Plataforma de streaming aumenta a democratização das transmissões de futebol no Brasil

Plataforma de streaming aumenta a democratização das transmissões de futebol no Brasil

Com a proposta de gerar cada vez mais valor para esse ecossistema, Mycujoo pretende transmitir cerca de 3 mil partidas ao vivo em 2018

 

Uma plataforma de streaming de futebol ao vivo que oferece conteúdo de todo o mundo, essa é a Mycujoo, empresa fundada em 2014, em Amsterdã, Holanda, e que já conquistou a confiança de parceiros-chave, como UEFA, Confederação Asiática de Futebol, a Federação Portuguesa de Futebol, a Federação Paulista de Futebol, a CBF, entre outros no mundo do da bola.

A ferramenta é adaptada para o futebol global, ajudando competições e clubes em vários níveis a transmitir seus jogos e conteúdos e oferecer futebol ao vivo e on-demand aos torcedores de qualquer lugar. A ambição desta startup é grande. Querem se tornar a maior plataforma do mundo de futebol e democratizar o acesso ao jogo mais popular do planeta.

O Brasil é uma das regiões mais importantes para o desenvolvimento do Mycujoo – é o país do futebol, onde milhares de jogos e jogadores não estão atualmente conectados aos milhões de torcedores que estão dispostos a segui-los. A presença da startup no território brasileiro teve início em 2016, quando os primeiros canais para a CBF, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário – Goiânia e a Federação Paulista foram abertos, transmitindo cerca de 100 partidas inicialmente.

Segundo Victor Machado, diretor da Mycujoo na América Latina,  o acesso para torcedores é feito por meio do site (www.mycujoo.tv) e o conteúdo é 100% gratuito. Estão em fase de testes os aplicativos para celulares IOS e Android.  Para as federações e os times são feitos contratos de parceria. A ideia é que a remuneração venha por meio de publicidade.

Victor explica que o modelo criado pela empresa tem a capacidade de oferecer um serviço de transmissão específico de futebol ao menor preço possível, permitindo que clubes e competições em qualquer nível facilmente configurem suas transmissões e comecem a atingir novas audiências.

“Atualmente, o Mycujoo transmite em média 120 jogos ao vivo por semana e atrai mais de um milhão de usuários mensais. Mas, temos o objetivo de alcançarmos 3 mil partidas ao vivo em 2018, no Brasil, e com isso vamos gerar cada vez mais valor para todo esse ecossistema, envolvendo federações, times, jogadores, patrocinadores, grupos de mídia e torcedores, que vai se beneficiar desse processo de democratização das transmissões de futebol” – explicou o diretor.

O futebol é paixão, é o esporte mais amado e assistido pela população brasileira. Os campeonatos estaduais, por exemplo, são divididos, em grande parte deles, até em três divisões. Contudo, o acesso a esses jogos é muito limitado, já que as transmissões por meio das emissoras tradicionais de televisão têm um custo muito alto. Assim, o streaming é uma das soluções para a democratização e também para geração de novas receitas.

A tecnologia desenvolvida pela MyCujoo permite a produção e transmissão das partidas com baixo custo, possibilitando a geração de imagens com celulares, criação rápida de replays de gols e melhores momentos, geração de caracteres como placar em tempo real e inserção de patrocinadores. Apenas entidades esportivas e grupos de mídia podem criar canais de transmissão na plataforma que faz questão de proteger os donos dos direitos do conteúdo.

2017 foi um ano muito forte para o Mycujoo no Brasil. O fortalecimento de parcerias com as Federações paulista e pernambucana e vários clubes espalhados no país, resultou em 2,3 milhões de visualizações na página e mais de 7,5 milhões nos vídeos, proporcionando um aumento de 438%, sendo a Federação Paulista a principal parceira,  com mais de 580 jogos transmitidos.

 “Nossa meta é ampliar a quantidade e, neste momento, a qualidade das transmissões, para gerar melhor experiência aos torcedores do futebol paulista. Já fizemos 125 transmissões da Copa São Paulo em um formato melhor, com qualidade, narração, comentários. Só assim vamos conseguir melhorar o futebol paulista e auxiliar os clubes a gerar mais receitas.” – completou Bernardo Itri, diretor de comunicação da Federação Paulista de Futebol.

“Em 2017, tivemos 4 mil partidas e um total de 40 milhões de videoviews com um tempo de navegação médio acima de 8 minutos em todo o mundo, com parceiros como UEFA e a Confederação Asiática de Futebol. No Brasil, clubes e federações transmitiram 830 jogos ao vivo de 48 competições nacionais envolvendo 200 times. Este ano nossa meta é triplicar esses números. Já fizemos parceria com o Fluminense, no início do ano, durante a participação na Florida Cup, transmitimos 127 jogos durante a Copinha, somos parceiros da Federação Paulista, e cobrimos jogos da A2 e A3 e estamos em negociação com outras Federações para atuarmos nos campeonatos de norte a sul do Brasil”, finaliza o diretor da Mycujoo.

 

Posts Relacionados

Férias de julho: Conheça as opções de lazer no Interior de São Paulo

Ronaldo Fenômeno leva jovens para jogar futebol e aprender inglês em Orlando

Surfista Marina Werneck comemora nas Maldivas o sucesso do campeonato criado por ela – o SeaFlowers Digital