São Paulo recebe a “Festa das Yabás”

O evento regado a samba será realizado no Ilú Obá De Min

Ilú Obá de Min será o palco da Festa das Yabas” que acontece no dia 9 de março em São Paulo. O evento regado a samba terá apresentação do grupo “Samba Negras em Marcha” que levará algumas convidadas especiais, entre elas; Lua Cristina, Raquel Tobias, Pri Zeferino, Bê Lourenço, Kris Aguiar, Bernadete Peruche, Ana Lu, Esmeralda Ortiz e Rosa Moreno.

A abertura da noite será por conta da mestra de percussão e voz Girlei Miranda e ainda contará com performance de dança africana da artista Paula da Paz com a Cia Fankama Obi. Além da participação dessas grandes artistas, durante a festa, será possível conhecer e comprar produtos de expositores entre eles o “Brechó das Pretas” e do projeto “Alfabeto do Samba”.

(Foto: Ricardo Melo)

O evento é uma ação para arrecadar fundos em prol da iniciação de candomblé de três mulheres (Oyá, Osún e Yemanjá) o que fortalece ainda mais a cultura negra e as religiões de matriz africana, mostrando união e perseverança.

IabáYabá ou Iyabá, cujo significado é Mãe Rainha, é o termo dado aos orixás femininos no Brasil.

Sobre o Ilú Obá de Min:

O Ilú Obá De Min – Educação, Cultura e Arte Negra é uma associação paulistana, sem fins lucrativos, que tem como base o trabalho com as culturas de matriz africana e afro-brasileira e a mulher.

Surgiu após vinte anos de pesquisa-ação desenvolvidas com variados grupos sociais por suas dirigentes Beth Beli e Adriana Aragão e iniciou suas atividades em novembro de 2004, tornando-se pessoa jurídica em 2006.

O objetivo da associação é preservar e divulgar a cultura negra no Brasil, mantendo diálogo cultural constante com o continente africano através dos instrumentos, dos cânticos, dos toques, da corporeidade, além de abrir espaço para idéias que visem o fortalecimento individual e coletivo das mulheres na sociedade.

Os produtos culturais gerados pela associação compreendem: apresentações artísticas do Bloco Afro Ilú Oba De Min, palestras, oficinas de dança e música, CD e site.

Serviço:

Festa das Yabás

Local: Ilú Oba Di Min,

Rua Anhaia, 37, Bom Retiro.

Dia: 09/03

Hora: 19h30

R$ 15,00
Ingressos antecipados: https://www.sympla.com.br/festadas-yabas__2482

Fonte: Leonardo Almeida Assessoria de Imprensa

(Foto: Fridas Comunica e Fotografa)

Posts Relacionados

​DOVE LANÇA 2ª ETAPA DO PROJETO PELA AUTOESTIMA EM PARCERIA COM CARTOON NETWORK

Debate sobre inserção do jovem no mercado de trabalho reúne representantes de presidenciáveis no Teatro CIEE

Jovem paciente do Boldrini recebe premiação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas