Salão Inspiramais apresenta novos projetos, espaços e inspira a atemporalidade da moda

Salão Inspiramais apresenta novos projetos, espaços e inspira a atemporalidade da moda


Único Salão de Design e Inovação de materiais da América Latina,Inspiramais 2019_II faz alinhamento de coleções e reúne fabricantes nacionais e internacionais de roupas, calçados, joias, móveis e outros segmentos ligados ao Sistema Moda

O Inspiramais 2019_II acontece nos dias 17 e 18 de julho, no Centro de Eventos Pró Magno (Avenida Profª Ida Kolb, 513, Casa Verde), em São Paulo, e traz nesta edição, novidades entre projetos e detalhes do evento, que pela primeira vez segue dividido em sua planta por segmentações: Curtumes, Tecidos, Acessórios, Funcionais, Saltos e Solados. A nova proposta surge para facilitar as pesquisas e o relacionamento entre visitantes e expositores, tornando a experiência mais rica e proveitosa. A entrada é gratuita para profissionais do setor e as inscrições podem ser feitas pelo site www.inspiramais.com.br.

Além da visitação aos estandes, que apresentam lançamentos inovadores ao mercado, os visitantes interagem diretamente com cada projeto: palestras, espaços interativos, consultores a disposição, visitas guiadas, exposição de materiais, entre outras ações fazem do Inspiramais um espaço de relacionamento e reflexão, novas idéias e sobre a moda no país.

“O Inspiramais recebe fabricantes de moda e design do Brasil, Europa e América Latina, que se reúnem com estilistas, grifes, indústrias e designers de vários países para conhecerem referências inspiradoras de componentes e materiais das próximas coleções e construções de 2019 para a moda brasileira. O novo layout do evento pretende tornar ainda mais proveitosa a experiência de visitação, tanto para expositores, como para quem nos visita”, conta Milton Killing, presidente da Assintecal, entidade realizadora deste evento que pretende fortalecer o alinhamento de referências do Sistema Moda para os próximos meses.

Lançamentos | São centenas de materiais para as estações de 2019, entre componentes, tecidos, estampas, sintéticos, couros, saltos, enfeites, aviamentos e outros diversos itens. “O que faz do Inspiramais o único salão de design e inovação de materiais da América Latina e de receber tantas grifes e profissionais de diversos países. Estamos falando de uma construção de produtos que se tornam referências nas produções de roupas, bolsas, cintos, calçados, acessórios, joias e design de móveis. Uma cadeia toda que já alinha uma referência única para êxito do país no mercado nacional e internacional”, comenta Walter Rodrigues, que responde como coordenador do Núcleo de Design da Assintecal.  “O Salão Inspiramais é ponto de encontro de estilistas e designers de todos os segmentos da cadeia da moda, com muitas empresas prontas para mostrar novos caminhos” Também afirma Walter.

Inspiramais 2019_II:Entre as novidades, o Salão anuncia a não nomenclatura de estações, que deixa de denominar Inverno e Verão e utiliza o ano seguido dos algarismos I e II, conforme época do ano. Como explica Walter Rodrigues “Estamos querendo estabelecer a ‘não data’ de validade de um produto. No ano, não teremos mais uma referência do Verão ou Inverno. O Inspiramais será daquele ano, simplesmente. As pessoas vão usar o produto por quanto tempo quiserem”, esclareceu.

Walter revela que a modificação é importante, porque a moda começa no Inspiramais. “Estamos projetando a moda do futuro e por isso enxergamos que não precisamos mais colocar carimbo de Inverno e Verão, ainda mais em um país no qual temos todas as estações o ano inteiro. Teremos uma moda muito mais conectada com uma percepção maior de que o produto vai permanecer por mais tempo nas coleções de marcas que produzem insumos de moda”.

Conexão Inspiramais 2019_|| – O Conexão Inspiramais é um dos mais prestigiados projetos do Inspiramais. Tem início com o ciclo do estudo das inspirações e referências de moda, contando com a coordenação do estilista Walter Rodrigues. As empresas participantes do projeto recebem consultorias para a criação e desenvolvimento de seis materiais inovadores em design e tecnologia. Todos os produtos desenvolvidos, mais de 900 novidades em materiais, estarão presentes no evento, onde é realizado o lançamento destes componentes. Esta ação tem como principal objetivo a promoção das empresas, ressaltando o design brasileiro como diferencial no mercado nacional e internacional, e incentivando as instituições participantes a se tornarem competitivas neste mercado.

Conexão Criativa e Comercial.
O projeto faz parte de um conjunto de ações realizadas pelo SEBRAE e Assintecal, para contribuir com o reconhecimento e valorização da moda brasileira.  O Conexão Criativa e Comercial visa atestar a diversidade e a riqueza do design e do artesanato brasileiro, totalmente voltado ao desenvolvimento de componentes, conectando-os ao mercado para apresentar o seu aspecto exclusivo e original.

