Público 60+ ganha milhares de vagas gratuitas em cursos e atividades na USP

30 de janeiro de 2020 Atualidades
Público 60+ ganha milhares de vagas gratuitas em cursos e atividades na USP

 Público 60+ ganha milhares de vagas gratuitas em cursos e atividades na USP

Em expansão, o programa USP 60+ oferece mais de 5,6 mil vagas em atividades regulares e complementares no primeiro semestre de 2020

A USP abre em 10 de fevereiro as inscrições para as atividades do primeiro semestre de 2020 do programa USP 60+. Em sua 52ª edição, a iniciativa gratuita, realizada na capital e nos campi do interior, disponibiliza 5643 vagas divididas entre disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais, um aumento de quase 24% com relação ao segundo semestre de 2019. Os interessados não precisam ter vínculo com a universidade e devem ter mais de 60 anos. 

A partir deste semestre o nome do programa, antes chamado de USP Aberta à Terceira Idade, foi rebatizado com o intuito de se adequar aos novos entendimentos sobre o tema.

“Com o objetivo de sermos mais inclusivos e diminuirmos os estereótipos que habitualmente vêm associado ao processo de envelhecer, resolvemos adaptar a terminologia para USP 60+. Assim, pessoas que não se consideram velhas ou da terceira idade por acharem que a inclusão neste grupo as caracterizam como dependentes, incapacitadas e improdutivas não teriam mais essa limitação e  poderiam usufruir de todas as oportunidades aprendizagem continuada oferecidas pela USP 60+”, explica o médico Egidio Dórea, coordenador do programa.

Administração de recursos humanos; ar condicionado e ventilação; comunicação integrada e eventos em turismo; contabilidade introdutória; cultura e educação afro-brasileira e indígena; direito constitucional; história da música, laboratório de matemática; marketing e comunicação no esporte; e redação publicitária estão entre os 255 cursos disponíveis, que são ministrados nos campi da USP em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Algumas disciplinas exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.

 

Atividades esportivas exclusivas para idosos também têm vagas em programas como Alongamento, Dança circular, Ginástica Adaptada, Liang Gong [prática corporal chinesa], Pilates, Yoga e Zouk. Além disso serão oferecidas atividades culturais com especialistas de diversas áreas, como Astronomia; Origami; Dança do ventre; Artesanato; Teatro e aulas de viola, violão, piano, guitarra, canto e teoria musical. Ao todo são disponibilizados 121 programas culturais e esportivos que somados aos cursos regulares totalizam 376 opções ao público 60+.

Ao mesmo tempo em que disponibiliza vagas e proporciona um intercâmbio geracional com os alunos da USP, o programa se posiciona como um polo de discussão sobre o tema do envelhecimento, com atividades e parcerias que vão além das disciplinas abertas especificamente a esse público.

“Neste semestre, além dos cursos oferecidos realizaremos encontros para discutir temas ligados ao envelhecimento. A intenção é expandir ainda mais a nossa inserção na sociedade. Os encontros serão realizados em parceria com o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP e com a Unibes Cultural. Dia do calouro idoso, simpósio do envelhecimento ativo, dia do orgulho prateado e ciclos de debates sobre longevidade e envelhecimento estão entre as atividades previstas”, relata Dórea.

Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa, que completou 25 anos de atividades ininterruptas, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Texto: Elcio Silva

Serviço

USP 60+

A relação completa de atividades está disponível no site extensao.usp.br.

Inscrições para disciplinas regulares | De 10 a 14 de fevereiro de 2020 − Vagas limitadas disponíveis por ordem de chegada. 

Para as atividades da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, campus USP Leste, o período de inscrições será de 3 a 7 de fevereiro de 2020, também por ordem de chegada.

 

Inscrições para as atividades complementares | Cada unidade define seu calendário de inscrição, por­tanto, é imprescindível observar as informações de cada atividade na consulta ao site.

Todas as atividades são gratuitas e as inscrições são abertas para os interessados acima de 60 anos.  

Contato para dúvidas e informações: (11) 3091-9183, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, ou pelo e-mail usp60@usp.br.


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.