Poeta da era digital vira autor de livro

3 de setembro de 2019 Artes e Cultura
Poeta da era digital vira autor de livro

Poesias saem dos livros e criam poetas da era digital

Daniel Daarte, Médico e poeta, distribui pílulas poéticas como remédio para a alma em hospitais.

Em plena era digital, de mensagens instantâneas, notícias em tempo real, likes e compartilhamentos nas redes sociais, a poesia ganha espaço nas telas dos celulares. Daarte é um poeta que surgiu com força total, personalizando suas poesias e enviando-as pelo whatsapp, fazendo com que os jovens entrem em contato com um dos mais importantes gêneros literários de nossa língua.  Conta o autor que seu amor pela poesia sofreu influência de Fernando Pessoa e Pink Floyd. Ele desde cedo era ligado à arte.

Médico, na faixa dos 40 anos, Daniel Arruda Teixeira, ou Daniel Daarte, como é conhecido no meio digital é um poeta moderno. Recordista de seguidores do gênero no Facebook, com quase 1 milhão e pouco mais de 610k no Instagram.  E, após reunir centenas de poesias durante a sua carreira médica, se aventura e lança seu primeiro livro, Voe Comigo ou devolva minhas asas (Companhia Editora Nacional, 200 páginas, R$ 29,90).

Daarte não gostava de redes sociais, mas, acabou se rendendo a esta importante e rápida forma de comunicação, publicando e divulgando o que escrevia. “Eu achava que poesia não combinava com redes sociais” – confessa, mas ao entrar no meio digital teve grande sucesso. Entretanto, a medicina o afastou da arte por um tempo, mas o contato direto com sofrimento humano o fez retornar. O médico achou um meio de conectar seus pacientes à arte. Hoje faz um importante trabalho social,  distribuindo poesias em hospitais públicos, dentro de uma cápsula de remédio, batizadas de “Remédio para a alma”.  Um remédio poético que tem efeito imediato com quem as recebe.

Voe comigo ou devolva minhas asas tem como base um relacionamento antigo com uma ex-namorada, a quem ele chama de “musa”. O livro conta a história da relação entre o poeta e sua musa: ora do ponto de vista do poeta e ora do ponto de vista da musa.  Apesar das poesias serem independentes, elas dialogam entre os versos que falam de paixão, sexo, amor próprio, amor materno, relacionamento abusivo, morte e saudade. “O livro é fruto do casamento de diversos tipos de arte. Além das palavras, o desenho, a fotografia e arte digital compõem a obra”, diz Daarte.  O livro é o pioneiro na inclusão dos portadores de dislexia, pois conta com uma fonte apropriada que facilita a leitura.

Sobre o autor

Daniel Arruda Teixeira –  Daniel Arruda Teixeira (Daarte) nasceu em Fortaleza e hoje se divide entre duas cidades, Campinas e São Paulo, SP. Influenciado por sua sensível mãe, apaixonada por MPB, Daarte ouvia poesia desde pequeno, inclusive dentro da barriga da mãe. Passou a infância desenhando e na adolescência tornou-se um apaixonado por livros. Sua maior referência é Fernando Pessoa, além de ser também influenciado pelo universo do Pink Floyd. Estudou medicina e no contato com os seus pacientes começou a escrever poesias, uma forma de exprimir a sua sensibilidade. Em apenas dois anos de divulgação de suas poesias nas mídias sociais alcançou quase um milhão de seguidores. Além das poesias é também autor da maioria das ilustrações do livro.

Livro: Voe Comigo ou devolva minhas asas

Autora: Daniel Daarte

Editora: Companhia Editora Nacional

Páginas: 200

Preço: R$ 29,90


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.