Sarau gratuito reúne diferentes estilos musicais na zona norte de São Paulo

Sarau gratuito reúne diferentes estilos musicais na zona norte de São Paulo

O projeto “Música no CIC Norte”, contemplado pelo programa VAI, prepara sarau de fim de ano gratuito

Texto: Felipe Ferreira

Em clima de fim de ano, o “Música no CIC Norte”, que busca resgatar a cidadania dos moradores de bairros de periferia por meio da música, realizará no dia 15 de dezembro, das 14h às 17h, o Sarau Musical Especial Fim de Ano no CIC (Centro de Integração a Cidadania) Norte Jova Rural. O evento que será aberto ao público é totalmente gratuito, conta com uma programação que reúne diversos ritmos musicais e bandas formadas pelas turmas que realizam os cursos de canto, guitarra, violão e percussão oferecidos pelo projeto.

Apresentando um repertório variado, a programação contempla músicas afro-brasileiras, MPB, pop, bossa nova, erudita e rock nacional e internacional. As bandas dos estudantes do projeto apresentarão alguns clássicos de grandes artistas da nossa cultura brasileira como: Alceu Valença, Gilberto Gil, Nando Reis, Capital Inicial, Sandra de Sá e muitos outros! Além da apresentação dos alunos, outros artistas foram convidados para participar do evento.

Pensando nos moradores, o Sarau Musical visa levar o entretenimento e a integração a quem reside próximo da região, com a finalidade de instigar a percepção da música como forma de cultura, cidadania e lazer. Para os estudantes e participantes do projeto, o evento é uma oportunidade para praticar tudo o que aprenderam, como presença de palco, desenvoltura corporal, ritmo, percepção de tempo, manuseio dos instrumentos, sonoridades, carisma e dinamismo com o público. Assim como o Sarau Musical, o “Música no CIC Norte” foi idealizado inicialmente pela banda “De Um Jeito Casual” integrados por Wellington, Felipe, Thiago e Bruno. Juntos eles buscam compartilhar o conhecimento e oferecer mais proximidade da arte a todos os simpatizantes da música. Após o termino do Sarau será  servido um petit coquetel para aqueles que estiverem presentes no evento.

O projeto também se empenhou na revitalização da Arena CIC Norte, que tem capacidade para aproximadamente 400 pessoas, foi feita uma nova pintura, reforma na parte elétrica e a cobertura do palco, com a verba disponibilizada pelo programa Vai.

“Entendo a música como forma de cidadania para os moradores de periferia. O sarau será um momento de lazer aos moradores e mais aprendizado aos nossos estudantes”, explica Wellington Palmieri, violonista da banda e hoje Preponente de um dos projetos do VAI ll.

Desde agosto de 2017 o projeto “Música no CIC Norte” vem gerando grandes resultados. Os professores junto com os alunos, já foram convidados para realizar apresentações em universidades e centros de estudos de São Paulo. O projeto, que foi contemplado pelo programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) beneficia não só moradores de Jova Rural, mas também de regiões mais próximas.

O Música no CIC Norte oferece oficinas e saraus gratuitos e tem o objetivo de resgatar a cidadania dos moradores da periferia de São Paulo por meio da música. Idealizado por Wellington Palmieri, violonista e estudante de psicologia e hoje Preponente de um dos projetos do VAI II, o projeto conta também com o apoio de Doralice Otaviano, Musicoterapeuta e Psicóloga; Felipe Ferreira, professor de guitarra e estudante de jornalismo; Mirna Domingos, Professora de Canto e Musicoterapeuta; Thiago Araújo e Bruno Ataíde, professores de Percussão. O grupo leciona e realiza projetos musicais desde 2011.

O projeto é contemplado pelo programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) conta com apoio financeiro integral da Secretaria da Cultura.   

Posts Relacionados

Campus Party revela importante achado arqueológico húngaro do século XI

Katz investe no desenvolvimento de Belmonte, na Bahia

Tablado promove ciclo de palestras de introdução à história do teatro ocidental com importantes nomes das artes cênicas