Com a participação exclusiva de micro e pequenas empresas, os produtos escolhidos passaram por orientações através da pesquisa do Núcleo de Design da Assintecal, e integrarão a exposição no Inspiramais, que terá um espaço especial destinado ao projeto. Os componentes escolhidos foram destinados aos segmentos em que o Inspiramais se relaciona: vestuário, calçados, acessórios e joalheria, e todos tem caráter exclusivo, pioneiro, original, em consonância com as necessidades atuais e escolha de materiais diferenciados.

Preview do Couro 2020_I |Coordenado pelo consultor do Núcleo de Pesquisa e Design da Assintecal, Marnei Carminatti , esta edição contará com a participação de 12 curtumes, e a parceria com o projeto +Estampa, que exibirá oito estampas em couro no espaço, além da exposição de diversos protótipos entre calçados e acessórios, no Espaço Preview do Couro. Nesta edição foram criados acabamentos divergentes, causando um desdobramento de interpretação, o toque e o acabamento de cimento e papel sobre o couro, projetando a RECONFIGURAÇÃO deste material. Inspirado por movimentos urbanos, o Preview também traduziu as criações por meio de COLAGEM e sobreposição de imagens e informação no desenvolvimento de novas estampas e acabamentos. Além disso, os estúdios terão um espaço para exposição dentro do estande do projeto, onde irão trabalhar customizações em tempo real e comercialização dos produtos. A ação é promovida e realizada pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX – BRASIL) que pretende estimular o setor coureiro brasileiro.

+Estampa 2020_|| – Sob a coordenação do designer e consultor da Assintecal, Lucius Vilar, 8 estúdios de Design, de todo o país, foram convidados para desenvolver o projeto, onde são decodificados elementos da cultura brasileira para criação de novas estampas e apresentação de novas aplicações. A inovação é uma característica peculiar, garantindo que os produtos criados não sejam copiados ou reproduzidos tão facilmente pelos concorrentes, sendo o diferencial do projeto que apresenta estampas exclusivas. O +Estampa sempre trabalha uma estação à frente, adiantando as inspirações. Cada estúdio desenvolveu uma nova estampa através da aplicação da metodologia da pirâmide de produtos dos 10%.

Referências Brasileiras 2020_I |O Projeto propõe novos caminhos e linguagens para superfícies, formas e estética de materiais e produtos de moda. A cultura brasileira, através de pesquisa histórica e iconográfica, é decodificada pela designer Julia Webber do Núcleo de Pesquisa da Assintecal indicando inspirações alinhadas ao Preview das próximas coleções. Em cima da temática Reconfiguração, o Papel tornou-se inspiração e símbolo da identidade do imigrante italiano que se estabelece na região de Farroupilha, na Serra Gaúcha.

Espaço da Inovação |Neste projeto, empresas inovadoras estarão expondo seus materiais. Participam desta edição a ITM, FCC, IQX-Inove Qualyx Tecnologia e Desenvolvimentos de Aditivos e Especialidades, Romana Industria Química, Ambiente Verde, Cofrag, Palmilhas Martinho, Camaleoa, Endutex, Ambra e Lunelli. O Espaço da Inovação fornece conhecimento aos empresários sobre os quais são as inovações  que estão surgindo.  Para exposição, cada empresa recebe uma curadoria de um consultor especializado para avaliação dos produtos. Os materiais são identificados através de ficha técnica e para mais informações sobre o produto terá a localização do estande, o que permite aos visitantes conhecerem mais produtos da empresa.

Prêmio Transformadores | Prêmio direcionado às empresas que desenvolveram os materiais que mais se destacam pelo design e inovação apresentados durante o Inspiramais. Eleitos por um grupo de jurados composto por importantes profissionais da área da moda, os ganhadores do Prêmio Transformadores são avaliados entre os materiais expostos no Projeto Conexão Inspiramais. O prêmio destaca também vencedores do segmento têxtil e de confecção, ganhadores nas categorias “Enfeites”, “Tecidos e Tramas” e “Aviamentos”.

Lançamento “Iconografia Local Farroupilha” – Depois de registrar as paisagens, cores e iconografia deslumbrantes de Belém do Pará, Pampa Gaúcho e o Cariri Cearence, o Sebrae, a Assintecal e a Abest desembarcam na cidade de Farroupilha, na Serra Gaúcha com o Projeto Iconografia Local. Lá, sob o atento olhar da designer Paola Fabris, as flores, folhas, frutos, esculturas, cores, texturas e objetos foram decodificados por meio de uma pesquisa histórica e de imagens, que procurou retratar a riqueza de uma cultura que pode levar à inspiração para o desenvolvimento de produtos brasileiros – resultando na produção de um vídeo-pesquisa “Iconografia Local Farroupilha”, que será lançado durante o Inspiramais.Após o lançamento o áudio-visual será disponibilizado nas redes sociais.

