Programa SolloAgro da ESALQ/USP promove workshop sobre Manejo de Gramados Esportivos

Programa SolloAgro da ESALQ/USP promove workshop sobre Manejo de Gramados Esportivos

Os eventos esportivos praticados em piso de grama natural, como golfe e futebol, por exemplo, precisam de boas condições de infraestrutura e manejo para que as atividades sejam desenvolvidas da melhor maneira possível. Para isso, a manutenção é fundamental para garantir a qualidade e a consistência do piso.

Diante dessa necessidade, o Programa SolloAgro de Educação Sustentável, do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), com apoio da World Sports Gramados Esportivos promoverá, nos dias 08 e 09 de outubro de 2018, o Workshop sobre Manejo de Gramados Esportivos.

De acordo com o coordenador do Programa SolloAgro, Prof. Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni, o objetivo do workshop é apresentar aos participantes conceitos sobre o manejo correto desses gramados e cuidados como renovação, irrigação, variedades de gramas, entre outros temas, para garantir a qualidade do piso e da atividade.

“Trata-se de um evento muito importante, pois o manejo de gramados esportivos não faz parte da grade curricular da maioria das escolas de agronomia do Brasil, mas essa atividade é extremamente importante, pois esses gramados requerem tanto cuidado quanto uma plantação de algodão, arroz, feijão, cana-de-açúcar,entre outros”, explica Alleoni, acrescentando que, atualmente, não existem tantos estudos agronômicos sobre manutenção e manejo desses gramados.

O coordenador informa ainda que, durante o evento, além de palestras com especialistas sobre o tema, será apresentado um case da Arena Corinthians, além de uma demonstração prática no campo de futebol da ESALQ, mostrando como é feita a condução e manutenção de um gramado de campo de futebol.

PARCERIA

O engenheiro agrônomo formado pela Esalq/USP e diretor operacional da World Sports, André Amaral, acredita que a parceria entre a empresa e a ESALQ/USP para a realização desse workshop é fundamental, já que a parte de estudos sobre gramados esportivos no Brasil ainda não é muito evoluída.

“Atualmente, quando precisamos tirar alguma dúvida, temos que recorrer à literatura estrangeira e essa parceria com uma instituição da envergadura da ESALQ tem como objetivo fomentar a parte de pesquisa em gramados esportivos para que possamos ter material acadêmico produzido no Brasil para alavancar esse mercado e melhorar a qualidade da grama e dos gramados esportivos do país”, destaca Amaral.

PROGRAMAÇÃO:

Workshop sobre Manejo de Gramados Esportivos

Data: Dias 08 e 09 de outubro de 2018

Local: Anfiteatro da Botânica/Fisiologia Vegetal, na ESALQ/USP, Av.Pádua Dias, 11, em Piracicaba, SP

Inscrições: http://fealq.org.br/informacoes-do-evento/?id=742

Dia 08/10

09h45 às 10h – Abertura

10h às 11h30 – Renovação de Gramados Esportivos – José de Araújo Coutinho Junior (World Sports Gramados Esportivos)

11h30 às 12h – Discussão

13h30 às 15h – Irrigação para Gramados Esportivos – Marcelo Zlochevsky (Rain Bird Brasil)

15h30 às 17h – Case Arena Corinthians – André Cariola Amaral (World Sports Gramados Esportivos)

17h às 17h30 – Discussão

Dia 09/10

09h às 12h – Prática no Campo da ESALQ – André Cariola Amaral (World Sports Gramados Esportivos)

13h30 às 15h30 – Variedades de Grama para Gramados Esportivos – Rodrigo G.Santos (Itograss)

15h30 às 16h – Discussão

16h – Encerramento

Posts Relacionados

Prêmio Paralímpicos 2018 acontece nesta quarta-feira, 12, em megaestrutura montada no CT Paralímpico, em SP

Atleta brasileira de tiro com arco se prepara para buscar vaga nas Olimpíadas de 2020

Dois economistas se unem para cuidar de atletas. E dá certo.