“Palhaço Para Curiosos” oferece formação para profissionais de diversas áreas dispostos a exercitar pensamento e criatividade

20 de março de 2019 Atualidades
“Palhaço Para Curiosos” oferece formação para profissionais de diversas áreas dispostos a exercitar pensamento e criatividade

ESCOLA DOS DOUTORES DA ALEGRIA RECEBE ATÉ 21 DE MARÇO INSCRIÇÕES PARA A 29ª TURMA DO CURSO PALHAÇO PARA CURIOSOS, EM SÃO PAULO (SP).

Curso destina-se a profissionais de todas as áreas que buscam exercitar o pensamento e a lógica incomum. Inscrições pelo site www.doutoresdaalegria.org.br

Uma formação leve, descompromissada da técnica e do desenvolvimento artístico, mas focada no olhar e na escuta para o mundo e sobre cuidar de si. Esta é a proposta do curso Palhaço Para Curiosos, da Escola dos Doutores da Alegria, que atinge sua 29ª turma em 2019.

O curso destina-se a um público com perfil variado, de todas as áreas, a partir de 18 anos. Profissionais liberais, empresários, estudantes, trabalhadores domésticos e informais já passaram por ele – e esta diversidade é peça-chave em sua composição. Ao integrar e disseminar conceitos, Palhaço Para Curiosos afeta o cotidiano dos participantes a partir das experiências vividas em aula.

Interessados podem se inscrever até 21 de março (quinta-feira) através do site www.doutoresdaalegria.org.br. Não há qualquer pré-requisito para a participação, exceto ser maior de 18 anos. Há 26 vagas disponíveis e o investimento é de R$ 1.173.00.  O valor arrecadado auxilia a organização a manter seus projetos em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Desta vez, os encontros – oito, ao todo – acontecem de 26 de março a 14 de maio, sempre às terças-feiras, das 19h30 às 22h30, na sede da Associação Doutores da Alegria (R. Alves Guimarães, 73 – Pinheiros), em São Paulo.

Construção compartilhada
Ministrado por dois artistas formadores, Palhaço Para Curiosos trabalha a base do brincar, com elementos primordiais do jogo cênico e do improviso, ideal para pessoas de diversas formações que buscam uma opção para exercitar o pensamento livre e a lógica incomum em suas áreas de atuação. Considera que valorizar a calma, o espaço para a tentativa e o erro e a construção compartilhada são práticas importantes para o dia-a-dia de qualquer cidadão.

O conteúdo passa pela infância, pela autoridade e sua quebra, a relação de jogo e reação; noções sobre as bases do improviso; trabalho musical sobre a escuta e o ritmo; e por brincadeiras tradicionais que são a chave do jogo lúdico e evoluem para o jogo cênico.

Mais de 700 pessoas já participaram de edições anteriores, incluindo médicos, psicólogos, camelôs, empresários, engenheiros, donas de casa, dentistas e outros.

“Palhaço para Curiosos é uma conquista importante para a Escola dos Doutores da Alegria, na medida em que nos ensina, enquanto escola de arte, a dialogar com públicos com interesses diversos, não focados necessariamente numa formação técnica”, comenta Thais Ferrara, diretora de formação.  Assim, o curso permite que os formadores falem sobre a linguagem do palhaço como conceito e filosofia de vida para além de uma prática profissional.

O palhaço é a inspiração. Dele é tomada a lógica ou a falta dela, a curiosidade pelas coisas do mundo e pelo outro. O conteúdo contempla a memória de infância, brincadeiras tradicionais e princípios de uma narrativa. “Em oito encontros não formamos palhaços. Ninguém fica exposto a vestir um nariz e ser engraçado. Talvez ele ajude a formar um olhar sobre a arte e rever um olhar sobre o mundo. Nossa proposta é que cada participante, acima de tudo, esteja focado na experiência em si de viver os oito encontros”, completa Thais.

DOUTORES DA ALEGRIA

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos e ambientes adversos.  Fundada por Wellington Nogueira em 1991, a associação já realizou mais de um milhão de visitas a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde.

A partir das intervenções em hospitais, Doutores da Alegria amplia canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido através deformação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas.

Desde 2016 a associação se reposiciona institucionalmente a partir de uma nova governança e uma nova tarefa institucional, propondo a arte como mínimo social, ou seja, como uma das necessidades básicas para o desenvolvimento digno do ser humano, assim como alimentação, saúde, moradia e educação. O trabalho é gratuito para os hospitais e mantido por doações de empresas e de pessoas.

ESCOLA DOS DOUTORES DA ALEGRIA

Surgiu em 2007 como uma escola de arte, com pedagogia própria no ensino da máscara do palhaço. Ela prepara estudantes e artistas para intervir em palcos diversos, muitas vezes improváveis, onde as escolhas os levarem. Ao longo deste processo, tem se estruturado para se tornar semeadora de uma cultura de alegria que convida as pessoas a cultivarem a saúde ampla em suas relações com a vida.

ESCOLA DOS DOUTORES DA ALEGRIA
C
URSO “PALHAÇO PARA CURIOSOS” – TURMA 29
Data: De 26 de março a 14 de maio de 2019, terças-feiras, das 19h30 às 22h30. 26 vagas.
Investimento:           R$ 1.173,00 em até 3x (matrícula + 2 parcelas)
Local:                          Galpão dos Doutores da Alegria
Rua Alves Guimarães, 73, Pinheiros. São Paulo (SP). Próximo à Estação Clínicas do Metrô.

Mais informações: (11) 3061-5523 / cursos@doutoresdaalegria.org.br


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.