PROJETO MEMÓRIAS CONSTRUÍDAS

PROJETO MEMÓRIAS CONSTRUÍDAS

Memórias Construídas é um curso com um conjunto de ações elaborado pelo Instituto Via Cultural. O Instituto é uma OSCIP – Organização Civil de Interesse Público, onde nosso foco é trabalharmos com oficinas para desenvolvimento de uma visão cultural multiplicadora, de forma a beneficiar aos cidadãos.

Desde 2008, com parceria do SESC São Paulo, o curso vem sendo replicado na cidade, com uma grade que consiste em 03 vezes por semana, em dois períodos: matutino (8h15-12h15) e vespertino (13h -17h), como contra fluxo escolar, atender a adolescentes em oficinas artísticas para sua formação cultural e cidadã.

Os materiais usados nas oficinas são gratuitos, assim como a alimentação oferecida (café e almoço). Na unidade SESC Florêncio de Abreu, atendemos a mais de 2000 adolescentes. Nossa parceria com o SESC Ipiranga foi iniciada em janeiro de 2017 e já atendemos a mais de 250 adolescentes desde então.

Oficina de Fotografia, SESC Ipiranga (2017) São oficinas interdisciplinares de História da Arte, Ética e Cidadania, Linguagem Socioambiental, Linguagem Arquitetônica e Volumetria, Restauro, Fotografia, Desenho, Pintura, Teatro e Expressão Corporal, que costuram o conhecimento em nossa metodologia Oficinalmente.

Oficina de Restauro, SESC Ipiranga (2018). Com três núcleos de trabalho, temos em vista Educar Culturalmente criando vínculos reais e reconstruindo significados, como um processo de criação corresponsável e viável de real inspiração.  Nossa metodologia nutre e abre mediações de conhecimento para formar e encaminhar saberes que somem e multipliquem inspirações e atitudes. Abordamos técnicas, práticas e dinâmicas para estes fins, contando com o acompanhamento de profissionais especialistas. Todo final de semestre em fechamento de processo, elaboramos uma exposição da produção dos alunos, suas experiências e aprendizagens, com entrega de certificação individual com horas/aula.Exposição realizada ao término da edição (14/12/2017).

O curso Memórias Construídas é dedicado a jovens pertencentes a faixa etária de 13 a 18 anos com atendimento até 21 anos em caso de medidas socioeducativas e em situação de vulnerabilidade social. Venha explorar e aprender técnicas artísticas que aflorem suas expressões interiores e, ao mesmo tempo, dialoguem com seu cotidiano. Sua cidade e seu entorno. Se você se interessou em aprender diversas formas de se expressar culturalmente, de ter uma formação para ser o protagonista de sua história e quer conhecer mais suas habilidades, entre em contato conosco.

Estamos no Facebook. Curta nossa página e fique por dentro das nossos cursos e publicações diárias. https://www.facebook.com/institutoviacultural/

No site www.viacultural.org.br, você confere nossas fotos e ações. São diversos projetos onde a Instituição aplica sua versatilidade para melhor contribuir com a sociedade.

Nosso Instagram – institutoviacultural/, tem imagens inspiradoras que fazemos e recebemos dos participantes de outros projetos e concursos culturais anuais.

A Arte é de todos e TODOS são da Arte! Não perca tempo…

Se junte a nós!

 

Posts Relacionados

“A menina da foto” — autobiografia de Kim Phuc Phan Thi é lançada em português

Zélia Gattai terá sua trajetória narrada em novo projeto de série para o Curta!

Se não eu, quem vai fazer você feliz?, de Graziela Gonçalves