São Paulo recebe a “Festa das Yabás”

O evento regado a samba será realizado no Ilú Obá De Min

Ilú Obá de Min será o palco da Festa das Yabas” que acontece no dia 9 de março em São Paulo. O evento regado a samba terá apresentação do grupo “Samba Negras em Marcha” que levará algumas convidadas especiais, entre elas; Lua Cristina, Raquel Tobias, Pri Zeferino, Bê Lourenço, Kris Aguiar, Bernadete Peruche, Ana Lu, Esmeralda Ortiz e Rosa Moreno.

A abertura da noite será por conta da mestra de percussão e voz Girlei Miranda e ainda contará com performance de dança africana da artista Paula da Paz com a Cia Fankama Obi. Além da participação dessas grandes artistas, durante a festa, será possível conhecer e comprar produtos de expositores entre eles o “Brechó das Pretas” e do projeto “Alfabeto do Samba”.

(Foto: Ricardo Melo)

O evento é uma ação para arrecadar fundos em prol da iniciação de candomblé de três mulheres (Oyá, Osún e Yemanjá) o que fortalece ainda mais a cultura negra e as religiões de matriz africana, mostrando união e perseverança.

IabáYabá ou Iyabá, cujo significado é Mãe Rainha, é o termo dado aos orixás femininos no Brasil.

Sobre o Ilú Obá de Min:

O Ilú Obá De Min – Educação, Cultura e Arte Negra é uma associação paulistana, sem fins lucrativos, que tem como base o trabalho com as culturas de matriz africana e afro-brasileira e a mulher.

Surgiu após vinte anos de pesquisa-ação desenvolvidas com variados grupos sociais por suas dirigentes Beth Beli e Adriana Aragão e iniciou suas atividades em novembro de 2004, tornando-se pessoa jurídica em 2006.

O objetivo da associação é preservar e divulgar a cultura negra no Brasil, mantendo diálogo cultural constante com o continente africano através dos instrumentos, dos cânticos, dos toques, da corporeidade, além de abrir espaço para idéias que visem o fortalecimento individual e coletivo das mulheres na sociedade.

Os produtos culturais gerados pela associação compreendem: apresentações artísticas do Bloco Afro Ilú Oba De Min, palestras, oficinas de dança e música, CD e site.

Serviço:

Festa das Yabás

Local: Ilú Oba Di Min,

Rua Anhaia, 37, Bom Retiro.

Dia: 09/03

Hora: 19h30

R$ 15,00
Ingressos antecipados: https://www.sympla.com.br/festadas-yabas__2482

Fonte: Leonardo Almeida Assessoria de Imprensa

(Foto: Fridas Comunica e Fotografa)

Posts Relacionados

Caldas Country Show

Roche Farma Brasil busca projetos inovadores de estudantes e recém-formados para BigCase de Esclerose Múltipla

6ª Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra acontece em São Paulo de 19 a 21 de novembro