Sarau gratuito reúne diferentes estilos musicais na zona norte de São Paulo

Sarau gratuito reúne diferentes estilos musicais na zona norte de São Paulo

O projeto “Música no CIC Norte”, contemplado pelo programa VAI, prepara sarau de fim de ano gratuito

Texto: Felipe Ferreira

Em clima de fim de ano, o “Música no CIC Norte”, que busca resgatar a cidadania dos moradores de bairros de periferia por meio da música, realizará no dia 15 de dezembro, das 14h às 17h, o Sarau Musical Especial Fim de Ano no CIC (Centro de Integração a Cidadania) Norte Jova Rural. O evento que será aberto ao público é totalmente gratuito, conta com uma programação que reúne diversos ritmos musicais e bandas formadas pelas turmas que realizam os cursos de canto, guitarra, violão e percussão oferecidos pelo projeto.

Apresentando um repertório variado, a programação contempla músicas afro-brasileiras, MPB, pop, bossa nova, erudita e rock nacional e internacional. As bandas dos estudantes do projeto apresentarão alguns clássicos de grandes artistas da nossa cultura brasileira como: Alceu Valença, Gilberto Gil, Nando Reis, Capital Inicial, Sandra de Sá e muitos outros! Além da apresentação dos alunos, outros artistas foram convidados para participar do evento.

Pensando nos moradores, o Sarau Musical visa levar o entretenimento e a integração a quem reside próximo da região, com a finalidade de instigar a percepção da música como forma de cultura, cidadania e lazer. Para os estudantes e participantes do projeto, o evento é uma oportunidade para praticar tudo o que aprenderam, como presença de palco, desenvoltura corporal, ritmo, percepção de tempo, manuseio dos instrumentos, sonoridades, carisma e dinamismo com o público. Assim como o Sarau Musical, o “Música no CIC Norte” foi idealizado inicialmente pela banda “De Um Jeito Casual” integrados por Wellington, Felipe, Thiago e Bruno. Juntos eles buscam compartilhar o conhecimento e oferecer mais proximidade da arte a todos os simpatizantes da música. Após o termino do Sarau será  servido um petit coquetel para aqueles que estiverem presentes no evento.

O projeto também se empenhou na revitalização da Arena CIC Norte, que tem capacidade para aproximadamente 400 pessoas, foi feita uma nova pintura, reforma na parte elétrica e a cobertura do palco, com a verba disponibilizada pelo programa Vai.

“Entendo a música como forma de cidadania para os moradores de periferia. O sarau será um momento de lazer aos moradores e mais aprendizado aos nossos estudantes”, explica Wellington Palmieri, violonista da banda e hoje Preponente de um dos projetos do VAI ll.

Desde agosto de 2017 o projeto “Música no CIC Norte” vem gerando grandes resultados. Os professores junto com os alunos, já foram convidados para realizar apresentações em universidades e centros de estudos de São Paulo. O projeto, que foi contemplado pelo programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) beneficia não só moradores de Jova Rural, mas também de regiões mais próximas.

O Música no CIC Norte oferece oficinas e saraus gratuitos e tem o objetivo de resgatar a cidadania dos moradores da periferia de São Paulo por meio da música. Idealizado por Wellington Palmieri, violonista e estudante de psicologia e hoje Preponente de um dos projetos do VAI II, o projeto conta também com o apoio de Doralice Otaviano, Musicoterapeuta e Psicóloga; Felipe Ferreira, professor de guitarra e estudante de jornalismo; Mirna Domingos, Professora de Canto e Musicoterapeuta; Thiago Araújo e Bruno Ataíde, professores de Percussão. O grupo leciona e realiza projetos musicais desde 2011.

O projeto é contemplado pelo programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) conta com apoio financeiro integral da Secretaria da Cultura.   

Posts Relacionados

11º Bienal da UNE acontece na Bahia para reencontrar o Brasil num grande festival

Músicos de São Paulo são selecionados para integrar a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro

Filme “A Pedra da Serpente” é escolhido para o Los Angeles Brazilian Film Festival