Relíquias do Mundo : Mostra traz Elvis Presley, Apollo II e meteorito de 13 bilhões de anos a São Paulo

RELÍQUIAS DO MUNDO

Mostra traz Elvis Presley, Apollo II e meteorito de 13 bilhões de anos a São Paulo

Objetos que fizeram parte da história de várias gerações podem ser vistos no shopping Eldorado; entrada é gratuita

Um violão autografado por Elvis Presley, um meteorito de 13 bilhões de anos, e outro violão autografado por Jimi Hendrix em pleno Woodstock. Esses são apenas alguns dos itens que compõe a coleção de 100 peças reunidas na exposição gratuita que estreia dia 09 de agosto, no shopping Eldorado, em São Paulo.

O acervo que deu origem à exposição é do colecionador João Muniz Júnior e é a oportunidade para que os visitantes conheçam itens raros que fizeram história em diferentes segmentos como música, entretenimento, esportes, astronomia e história. “Os objetos mostram um pouquinho das curiosidades que envolveram celebridades como Muhammad Ali e Pelé. Além de visualizar os itens raros e se emocionar, o visitante pode tirar fotos das relíquias e compartilhar a experiência com amigos e familiares”, explica Tom Abrão, produtor da exposição.

Para os fãs de música, um dos destaques é a guitarra especialmente autografada pela cantora Amy Winehouse, em 2007, para a exposição. A cantora londrina, morta em 2011 e que tinha como marca registrada a voz potente e o estilo eclético que passa pelo soul, jazz e ska, foi vencedora de cinco Grammy Awards.

Outro item que faz parte da coleção é o ingresso do último show do cantor Elvis Presley, marcado para o dia 26 de agosto de 1977. “O show seria realizado em Las Vegas, mas não chegou a acontecer, já que o cantor faleceu dez dias antes”, enfatiza.

TV E CINEMA

Na seção dedicada à tevê e ao cinema, os visitantes podem encontrar diversos objetos raros como a garrafa usada na série “Jeannie é um gênio”, autografada por todo o elenco, além do famoso tênis do filme utilizado por Marty McFly em “De Volta Para o Futuro”. Para quem curte Star Trek e Star Wars, objetos originais também não faltam, incluindo o simpático robô “R2D2” que, a qualquer hora, pode ser encontrado passeando pelo shopping.

“É interessante que a exposição contempla objetos que, de alguma forma, marcaram uma geração. Exemplo disso é que estão expostos o escudo assinado pelo Capitão América, Soldado Invernal, Agente Carter e Falcão. Além disso, clássicos como ‘Os Caças-Fantasma’, ‘Viagem ao fundo do mar’ e a série dos anos 60 do Batman também fazem parte do que o visitante irá encontrar”, diz.

A mostra contempla, ainda, um remo utilizado na cenografia do filme Titanic e um kit composto por mm baralho e fichas usadas no filme 007 – Cassino Royale, autografado pelo ator Daniel Craig.

ASTRONOMIA

Já os apaixonados por astronomia vão ter acesso a três meteoritos encontrados no estado americano do Kansas, na Bielorússia e na Sibéria – este último com tem 13 bilhões de anos, tendo chegado à Terra logo depois Big Bang. Outras curiosidades são o pedaço da Apollo II, a missão que levou o homem à Lua, e um macacão utilizado por um astronauta da NASA em missão espacial. “São peças raríssimas e que, dificilmente, seriam encontradas em museus de ciências pelo mundo”, ressalta.

MILITARIA

A exposição Relíquias do Mundo também conta um pedaço da Primeira e Segunda Grandes Guerras. Entre as peças expostas estão um pedaço de uma nave nazista da segunda guerra mundial, capacetes utilizados por soldados nas duas edições e um capacete utilizado por um piloto da Guerra das Coreias.

Pedras da batalha de Iwo Jima, com sangue dos soldados americanos, uma bandeira capturada do exército japonês assinada por todo o batalhão são peças que impressionam o visitante.

ESPORTE

Para os fãs de esporte, destaque para a bola autografada por Earvin “Magic”Johnson e também um capacete de futebol americano assinado por Walter Payton, running back lendário do Chicago Bears.

Destaque ainda para uma luva autografada e um roupão utilizado  por Mohammad Ali, o maior boxeador de todos os tempos, e a réplica da Taça Jules Rimet. “Essa taça ficou em definitivo com o Brasil depois do tricampeonato de 1970, entretanto foi roubada e nunca mais achada”, conta Abrão.

HISTÓRIA

O primeiro aparelho de reprodução de som, um fonógrafo fabricado por Thomas Edison, com mais de 110 anos, com cilindros de cera é uma raridade que se encontra na exposição. Um pedaço do muro de Berlim e até uma mini-guitarra autografada pelo ex-presidente americano Jimmy Carter estão na mostra.

“Todas as peças tem uma história, todas as peças são autênticas e oficiais. Poucos museus no mundo podem ter a chance de ter uma coleção tão variada quanto a Relíquias do mundo”, enfatiza Tom Abrão

SERVIÇO

Local – Shopping Eldorado

Piso – L3

A exposição Relíquias do Mundo tem entrada gratuita e funciona todos os dias de segunda a sexta  das 14h às 22h. Sábado 10h às 22h. Domingos e feriados das 14h às 20h.

Posts Relacionados

Óbidos: uma vila portuguesa para os amantes de literatura

Parceiros da Educação lanca Campanha de financiamento coletivo para escolas da rede pública de SP

INSTITUTO AYRTON SENNA INAUGURA EXPOSIÇÃO “O LEGADO DE UM ÍDOLO” NO METRÔ DE SÃO PAULO