PREPARADÃO 2018: UM FESTIVAL DE ARTE E EDUCAÇÃO QUE JÁ NASCEU GRANDE E ABRIU NOVAS FRONTEIRAS PARA O ENEM

PREPARADÃO 2018: UM FESTIVAL DE ARTE E EDUCAÇÃO QUE JÁ NASCEU GRANDE E ABRIU NOVAS FRONTEIRAS PARA O ENEM

Reportagem Especial por Dema de Francisco, Débora Carnevalli e Ana Carolina Laguna

Fotos:-   Renato Suzuki e Vinicius Bailon

Quando você comparece a um mega evento de educação e é surpreendido pelo presidente da organização que o promove, dando lhe as boas vindas pelo telão, com os olhos visivelmente brilhantes e tomados por incontida emoção, declamando um poema em que incentiva a multidão de jovens na plateia a irem em busca de seus sonhos, você percebe que de fato está diante de uma pessoa que representa um grupo econômico comprometido de verdade com a educação.

Foi dessa forma surpreendente, humanizada e acolhedora, raríssimas vezes vistas ou esperadas de uma instituição financeira que Sergio Rial presidente do Santander quebrou o protocolo da formalidade empresarial e deu o tom do que viria a seguir durante a extensa programação do Preparadão 2018: a informalidade, a arte e a qualidade das atrações a serviço da Educação.

Já no palco, Sergio revelou-se um anfitrião à altura do evento que promoveu e mostrou seus pendores de excelente comunicador de massa trazendo a imensa plateia para junto de si, envolvendo-a de forma direta com a programação; Despojado e cativante transmitiu verdade em suas palavras e ações e transformou-se naquele momento num líder a quem os estudantes ouviam com prazer.

Todos os convidados que vieram depois dele, de diferentes nichos profissionais e faixas etárias seguiram a mesma linha de abordagem para se comunicarem com a plateia de forma eficiente, informativa e informal, sem entretanto se desviar um milímetro do objetivo do evento, que era o de realizar um mega festival de educação voltado aos preparativos para o Enem.

Tocar de forma uníssona e abrangente os corações inquietos de uma plateia de oito mil jovens durante uma jornada de mais de sete horas não nos pareceu à principio uma tarefa fácil, mas a cada dez minutos uma nova carta era tirada da “manga” e o evento mostrou-se ao final, efetivamente surpreendente e com certeza terá ainda maior sucesso em 2019.  

O Preparadão 2018 preencheu com louvor uma lacuna enorme até então existente nesse segmento, ou seja, o dos jovens que se preparam o ano todo para o temido Enem e funcionou como um “respiro” antes da tensão final das provas.

Eclética e antenada com o universo estudantil, a numerosa equipe de palestrantes contratada para o evento foi um dos principais acertos da programação sendo capaz de cativar e prender o público do início ao término das atividades.

Dentre as atrações, três personagens merecem destaque pelo nível de afinidade e empatia que conseguiram   junto aos participantes. Conhecida do grande público desde os três anos de idade, Maísa Silva, hoje adolescente aos 16, foi recebida com entusiasmo pela plateia e mostrou porque é uma das personalidades mais influentes e queridas no universo juvenil. Com simpatia, desenvoltura, naturalidade e maturidade falou sobre a importância de “buscar um sonho”, A brasileira Duilia de Mello, astrônoma da NASA, uma das mais respeitadas profissionais no mundo em sua área, deu uma emocionante aula de como vencer as barreiras da falta de recursos em busca dos objetivos pessoais.  Ao final de sua palestra, estudantes emocionados a aplaudiram de pé, dado o nível de identificação que Duilia provocou usando sua própria história como parâmetro para inspiração em seus ouvintes; David Arzel, um mestre ioga também envolveu a plateia com lições e dicas simples, mas eficientes para driblar o nervosismo e controlar a ansiedade nos dias de provas. A serenidade e sabedoria do Mestre contagiou os alunos que certamente usaram o aprendizado no dia do exame.

O professor Rafael Procópio famoso nas redes sociais teve a missão de quebrar um recorde com a maior aula de matemática do mundo, ao vivo, ultrapassando em duração (acima de 30 minutos) e número de participantes (3500) o ultimo vencedor mundial para ter seu feito reconhecido pelo Guinness World Records. Foi uma tarefa árdua mas cumprida com exatidão e certamente o GWR concederá o almejado certificado.

Um dos momentos artísticos mais tocantes do Preparadão 2018 ocorreu durante a apresentação do Grupo Musical Vocal “Os Escolhidos” formado por imigrantes e refugiados congoleses e angolanos numa performance primorosa e inesquecível.

No lado externo do Ginásio do Ibirapuera, estandes de Universidades e Parceiros do Universia e do Santander funcionavam como uma bem organizada Feira de Profissões contando com grande afluxo de estudantes interessados em suas carreiras de graduações. Uma agradável praça de alimentação e área de descanso trouxeram conforto e descanso aos visitantes.

Rafael Cortez, Pathy de Jesus e André Vasco se revezaram na apresentação do evento e dialogaram de forma eficiente e agradável com o público.

Para encerrar o evento, o músico Di Ferrero (ex integrante do NX Zero) levantou a plateia com um pocket show em alto astral e deixou no ar um gostinho de “quero mais”.

Na saída, grupos de alegres estudantes comentavam felizes a extensa programação do evento e cada um apontava para o outro as atrações que mais gostaram já que o “cardápio” havia sido extenso; Esse compartilhamento de felicidade só ocorre quando a festa, a balada ou o evento endereçado a este núcleo de personagens consegue atravessar a parede invisível que separa artista e plateia transformando-os numa célula única de comunicação e entendimento.

Foi exatamente isso que ocorreu com o Preparadão 2018.

Ao final do dia, exaustos, nós também nos unimos à imensa turma, pegamos nossas mochilas e voltamos felizes para casa com a tranquilidade de não termos que enfrentar o Enem na semana seguinte.

Ano que vem, estaremos lá de novo, pois o Preparadão foi um festival de arte e educação que já nasceu grande e abriu novas fronteiras para o Enem.

Posts Relacionados

6ª Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra acontece em São Paulo de 19 a 21 de novembro

Ballet Nacional da Rússia apresenta maravilhoso “Romeu & Julieta”, nesta sexta-feira, em São Paulo

Enem 2018 – Dicas para aprender física sem sofrimento