Os belíssimos Patrimônios Imateriais da República Tcheca

26 de dezembro de 2019 Artes e Cultura
Os belíssimos Patrimônios Imateriais da República Tcheca

Patrimônio imaterial da República Tcheca reconhecido pela UNESCO

Este ano, a República Tcheca comemorou o reconhecimento de dois locais que foram adicionados à lista de tesouros da UNESCO. Com eles são 14 patrimônios reconhecidos pela UNESCO dentro do território. No entanto, esses patrimônios se enquadram na categoria de monumentos. Mas há outra categoria que não é tão conhecida e oferece, da mesma forma, um tesouro histórico, mas experimental, para aqueles que têm a oportunidade de apreciá-los: os patrimônios intangíveis.

1. «Verbuňk» da Morávia Eslovaca

(inscrito na Lista da UNESCO em 2005)

«Verbuňk» da Morávia Eslovaca é uma dança de homens caracterizada por saltos, uma dança improvisada, sem regras coreográficas exatas. Uma parte inseparável é o canto inicial da música de dança. É praticado na parte sudeste da Morávia, na região etnográfica da Eslováquia da Morávia. De acordo com suas características locais específicas, sete tipos regionais são distinguidos. O «Verbuňk» faz parte das oportunidades naturais para dançar (festas, danças), mas também há uma variedade para o palco.

2. Falcoaria

(inscrito na Lista da UNESCO em 2010)

A falcoaria é uma das relações mais antigas entre o homem e a ave de rapina, que dura mais de 4000 anos. É uma atividade de caça tradicional com aves de rapina treinadas em seu ambiente natural.

3. Carnaval

(inscrito na Lista da UNESCO em 2010)

Na região de Hlinsko, as descrições das rondas e máscaras de carnaval do final do século XIX são documentadas; em algumas aldeias são espontaneamente celebradas por algumas gerações de maneiras  semelhantes (Hamry, Studnice, Vortová) até hoje.

4. Cavalgada dos Reis

(inscrito na lista da UNESCO em 2011)

A Cavalgada dos Reis é uma tradição popular de origem desconhecida, na maioria dos casos está relacionada a um feriado católico. Aqui é respeitado apenas em Slovácko e em Haná, embora no passado fosse frequente em toda a República Tcheca.

5. Arte de títeres

(inscrito na Lista da UNESCO em 2016)

A arte tcheca de bonecos é reconhecida como um importante fenômeno cultural e social, que remonta a meados do século 19. Os marionetistas fizeram o teatro em tcheco e, naquele momento, foram parte do processo de renascimento nacional.


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.