“Semana Marrocos” chega à Avenida Paulista

“Semana Marrocos” chega à Avenida Paulista

Evento no Conjunto Nacional promove os mistérios e belezas dessa joia africana

Entre os dias 27 de abril e 2 de maio, o Turismo do Marrocos estará em São Paulo, no Conjunto Nacional, mostrando a enorme riqueza que esse país oferece aos seus visitantes.

A “Semana do Marrocos” será um evento cultural gratuito que contará com com diversas atrações da cultura marroquina: apresentações de música e dança, exposição de artesanato, demonstrações da arte de pintura corporal de hena, caligrafia árabe, a tradicional cerimônia do chá de menta e um desfile de cafetãs (peça emblemática do vestuário marroquino).

“O Marrocos está estrategicamente localizado entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo, o que lhe confere uma geografia peculiar, formada por vales e montanhas que encantam turistas com paisagens arrebatadoras”, afirma Abdellatif Achachi, Diretor Geral do Turismo do Marrocos para Portugal e Brasil. “Europa, África e Oriente Médio se misturam, formando um mosaico encantador entre o passado e o presente e reunindo uma incrível diversidade de pessoas”, completa.

Confira abaixo a programação completa do evento:

Orquestra de música marroquina

A música andaluza, pilar da identidade cultural marroquina, é um gênero musical secular com raízes na música de Portugal e Espanha antes da Reconquista. A sua composição atual, com as transcrições dos cantos e da música, permanece idêntica há 600 anos.

Cerimônia de chá

O chá de menta, uma das tradições do país, é um verdadeiro ritual, símbolo de convívio, hospitalidade e generosidade do acolhimento marroquino. A bebida é obtida com a infusão de folhas de chá verde e menta verde.

Tatuagens de hena

As tatuagens em hena são uma tradição e um ritual amplamente difundido. A hena tem uma grande importância simbólica no país.

Demonstração da arte da caligrafia árabe

A caligrafia árabe, considerada uma arte estética de grande importância, reflete o espírito dessa civilização.

28/04 e 29/04
14h, 17h e 19h – Desfiles de Cafetãs

Fruto de um trabalho meticuloso e do saber fazer do costureiro tradicional, o cafetã é um dos trajes tradicionais mais antigos no mundo e uma peça emblemática do vestuário marroquino, símbolo de uma cultura popular fortemente enraizada. Atualmente, com os novos estilistas, o cafetã adquiriu mais força, tornando-se o traje de festa por excelência, usado sobretudo nos casamentos e festas religiosas.

Serviço
Semana do Marrocos
Data:
 27 de abril a 2 de maio
Horário: 10h às 20h
Local: Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 – Consolação, São Paulo)

 

Posts Relacionados

“A menina da foto” — autobiografia de Kim Phuc Phan Thi é lançada em português

Zélia Gattai terá sua trajetória narrada em novo projeto de série para o Curta!

Se não eu, quem vai fazer você feliz?, de Graziela Gonçalves