Programação e palestras
O Inspiramais 2019_II também traz uma programação recheada de palestras sobre moda, tecnologia e mercado de consumo. Será no espaço Arena de Inovação que os temas variam e os visitantes podem conferir nomes como Gustavo Dal Pizzol (Rhodia); Leopoldo Nóbrega (Artista plástico e designer); Jonathan Tebaldi (Startup Criativando), Laís Pereira Ribeiro (Start up O Amor é Simples), Marnei Carminatti (Assintecal) e Walter Rodrigues (Assintecal). Confira abaixo:

Terça-feira l 17/07
9h – Abertura do Credenciamento – Salão Inspiramais
9h30 – Encontro Conexão Inspiramais  2019_II –  Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal – Espaço Conexão Inspiramais
11h – Rhodia: Novas Tecnologias de Materiais para o Mercado Calçadista – Gustavo Dal Pizzol  – Arena de Inovação
14h – Encontro Conexão Inspiramais  2019_II –  Marnei Carminatti, designer e consultor da Assintecal* – Espaço Conexão Inspiramais
15h – Denim Arte, o Jeans como Elemento de Inspiração –  Leopoldo Nobrega, consultor do Guia Jeans Wear – Arena de Inovação
16h – Braskem: impressão 3D para calçados e outras aplicações – Arena de Inovação
17h45 – Cerimônia de Premiação Acesso – 1º Desafio Kisafix de  Design Calçadista – Arena de Inovação
19h –Posse da nova diretoria da Assintecal e assinatura dos convênios da Apex-Brasil com a Assintecal e Apex-Brasil e CICB. – Arena da Inovação
20h – Término das Atividades nos estandes

Quarta-feira l 18/07
9h – Abertura do Credenciamento – Salão Inspiramais
9h às 10h30 – Rodadas de Inovação – Sala Sistema Moda
9h30 – Encontro Conexão Inspiramais 2019_II – Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal* – Espaço Conexão Inspiramais
11h – Criativando ID – Realidade Aumentada ara Garantir Autenticidade de Produtos da Moda. – Jonathan Tebaldi, Startup Criativando – Arena de Inovação
13h15min – Inovação na Indústria Bilionária de Casamento no Brasil: Case do E-Commerce de Nicho – Laís Pereira Ribeiro, startup ” O Amor é Simples” – Arena de Inovação
14h – Família Roz – Novos Insumos Sustentáveis para a Indústria da Borracha – Diana Finkler, startup Marina Tecnologia – Arena de Inovação
14h45min – “O Impacto do Marketing Descentralizado para Empresas de Moda – Victor Dellorto – co-fundador da startup Deskfy – Arena de Inovação
15h30min – Móveis e Moda: Conectando Matérias, Design e Estilo. – Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal.  Link para inscrição  – Promoção: Abimóvel e Assintecal – Arena de Inovação
17h – Encontro Preview do Couro 2020_I – Walter Rodrigues, Marnei Carminatti e Ramon Soares , designers e consultores da Assintecal – Arena de Inovação
19h – Encerramento

*Encontro realizado em formato de visita guiada ao espaço do Conexão Inspiramais, com a utilização de fones.

Programação paralela a realização do Salão, sendo necessário apenas a inscrição no Inspiramais – com exceção da palestra com Walter Rodrigues, dia 18/07 às 15:30.

Programação sujeita a alterações


Quem faz:
 O salão é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), Brazilian Leather, By Brasil Components, Machinery and Chemicals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Grupo Lunelli, Sappi Dinaco, Wolfstore, Caimi & Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Britânnia Têxtil, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Berlan, e Suntex. Conta com o apoio da ABEST, ABICAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABV-Tex, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWear by Style WF.

Serviço
Inspiramais 2019_II
Data
: 17 e 18 de julho
Local: Centro de Eventos Pro Magno (Avenida Profaª. Ida Kolb, 513, Casa Verde, o Paulo)
Horário:17/07: das 09h à 20h| 18/07, das 09h às 19h
Entrada gratuita para profissionais do setor
Inscrições e informações: www.inspiramais.com.br

 

Posts Relacionados

Fernando Henrique Cardoso é o vencedor da 22° edição do Prêmio Professor Emérito

ENEM 2018 – Astrônoma brasileira que descobriu supernova será uma das atrações do Preparadão

SESC Copacabana – Circo di SóLadies domingo no Festival Internacional de Comicidade Feminina