Sugestão de pauta: Pocket show inspirado em Manoel de Barros é atração de abertura da 19ª Goiânia Mostra Curtas

8 de outubro de 2019 Teatro, TV e Cinema
Sugestão de pauta: Pocket show inspirado em Manoel de Barros é atração de abertura da 19ª Goiânia Mostra Curtas

Pocket show inspirado em Manoel de Barros é atração de abertura da 19ª Goiânia Mostra Curtas

Com entrada gratuita, Júlia Tygel, Tatiana Parra e Neymar Dias apresentarão repertório com poemas musicados do escritor. Festival começa no dia 8 de outubro em Goiânia

A pouco dias para a 19ª Goiânia Mostra Curtas começam os preparativos para cerimônia de abertura, que acontece nesta terça-feira, 8 de outubro, no Teatro Goiânia (GO). Este ano, a noite terá o pocket show “O Delírio do Verbo: Manoel de Barros em canções”, a partir das 20h.

Na apresentação, o público poderá apreciar alguns temas dos poemas do autor mato-grossense musicados e interpretados em canções autorais de Júlia Tygel, que as toca ao piano, com a voz de Tatiana Parra e a viola caipira de Neymar Dias. No repertório estão O Delírio do Verbo, O Guardador de Águas, Borboletas Amarelas, A Terceira Margem do Rio (de Milton Nascimento e Caetano Veloso, única música não autoral do show), Se Achante, Manual de Berros, De Repente Poesia, O Menino e o Córrego, e Água e Chão.

Diretora-geral da 19ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, revela a expectativa para que a abertura do festival fique na memória afetiva do público. “Nada melhor do que celebrarmos o início do nosso festival com estes artistas conceituadíssimos no cenário musical. Tenho certeza que todos terão uma experiência única ao prestigiar canções que tem como base obras deste que é um dos mais aclamados poetas contemporâneos brasileiros”, afirma.

A cerimônia de abertura ainda será dedicada à atriz e cineasta Helena Ignez, homenageada do festival deste ano como um todo e da Mostra Especial – O Amor e Suas Formas. Três filmes serão exibidos: O Pátio, Extratos e Ossos.

Os artistas

Pianista e compositora, Júlia Tygel é doutora em Música pela Universidade de São Paulo (USP) e assessora artística na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Em seu CD de estreia Entremeados (2011), apresentou arranjos no limiar entre a música erudita e a popular.

Tatiana Parra é bacharel e especialista em canto. Lançou quatro discos como solista e já colaborou com nomes como Chico Pinheiro, Ivan Lins, Benjamim Taubkin, Fabio Zanon, Omara Portuondo, Mario Adnet e Rita Lee.

Com uma habilidade ímpar tanto na viola caipira como no contrabaixo, Neymar Dias é formado em composição e regência, tem canções orquestrais e cinco álbuns editados. Em sua carreira profissional, trabalhou com importantes nomes do cenário musical brasileiro, como Inezita Barroso, Roberta Miranda, Tinoco, Leonardo, Ivan Lins, Théo de Barros, Naná Vasconcellos e André Mehmari.

Festival

A 19ª Goiânia Mostra Curtas acontece de 8 a 13 de outubro no Teatro Goiânia, em Goiânia (GO), com mostra competitivas e não-competitiva de filmes e debate, além de programação especial na Feira Audiovisual, com encontro com realizadores e com animação, laboratório de roteiros audiovisuais, painéis, master classes, oficinas, lançamento literário e evento de networking.

Em um ambiente totalmente voltado ao audiovisual, o objetivo é reunir cineastas, produtores, pesquisadores, curadores, atrizes e atores, distribuidores, exibidores e representantes do governo, terceiro setor, agências de fomento e o público geral.

O festival é realizado pelo Icumam Cultural e Instituto e, até o momento, conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, Agência Nacional do Cinema – Ancine, Caixa e Governo Federal; apresentação Governo de Goiás e Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás; apoio da Unimed, Sesi Go, Sebrae Go, Fecomércio Go e Sesc; e promoção TV Anhanguera, Executiva e O Popular.


Copyright ©2022. Todos os direitos reservados.