Sucesso de crítica e público, “Pescadora de Ilusão”, baseado em livro de Clarice Lispector faz temporada pelo Circuito das Águas

Inspirado no livro ‘A Mulher Que Matou os Peixes’, de Clarice Lispector, espetáculo infantil Pescadora de Ilusão tem apresentações gratuitas em cidades do Circuito das Águas

Com direção e dramaturgia de GpeteanH, espetáculo da Cia. Los Lobos Bobos traz no elenco Carol Badra e Kátia Daher

 Fotos de Deborah Schcolnic

Inspirada no livro “A Mulher Que Matou os Peixes”, da escritora Clarice Lispector, a fantasia musical Pescadora de Ilusão, de GpeteanH e Pedro Paulo Bogossian, ensina para a criançadas a importância do perdão, com muita diversão e poesia. O espetáculo da Cia. Los Lobos Bobos é encenado em seis cidades do Circuito das Águas: Monte Alegre do Sul (16/10), Jaguariúna (17/10), Amparo (18/10), Socorro (23/10), Serra Negra (24/10) e Pedreira (25/10).

Na história original, Clarice pede às crianças que a perdoem por ter esquecido de alimentar os peixinhos vermelhos de seus filhos. Para garantir a sua absolvição, ela conta histórias divertidas sobre os bichos de estimação que passaram por sua vida, como o cachorro Dilermando e a macaquinha Lisete.

Na peça, as atrizes Carol Badra e Kátia Daher se revezam em sete personagens para tentar defender essa mãe esquecida. No final, as crianças devem decidir se perdoam ou não a personagem de Lispector. Em cena, as atrizes “pescam” os objetos e adereços animados que servirão para contar essa história.

Com músicas originais de Bogossian, o espetáculo discute temas importantes à infância, como a compreensão do outro, o respeito, o amor aos animais e a amizade. “A dupla de atrizes ainda mostra a sua versatilidade ao cantar, sapatear e tocar alguns instrumentos, na bela trilha idealizada pelo diretor musical Pedro Paulo Bogossian, e na coreografia de Chris Matallo”, completa o diretor GpeteanH.

A encenação foi criada em 2017 em comemoração aos 40 anos de morte de Clarice Lispector. A peça, que nas primeiras temporadas contava com participação da atriz Mel Lisboa, estreou em Espírito Santo do Pinhal no Circuito Paulista de Teatro, realizado pela APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.

A temporada de circulação é possível graças à 8ª edição do Programa de Ação Cultural – Concurso de Apoio a Projetos de Circulação de Espetáculo de Artes Cênicas para o Público Infantil e/ou Juvenil no Estado de São Paulo.

PALESTRA SOBRE CLARICE LISPECTOR

Antes de cada apresentação da peça, o público assiste à palestra “A Arte do Fazer Arte, Viver e Rir”, que, durante 15 minutos, apresenta para as crianças os temas que serão abordados no espetáculo, além da biografia e da importância que Clarice Lispector tem dentro do universo literário mundial. A conversa é ilustrada com projeções e trilha sonora.

SINOPSE

Eugênia (EU) e Turrona (TU) são amigas inseparáveis. O que as une é o amor pelo teatro! Um dia, decidem sair em defesa da escritora Clarice Lispector, que esqueceu de alimentar os peixinhos de seus filhos, o que provocou sua morte. Para tentar conseguir o perdão para Clarice, EU e TU montam um espetáculo pedindo para que os espectadores perdoem a “Pescadora de Ilusão”. O veredito final será dado pelos espectadores. A peça é inspirada no livro A Mulher que Matou os Peixes, de Lispector.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Carol Badra e Kátia Daher
Dramaturgia e Direção: GpeteanH
Direção Musical: Pedro Paulo Bogossian
Direção de Arte: Marco Lima
Adereços: Zé Valdir
Costureira: Zezé de Castro
Diretor Assistente Arnaldo D’Ávila
Direção de luz: Alessandra Domingues
Direção Técnica: Yuri Fabiano
Fotos: Deborah Schcolnic
Sapateado: Chris Matallo

SERVIÇO

Pescadora de Ilusão, da Cia. Los Lobos Bobos
Ingressos: grátis, distribuídos uma hora antes de cada apresentação

Duração: 60 minutos
Classificação: Livre

 

MONTE ALEGRE DO SUL

Clube 1º de Outubro – Praça Bom Jesus, SNº, Centro.

16 de outubro, às 10h e às 14h

 

JAGUARIÚNA

Teatro D. Zenaide – Rua Alfredo Bueno, 1151, Centro.

17 de outubro, às 10h e às 14h

 

AMPARO

Casa do Teatro – Rua Barão de Campinas, 619, Centro.

18 de outubro, às 10h e às 14h

 

SOCORRO

Centro Cultural de Socorro – Rua XV de Novembro, 210, Centro.

23 de outubro, às 10h e às 14h

 

SERRA NEGRA

Educandário N. Senhora Aparecida – Rua José Bonifácio, 60, Centro.

24 de outubro, às 10h e às 14h

 

PEDREIRA

Escola Estadual Humberto Piva – Rua Antônio Pedro, 628-670, Centro.

25 de outubro, às 10h e às 14h

Posts Relacionados

Edital para novos projetos no Espaço Cultural Porto Seguro

Benito Di Paula apresenta turnê “Fim de Papo”, no Teatro Bradesco SP

O Som e a Sílaba estreia nova e curta temporada em São Paulo, no Teatro Opus