SHAPE LATAM 2018 -REUNIÃO ANUAL DE JOVENS LÍDERES

Rede internacional de lideranças realiza maior evento de sua história em São Paulo

Entre os dias 15 e 17 de março, 220 jovens de 27 países se reúnem em espaços como Grand Hyatt Hotel, Sala São Paulo, Museu da Imagem e Som e comunidade de Embu das Artes para vivenciar experiências e debater soluções para impactar positivamente a América Latina.

A cidade de São Paulo recebe, entre os dias 15 e 17 de março, o Shape Latam 2018, nova edição da reunião anual dos Global Shapers – comunidade internacional criada pelo Fórum Econômico Mundial, que congrega jovens líderes de diversos países. O evento, que tem como parceiro diamante a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), tem uma programação repleta de encontros, debates e ações voltadas para a transformação social.

Sediado pela primeira vez na cidade, o evento, que acontece como um desdobramento do Fórum Econômico Mundial (realizado em São Paulo, de 13 a 15 de março), tem como tema central contrastes”, e se debruçará especialmente sobre as questões da América Latina, região que conta com cerca de 80% dos participantes da edição. Estão confirmados Global Shapers de um total de mais de 27 países.

A agenda do evento foi concebida com o propósito de proporcionar as mais variadas experiências e aprendizados aos participantes, que farão uma imersão na realidade da capital paulistana através das Learning Journeys (Jornadas de Aprendizagem), divididas entre quatro grandes temas: educação, tecnologia, sustentabilidade e cidadania.

Após as vivências, os jovens se reúnem para refletir e trocar ideias sobre os temas trabalhados. O objetivo principal é que eles saiam inspirados e com material para propor projetos em seus Hubs locais (nome pelo qual são chamados os polos desenvolvidos e liderados pelos Shapers).

A programação do Shape Latam 2018 tem início no dia 15, com um painel de abertura que contará com a participação de João Dória, prefeito de São Paulo;

Bruno Covas, vice-prefeito; Wadia Hamza, diretor global dos Global Shapers no World Economic Forum; e Marisol Barrilas, diretora Latam dos Global Shapers no World Economic Forum. Ainda no primeiro dia, haverá um painel com os Global Shapers representantes do Fórum Econômico Mundial de Davos e Fórum Econômico Mundial na América Latina.

Jornadas de Aprendizagem: Tecnologia

A sexta-feira (16/3) será inteiramente dedicada às Learning Journeys, que se repetirão no período da manhã e da tarde. Cada participante poderá escolher duas jornadas de aprendizagem diferentes que mais se relacionem com os seus interesses pessoais e os problemas de seus Hubs. Assim, cada jornada de aprendizagem receberá, por período, cerca de 45 Global Shapers.

A primeira delas será norteada pela temática da tecnologia, em uma parceria entre as instituições Humanitas, Reflexões da Liberdade e Mastertech. No escritório de coworking We Work, os jovens serão divididos em dois grupos: o Tech e o Analog.

Ambos os grupos terão um bate papo com profissionais da Mastertech e do Facebook sobre a 4ª Revolução Industrial e novas tecnologias. Após assistir a uma fala com convidados sobre a primeira infância e seus principais desafios, eles serão divididos em três grupos menores e receberão um problema real relacionado ao tema. O Grupo Tech terá o desafio de idealizar uma solução inovadora que utilize novas tecnologias, enquanto o Analog deverá procurar meios que não utilizem tecnologia digital.

Ao final, todos irão para a mesma sala e farão um pitch de 2 minutos da solução criada para os convidados presentes. Os especialistas receberão R$ 1000 em dinheiro simbólico, a serem gastos com as soluções que acharem melhor. O grupo que receber mais investimento no final ganhará um prêmio. Ao final, ganhará corpo uma reflexão crítica sobre o contraste entre falta de acesso e a 4ª Revolução Industrial.

Jornadas de Aprendizagem: Educação

A Learning Journey de educação consiste em um tour escolar com estudantes do 9º ano da Stance Dual School. A proposta é fomentar o protagonismo dos alunos, que podem ser divididos conforme o melhor entendimento da instituição de ensino, para que mostrem a sua visão da escola: o que é importante para eles? O que há de diferente? O que há de inovador? O que há de bom e o que há para melhorar?

Depois, será organizado um grupo focal dedicado a compreender os desafios, sonhos e perspectivas dos alunos e compartilhar com eles as experiências dos Shapers em suas comunidades. Em seguida, os participantes seguirão para a Escola Estadual Marina Cintra, onde, junto com os líderes das escolas, refletirão sobre questões como: Que oportunidades são oferecidas pela educação? Como as diferentes realidades dos estudantes influenciam seus desafios, ambições e perspectivas? Como são as realidades dos sistemas público e privado?

