Programação Especial de JUNHO no Espaço Cultural Circo do Asfalto

Espaço Cultural Circo do Asfalto promove ações culturais no Jardim Bom Pastor em Santo André

Em Junho o Espaço Cultural Circo do Asfalto recebe o Programa de Formação dos Doutores da Alegria, além de artistas de Goiás, Ribeirão Preto, São Paulo, Argentina e Colômbia que realizarão apresentações, oficinas e a Tradicional Festa Junina da Circo do Asfalto!

Espaço Cultural Circo do Asfalto promove ações culturais durante todo o mês de junho em Santo André  

O Espaço Cultural Circo do Asfalto está preparando um mês repleto de atrações especiais, entre elas a sua tradicional festa junina, construída em conjunto com adultos e crianças do bairro Jardim Bom Pastor.

A programação do mês começa no dia 06 de junho, às 20h00, com a apresentação de “As Inigualáveis Irmãs Cola”, dupla formada por Tati Cola eThata Cola, de Ribeirão Preto (SP). O espetáculo Cola Shows apresenta duas mulheres se aventurando como artistas de rua e buscando através de sua arte, descontruir conceitos e definições ultrapassadas, buscando valorizar o protagonismo feminino. A dupla cativa o público ao explorar o mundo do malabarismo através de números contemporâneos e experimentais, sempre aumentando os graus de dificuldade, com muita virtuosidade.

No dia 09 de junho, às 14h00, é a vez das crianças se apropriarem do espaço em uma Oficina chamada “Os bonecos estão soltos” que será ministrada por Rócio Paredes (Argentina), que é pesquisadora em teatro de bonecos e já trabalhou com nomes como Grupo Giramundo e com a própria Circo do Asfalto. Com cinco horas de duração, a oficina é gratuita e destinada a crianças com idade de 7 a 10 anos, com ou sem experiência em brincar. A oficina propõe a construção de bonecos criados a partir de desenhos dos próprios participantes, que serão construídos com luva (fantoche), dedoche (fantoche de dedo) ou boneco de fios. Ao final se fará uma encenação para acordar cada um dos bonecos e seus brincantes.

No dia 13 de junho, a partir de 18h00, acontece um dos momentos mais importantes do ano do Galpão: a Tradicional Festa Junina do Espaço Cultural Circo do Asfalto, que este ano receberá o grupo Cocada Coral, um grupo de mulheres, vindas de Goiás, que com seu Samba de Coco darão o tom deste festejo popular.

O grupo é formado por Brunna Curupira, Flávia Carolina, Nathalia Kaule, Sarah Menezes e Thaisa Santos, que são cantoras, musicistas e pesquisadoras da cultura popular. Tem em seu repertório músicas autorais, com arranjos próprios e influência das expressões tradicionais populares. Para a festa junina elas farão um show com um repertório composto por maracatu, boi, coco, ciranda, e inspirado em grandes mestres da cultura popular brasileira.

A festa junina será construída em conjunto com a comunidade do entorno. As crianças serão responsáveis pela decoração da rua com bandeiras e outros adereços. Os adultos organizarão as outras ações como a grande fogueira, brincadeiras e uma quadrilha de palhaçaria, formada por artistas parceiros.

Qualquer pessoa interessada pode participar, a entrada é gratuita e haverá uma grande mesa com comidas típicas de festas juninas que serão compartilhadas. Os interessados em participar são convidados a trazer algum tipo de alimento típico a seu gosto, para também ser compartilhado.

No dia 20 de junho, às 20h00,  a Circo do Asfalto recebe os artistas do Programa de Formação de Palhaço para Jovens (FPJ), da Escola dos Doutores da Alegria. O grupo apresentará “O que dizer de tudo isso? Ou…”, exercício cênico de formatura da sétima turma.  As cenas propõem um olhar palhacesco para a sociedade contemporânea e propõem que o público entre no universo de cada jovem, construído a partir da experimentação e formação em dois anos e meio do programa.

