Reggio Emilia_Exposição inédita traz ao Brasil projetos pegadógicos inovadores desta região italiana, referência mundial em educação

12 de outubro de 2019 Educação e Tecnologia
Reggio Emilia_Exposição inédita traz ao Brasil projetos pegadógicos inovadores desta região italiana, referência mundial em educação

DIÁLOGOS TRAZ AO BRASIL A MOSTRA “SCONFINAMENTI – ATRAVESSAR FRONTEIRAS”, REUNINDO PROJETOS EDUCACIONAIS REALIZADOS NA REGIÃO DE REGGIO EMILIA (ITÁLIA), REFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO MUNDIAL 

Programação inclui exposiçãocursos e palestras voltados a profissionais da educação

A cidade de Reggio Emilia, localizada no norte da Itália e com apenas 170 mil habitantes, tornou-se conhecida mundialmente pelo seu modelo de excelência em educação, sendo hoje uma referência para pedagogos e profissionais da área em todo o mundo. Já é um dos destinos mais procurados por professores em busca de intercâmbio e novos aprendizados.

Porém, em novembro, o público brasileiro terá uma oportunidade de conhecer alguns dos projetos inovadores realizados nesta região, por meio de uma mostra inédita que será realizada pela Diálogos, grupo que atua com foco no aperfeiçoamento na formação de professores, dirigido pelas pedagogas Telma Holanda e Fabiane Vitiello, que completa em 2019 o seu décimo aniversário.

A mostra, intitulada “Sconfinamenti – Atravessar Fronteiras”, tem curadoria de representantes de Reggio Emilia. Entre os dias 10 e 27 de novembro, um espaço especialmente montado na Rua João Ramalho, no bairro de Perdizes, receberá uma programação voltada a profissionais, grupos e instituições da educação, contando com exposição de trabalhos desenvolvidos na região de Reggio Emilia, além de curso palestra com educadores italianos.

Além da exposição, entre os dias 6 e 9 de novembro haverá uma experiência imersiva. Um grupo com cerca de 50 educadores estará imerso no curso “A Escola como um Grande Ateliê: Pensamento, Ambientação e Contexto”, com representantes de Reggio Emilia e Maria Vitória Alfieri, educadora argentina. “A ideia é que este grupo participe diretamente da montagem sendo os co-autores da Mostra Sconfinamenti no Brasil”, explicam Telma e Fabiane.

Desta maneira, a mostra busca dar uma contribuição ao processo de aprendizagem dos visitantes, de maneira interativa e investigativa. O público interessado poderá visitar a Mostra por meio de agendamento prévio pelo e-mail dialogosemfronteiras@gmail.com.

Painéis e Vídeos – Estarão montados, num espaço de 400 m², 13 painéis e seis vídeos que proporcionam uma aproximação a 10 projetos de distintas escolas de Reggio Emilia.

Cada painel trará ao público informações e uma síntese dos projetos apresentados na mostra. No centro da exposição, haverá ainda uma mesa exploratória-simbólica, com registros detalhados sobre algumas das atividades desenvolvidas em Reggio, além de três cadernos onde poderão ser vistos os registros cotidianos feitos pelos professores da região.

“As crianças elaboram teorias, desmistificam, aprofundam, alteram problemas de direção, dimensão. Projetar contextos como os apresentados na mostra permite aos profissionais experimentar estruturas de investigação cada vez mais sofisticadas, levantar perguntas, formular hipóteses, encontrar formas de experimentações das hipóteses e construir suas próprias teorias como explicações dos fenômenos e das coisas”, explicam Telma Holanda e Fabiane Vitiello.

DIGITAL E NATUREZA – Ao longo de duas horas, os visitantes poderão explorar e interagir nos mini-ateliês que entrelaçarão o digital e a natureza a partir de distintos contextos e que  provocarão nos participantes a experiência de vivenciar o processo de aprendizagem, entrelaçando o pensamento e a ação do analógico ao digital.

O objetivo é fazer com que a experiência da mostra construa junto à tecnologia um contexto que permita desafios e investigação. Desta maneira, os visitantes aprenderão a dialogar com novos códigos e a desenhar situações e ações a partir de suas vivências com o digital.

“Os instrumentos digitais apresentados na mostra são meios potentes para interagir e dar forma a experiências e ideias, multiplicando, animando, transformando a gráfica e a elaboração pictórica, as narrativas verbal e corporal, permitindo relações inéditas com os temas de conhecimento”, afirmam a dupla de pedagogas da Diálogos, responsável por trazer esta experiência inédita ao Brasil.

Telma e Fabiane concluem, ressaltando que “a tecnologia digital nas escolas muitas vezes é utilizada e se integra aos espaços numa interação com linguagens tradicionais. O digital pode contribuir muito mais e dar novas formas às linguagens tradicionais”.

PROGRAMAÇÃO – MOSTRA “SCONFINAMENTI” – ATRAVESSAR FRONTEIRAS

Exposição

De 10 a 27 de Novembro

Exploração e Formação com Fabi , Telma e ou formadora Diálogos, duração de 2 horas cada ação.

Agendamento individual ou  para grupos de até 35 pessoas: dialogosemfronteiras@gmail.com

Local: João Ramalho, 909, Perdizes

Curso

De 6 a 9 de novembro

A Escola como um Grande Ateliê: Pensamento, Ambientação e Contexto 

Com Maria Vitória Alfieri (Argentina) e participação na montagem e abertura da mostra com representantes de Reggio Emilia (Itália)

O curso tem como proposta promover um espaço de estudo, de investigação e produção da mostra “Sconfinamenti – Atravessar Fronteiras”. Serão  dias de estudos com Maria Vitória Alfieri e  com representantes de los Nidos y escuelas de la comuna de Reggio Emilia, envolvendo pensamento e mãos num ateliê interativo. Os participantes do curso serão os co-autores da montagem da Mostra Sconfinamenti. VAGAS ESGOTADAS

Palestra

Dia 9 de novembro

A cultura do ateliê e a experiência educacional de Reggio Emilia

A palestra tem como propósito apresentar o conceito de ateliê, cultura, como espaço e como possibilidade técnica e expressiva, presente em tantas creches quanto nas escolas da infância de Reggio Emilia – Itália. Representantes de los Nidos y escuelas de la comuna de Reggio Emilia, compartilharão projetos e experiências vivenciadas em seus contextos educacionais.

Horários

Manhã e Tarde

Das 9h às 16h

Local: Auditório da Escola Concept,  Av. Nove de Julho, 5520 – Jardim Paulista, São Paulo


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.