 13% em um ano

Número de brasileiros em cursos de idiomas no Canadá salta 13% em um ano

Estudantes brasileiros podem falar com mais de 50 instituições canadenses nas feiras da EduCanada em sete cidades do país em setembro e outubro

Por muitos anos, o Canadá tem sido o destino preferido dos brasileiros que querem estudar no exterior segundo a pesquisa anual da Belta, a associação nacional das agências de intercâmbio, mas pela primeira vez, o Brasil é o principal país de origem dos estudantes internacionais de cursos de idiomas no Canadá.  De acordo com dados recentemente anunciados pela Languages Canada/Langues Canada (LC), uma associação sem fins lucrativos que representa mais de 210 membros públicos e privados que oferecem programas de ensino de inglês e francês no Canadá, o Brasil é o país que mais enviou estudantes ao Canadá para estudar em programas de idiomas credenciados pela LC.  Em 2017, 23.533 brasileiros estudaram em instituições-membros da LC, contra 20.747 no ano anterior. Os cinco principais países de origem dos estudantes internacionais em programas membros da LC em 2017 foram o Brasil (23.533), o Japão (20.589), a China (16.197), a Coreia (15.040) e o México (12.780).

Aproximadamente 150.000 alunos se inscreveram em programas de membros da LC em 2017, um aumento de 10% em relação a 135.425 no ano anterior. Esses números expressivos de crescimento são relatados na Pesquisa Anual de 2017 da LC,  que fornece uma análise abrangente do número de alunos e demografia dentro dos programas de estudos da LC.  Os resultados do relatório foram anunciados em meados de agosto.  A pesquisa também revelou que 48.317 estudantes pretendiam continuar nos estudos pós-secundários em 2017, representando aproximadamente um terço de todos os estudantes que frequentam os programas dos membros da LC.

De acordo com a LC, talvez esse fato não seja surpreendente, devido ao crescimento geral do setor de educação internacional no Canadá no período pesquisado. A meta da Estratégia de Educação Internacional do governo federal de 450.000 estudantes internacionais até 2022 foi alcançada no início de 2018, quatro anos antes do previsto.

Brasileiros podem se reunir com instituições educacionais canadenses nas feiras de educação do Canadá EduCanada em setembro e outubro

Quem tiver interesse em saber mais sobre os programas de estudo no Canadá pode visitar as feiras de educação EduCanada, promovidas pelo Governo do Canadá em setembro e outubro.  As feiras acontecerão nas cidades de Recife, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte.  As feiras EduCanada contarão com a presença de mais de 50 instituições de ensino do país, que oferecem várias opções de intercâmbio e estudo para os brasileiros, com ótimo custo-benefício.  A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo site: www.feiraeducanada.com/gocanada

A EduCanada é uma oportunidade única de saber tudo sobre a viagem de estudos ao país: cursos, passagens aéreas e vistos. Os visitantes da feira poderão falar com as instituições de ensino, que oferecem programas de idiomas (inglês e francês), ensino fundamental e médio; cursos técnicos; e graduação, pós-graduação e especialização. O Governo do Canadá terá representantes nas feiras para tirar dúvidas e falar sobre questões gerais. A programação conta ainda com palestras que vão abordar temas como: estudando no Canadá; obtenção do visto; estrutura educacional do país e opções de bolsas de estudo. Os visitantes poderão, ainda, ouvir depoimentos de pessoas que já vivenciaram a experiência do intercâmbio no Canadá.

“Mais uma vez o público brasileiro poderá visitar a feira EduCanada em várias cidades do país para saber mais sobre os programas de estudo no Canadá.  Eu tenho participado destas feiras desde minha chegada ao Brasil em 2015 e posso afirmar que é uma excelente oportunidade para os estudantes e seus pais conhecerem e falarem diretamente com as escolas canadenses  e nossa equipe de educação aqui no país.  Não me surpreende que o número de brasileiros que estudam no Canadá cresce todos os anos, pois o Canadá oferece muito:  qualidade de ensino, instituições renomadas com infraestrutura fantástica e custo/benefício muito atrativo; qualidade de vida em cidades seguras com opções de lazer e atividades ao ar livre.  Mas nosso grande diferencial é que temos um povo multicultural e muito hospitaleiro, que recebe bem e faz com que os estudantes brasileiros se sintam em casa”,  afirma Riccardo Savone, embaixador do Canadá no Brasil.

Sobre Educação no Canadá

O Canadá oferece programas de estudo em todos os níveis, com diplomas e certificados reconhecidos mundialmente. Há mais de 210 programas de idiomas (inglês e francês) reconhecidos pela Languages Canada, associação oficial do setor no país, que inclui cursos básicos de proficiência até cursos especializados nas áreas técnicas.  Na área de ensino superior, o país conta com cerca de 15.000 programas de graduação e pós-graduação em mais de cem universidades, com 8.000 programas de ensino especializado em mais de 150 institutos tecnológicos (colleges) e politécnicos. Estes programas são oferecidos em francês, inglês ou ambos, dependendo da região. Na área de Pesquisa & Desenvolvimento nas instituições de ensino superior, o Canadá é um dos líderes mundiais, com investimentos consideráveis nos setores público e privado, que se traduz em instalações de pesquisa de alto nível, com desenvolvimento de tecnologia de ponta em ambientes inovadores.

EDUEXPO

A EDUEXPO, a maior feira de intercâmbio do mundo, tem o grande diferencial de acontecer junto com a feira oficial do Governo do Canadá – a EDUCANADÁ, e deverá reunir mais de 60 expositores de países dos quatro continentes em oito cidades brasileiras.  A expectativa é receber cerca de 50 mil visitantes que poderão fazer contato direto com diretores de instituições de ensino em diferentes cursos, como ensino médio, idiomas, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, cursos técnicos, estágios e trabalho remunerado no exterior.

EduCanada

A EduCanada é a marca registrada oficial do Governo do Canadá que apoia a promoção de educação internacional das províncias e territórios do país.  É o resultado da colaboração entre as províncias e territórios por meio do Conselho de Ministros de Educação do Canadá e do Departamento de Assuntos Internacionais do Canadá.  Para mais informações sobre estudos no Canadá visite o Portal EduCanada: www.EduCanada.ca

 

Serviço:

Feiras EduCanada – www.feiraeducanada.com/gocanada

Recife

Data: 19 de setembro

Horário: 16:00-21:00

Local: RioMar Shopping

 

Salvador

Data: 20 de setembro

Horário: 16:00-21:00

Local: Fiesta Bahia Hotel

 

São Paulo

Data: 22 e 23 de setembro

Horário: 14:00-19:00

Local: Centro de Convenções Frei Caneca

 

Rio de Janeiro

Data: 26 de setembro

Horário: 16:00-21:00

Local: Hilton Rio de Janeiro Copacabana

 

Brasília

Data: 28 de setembro

Horário: 16:00-21:00

Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21

 

Porto Alegre

Data: 30 de setembro

Horário: 14:00-19:00

Local: Barra Shopping Sul

 

Belo Horizonte

Data: 2 de outubro

Horário: 16:00-21:00

Local: Hotel Mercure Lourdes

Posts Relacionados

Fernando Henrique Cardoso é o vencedor da 22° edição do Prêmio Professor Emérito

ENEM 2018 – Astrônoma brasileira que descobriu supernova será uma das atrações do Preparadão

SESC Copacabana – Circo di SóLadies domingo no Festival Internacional de Comicidade Feminina