De 26 a 29 de junho, às 18h00Daniel Satin (Colômbia) realizará uma oficina de palhaçaria. Daniel parte da ideia de que é quase impossível aprender a ser palhaço em uma oficina de quatro dias, afinal esta é uma profissão que necessita de uma formação constante, que nunca termina. Por isso, o artista propõe com essa oficina, colocar a disposição o treinamento do palhaço, a partir de suas percepções, exercitando a presença, o olhar, o tempo, a lógica, a comicidade e o impulso criador de cada participante.

A programação do mês conta ainda com uma Oficina de Malabarismo Expressivo, no dia 29 de junho, às 15h00, com Tássio Folli (São Paulo- SP). O foco será o desenvolvimento da expressão corporal, criatividade técnica e direção de cenas. A jornada mescla conceitos da dança e do teatro físico, aplicados ao malabarismo, explorando o corpo e a personalidade individual de cada pessoa, como componentes essenciais para a criação de trabalhos originais.

Com seu novo projeto “Juntos Somos Mais Fortes” contemplado pelo edital PROAC – Territórios das Artes (Espaços Independentes) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Circo do Asfalto abre as portas de sua sede para abraçar e ser abraçada pela comunidade.

Com uma agenda recheada de atrações gratuitas, o projeto tem como objetivo fortalecer as atividades que já são realizadas no Galpão, expandir as ações para outros espaços da cidade e fortalecer a cena circense do ABC. Para além das apresentações, o projeto promove um ambiente de troca entre artistas locais e de outros territórios, facilitando também o acesso à cultura das comunidades no entorno.

Espaço Cultural Circo do Asfalto foi criado em 2015, pela companhia Circo do Asfalto que é formada por Ricardo Avellar, e o casal Fran e Douglas Marinho. Desde então tem aberto suas portas para receber fazedores das artes dos mais diferentes lugares do mundo. O espaço está localizado em uma rua sem saída na divisa de Santo André com São Bernardo.

Para acompanhar a programação do espaço acesse: https://www.facebook.com/circodoasfalto/

 

Programação Espaço Cultural Circo do Asfalto em Junho / 2018

Dia 06 de junho de 2018 – Horário: 20h00 – Espetáculo Cola Shows com As Inigualáveis Irmãs Cola.

Dia 09 de junho de 2018 – Horário: de 14h às 18h (Duração 5 horas) – Oficina ¨Os bonecos estão soltos¨

Destinado a crianças de 7 a 10 anos com ou sem experiência em brincar

Ministrante: Rocio Walls é palhaça, cenógrafa, atriz, jornalista e pesquisadora em teatro de bonecos. Atuou com nomes importantes da arte como Los Hermanos Arana, La Morisqueta teatro, Lucho Títere (Argentina), Pigmalião Escultura que Mexe, Cia Les trois  Clés (França-Brasil), Grupo Giramundo, Terno Teatro,  Daniel Bowie (BH, Minas Gerais) e Circo do Asfalto (São Paulo).

Dia 13 de junho de 2018 – Horário: 18h às 22h – Tradicional Festa Junina do Espaço Cultural Circo do Asfalto

Dia 20 de junho de 2018 – Horário: 20h – Espetáculo: “O que dizer de tudo isso? Ou…” – Doutores da Alegria – São Paulo/SP

Dias 26, 27, 28 e 29 de junho de 2018 – Horário: 18h – Oficina de Palhaçaria com Daniel Satin – Colômbia

Ministrante: Colombiano, palhaço, cômico e bufão. Atuando especialmente em espaço não convencionais, seu estilo se caracteriza pelo humor ácido e provocador, com doses de loucura.

Dia 29 de junho de 2018 – Horário: 15h – Oficina de Malabarismo expressivo com Tássio Folli

Onde: Espaço Cultural Circo do Asfalto – Endereço: R. Sebastião Pedroso, 27 – 30 – Jardim Bom Pastor, Santo André – SP, 09051-050 – Telefone: (11) 4316-1097

Posts Relacionados

Teatro Porto Seguro recebe Simone Gutierrez em Pedindo Bis

Liberdade em cena apresenta leitura de O Crime da Cabra, de Renata Pallottini

Antonio Nóbrega leva show Semba a Osasco