Rede Transamérica unifica programação nacional do rádio para impactar Jovens-Adultos contemporâneos

6 de agosto de 2019 Atualidades
Rede Transamérica unifica programação nacional do rádio para impactar Jovens-Adultos contemporâneos

REDE TRANSAMÉRICA UNIFICA PROGRAMAÇÃO NACIONAL DO RÁDIO PARA IMPACTAR JOVENS-ADULTOS CONTEMPORÂNEOS

Programa diário ‘Trucão com Pé na Estrada’, contratação de diretor artístico e descontinuidade dos segmentos de programação Pop, Hits e Light são as principais novidades anunciadas;
Reposicionamento migra automaticamente para filiadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Recife e Salvador
Foto Pedro Trucão | Divulgação

  A Rede Transamérica unifica a programação do rádio e a presença digital da marca de suas sete emissoras filiadas e 74 afiliadas espalhadas pelo Brasil, antes divididas em conteúdos distintos Pop, Hits e Light. O reposicionamento também envolve nova linha editorial direcionada aos estilos rock e pop brasileiros e internacionais. O programa nacional diário ‘Trucão com Pé na Estrada’, comandado pelos jornalistas Pedro Trucão e Paula Toco, e a chegada de novo diretor artístico e de conteúdo, Luiz Augusto Alper estão entre as novidades.

 

A restruturação da Rede Transamérica tem como objetivo impactar os jovens adultos contemporâneos, da faixa etária de 25 a 49 anos, com a meta de ser a maior rede orientada para este segmento da audiência. “São os adolescentes e adultos que ajudaram a consolidar a rádio entre as principais marcas jovens da década de 1990 no dial brasileiro. Eles são economicamente ativos, consomem música, cultura pop, informação e esporte diariamente na jornada pelos grandes centros urbanos”, explica o responsável pela mudança da marca, Fábio Faria, que assumiu a direção executiva da Transamérica em maio.

 

A nova programação começa a ser implantada gradativamente, de acordo com compromissos comerciais e artísticos que já estavam estabelecidos principalmente com suas afiliadas. A mudança começa em agosto e deve ser concluída até dezembro. As sete emissoras próprias da Transamérica, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Recife e Salvador migrarão automaticamente. Já as afiliadas, rádios regionais representantes da Rede espalhadas por todo o território nacional, precisarão optar pela continuidade da parceria. “Melhor performance de audiência e maior geração de negócios aos anunciantes são o nosso foco “, acrescenta Faria.

 

Durante a semana, a grade alternará 14 horas diárias de conteúdo unificado pela rede nacional, nas madrugadas e manhãs (entre 23h e 10h) e início das tardes (das 13h às 16h), ante programação regional nas manhãs (das 10h ao meio dia) e início de noites (de 16h até 23h). Aos sábados e domingos, essa proporção fica, respectivamente, das 23h às 14 horas e das 14h às 23 horas. Isso vale para programação musical, conteúdo jornalístico e esporte.

 

Para estimular maior engajamento da audiência, a Rede Transamérica reforça seus investimentos em transmissões no digital, em tempo real, de programas ao vivo de estúdio, bem como de seu calendário de patrocínios a eventos culturais e shows exclusivos com artistas brasileiros e internacionais. A disponibilização de entrevistas dos programas nos podcasts em plataformas de streaming (Spotify, Deezer e iTunes) também é outra ferramenta que ganha mais atenção da rede.

 

No ar

 

As primeiras novidades que já podem ser ouvidas pelo público começam pela revitalização das madrugadas. Essa é a proposta da nova atração, ‘Trucão com o Pé na Estrada’, programa que reunirá informação, prestação de serviços sobre segurança, situação das estradas, dicas de prevenção para a saúde, previsão do tempo e temperatura, intercalando com faixas de músicas posicionadas entre sucessos brasileiros e internacionais. A atração vai ao ar nas madrugadas de segunda-feira a domingo sempre das 4 às 6 horas.

 

Comunicador à frente do ‘Trucão com o Pé na Estrada’, o paulista Pedro Trucão é jornalista especializado em transporte rodoviário e cargas. Ele iniciou a carreira na década de 1970 e acumula passagens pelas principais emissoras de rádio e TVs abertas do país. Ele está no ar com programa de mesmo nome pela Band aos domingos, às 10h. Sua filha, Paula Toco, é graduada em jornalismo e marketing e tem sólida experiência em reportagens para TV, rádio e digital, com foco em dia a dia do transporte comercial, abrangendo legislação, lançamentos, situação de rodovias e comportamento de motoristas.

 

Com a estreia do ‘Trucão com o Pé na Estrada’, o programa esportivo ‘Papo de Craque’ segunda edição terá uma hora a mais de duração em São Paulo, indo das 16h às 19h, de segunda à sexta-feira. Já as atrações ‘Desperta’ (segunda a sexta-feira, das 5h às 7h para São Paulo e das 5h às 8h para a rede Pop), ‘Esporte de Primeira’ (segunda a sexta-feira para a capital paulista, das 7h às 8h), ‘2 em 1’ (segunda a sexta-feira, das 8h às 10h), ‘Transalouca’ (segunda a sexta-feira, das 13h às 14h), ‘Conectados’ (segunda a sexta, das 15h às 16h) e ‘Sarcófago’ (Domingo, 22h às 23h) deixam a grade, dando assim maior enfoque ao novo conceito da programação musical adotado pela Transamérica.
Reforço na equipe

 

Bastante conhecido entre os profissionais de rádio, Luiz Augusto Alper chega à Rede Transamérica. O profissional já dirigiu artisticamente as emissoras Jovem Pan e 89 FM – A Rádio Rock, além de ter no currículo passagens por emissoras como Eldorado FM, entre outras.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.