Jornadas de Aprendizagem: Sustentabilidade

O mote da jornada de sustentabilidade será a reciclagem como parte fundamental da economia circular. A ação se desenvolverá na YouGreen, empresa que atua na área e vai apresentar seu modelo de negócios, reconhecido por unir responsabilidade ambiental e social ao fazer a reciclagem fornecendo aos coletores de lixo ganhos muito melhores.

Na atividade, os participantes terão a oportunidade de conhecer o Programa Nacional de Gestão de Resíduos (PRNS, 2010) e vivenciar uma experiência interativa dentro da cooperativa, aprendendo na prática o processo de separação de plásticos.

Jornadas de Aprendizagem: Cidadania

Representatividade é a tônica da jornada de cidadania. No Plenário da Câmara Municipal de São Paulo, os Shapers colocarão em pauta ideias para aproximar o jovem da política, por meio de soluções inovadoras e experiências que funcionaram em outras partes do mundo.

Ao longo do encontro serão levantadas questões como: O que fazem os vereadores? Como se caracteriza o voto e as eleições de São Paulo – e por que votos brancos e nulos estão crescendo? Como fazer essa conexão da política com os jovens? As propostas serão discutidas e, depois, escolhidas em uma simulação da política real, com partido, eleição de líder e coalizões.

Ao término de todas as jornadas de aprendizado do dia, haverá uma reunião de conclusão e jantar no Museu da Imagem e Som MIS, no período da noite.

Encerramento

No terceiro e último dia (sábado, 17), todos os participantes se envolverão em uma única jornada de aprendizagem sobre transformação social, que se dará

através de uma intervenção socioambiental real e prática em uma região de alta vulnerabilidade social, no município paulista de Embu das Artes. A ação contempla a restauração física dos espaços de uma escola municipal, construção de um parquinho para as crianças, e revitalização da pintura e da jardinagem, e envolve a comunidade local nas discussões dos desafios e soluções discutidas durante todo o evento.

Encerrando a extensa programação do Shape Latam 2018, a Sala São Paulo receberá, à noite, uma apresentação artística e painel exclusivo sobre a 4ª Revolução Industrial com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O evento foi organizado por iniciativa do Global Shapers Hub São Paulo e conta com o apoio técnico e gestão da Ageeo. Várias companhias e instituições presentes no País contribuíram para a realização do Shape Latam 2018, com destaque para: a ABDI: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, principal apoiador; Gerdau; Arcah e Leite Roston Advogados; Fundação Lemann, 99 App, Eureca, Tribo, Humanitas 360, Nestlé, Ambev e Schwarzman Scholars.

Entre os parceiros institucionais estão: Centro de Liderança Pública; Escola do Parlamento; Governo do Estado de São Paulo: Assessoria Internacional, Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação; Prefeitura de São Paulo; Prefeitura de Embu das Artes: Secretaria de Educação; Mastertech; You Green; Stance Dual School; Reconectta; Reflexões da Liberdade; Instituto Gerando Falcões; 4you2; Instituto Refloresta.

Além disso, o evento contará com a presença de diversas autoridades, como: Wadia Hamza | Diretor Global dos Global Shapers no World Economic Forum; Marisol Barrilas | Diretora Latam dos Global Shapers no World Economic Forum; João Dória | Prefeito de São Paulo; Bruno Covas | Vice Prefeito de São Paulo; Diretor Executivo do Pacto Global – ONU; Consulados dos EUA, México, Argentina e India.

Para todas as informações sobre o evento e oportunidades de parcerias, acesse o site oficial: www.shapelatamsp.org


Global Shapers

Global Shapers é uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial, composta por Hubs ou rede de polos desenvolvidos e liderados por jovens líderes entre 20 e

30 anos de idade com reconhecido potencial para transformar de maneira positiva o mundo. A rede foi fundada em 2011 pelo Presidente Executivo do Fórum Econômico Mundial, Professor Klauss Schwab, com a proposta de capacitar os jovens líderes a influenciar a agenda global e a criar impacto local e atualmente está presente em 376 cidades diferentes, representando 159 países ao redor do mundo.

Posts Relacionados

​DOVE LANÇA 2ª ETAPA DO PROJETO PELA AUTOESTIMA EM PARCERIA COM CARTOON NETWORK

Debate sobre inserção do jovem no mercado de trabalho reúne representantes de presidenciáveis no Teatro CIEE

Jovem paciente do Boldrini recebe premiação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas